Voltar à página inicial
Youtube Facebook Twitter Orkut
Página Inicial > Sem categoria > Como foi a morte de São José, pai adotivo de Nosso Senhor?

Como foi a morte de São José, pai adotivo de Nosso Senhor?

30, março, 2011

Nos primeiros séculos da Igreja, nas igrejas do Oriente, no dia 19 de Março de cada ano – conforme narra Isidoro de Isolanis, se costumava ler com toda a solenidade, para o povo, uma narração da morte de São José. O bispo dava a bênção, sentava-se, e ordenava a um auxiliar, que se lesse em voz alta:

“Eis chegado para São José o momento de deixar esta vida. O Anjo do Senhor lhe apareceu e anunciou ter chegado a hora de abandonar o mundo e ir repousar com seus Pais. Sabendo estar próximo o seu último dia, quis visitar, pela última vez, o Templo de Jerusalém, e lá pediu ao Senhor que o ajudasse na hora derradeira. Voltou a Nazaré e, sentindo-se mal, recolheu-se ao leito. E dentro em breve o seu estado se agravou. Entre Jesus e Maria, que o assistiam carinhosamente, expirou suavemente, abrasado no Divino Amor. Oh! morte bem-aventurada! Como não havia de ser doce e abrasada no Divino Amor, a morte daquele que expirou nos braços de um Deus e da Mãe de Deus?

“Jesus e Maria fecharem os olhos de São José. E como não havia de chorar Aquele mesmo Jesus que choraria sobre a sepultura de Lázaro? Vede como ele o amava!, disseram os judeus. São José não era tão só um amigo, mas um Pai querido e santíssimo para Jesus.”

Gerson acrescenta que Jesus preparou para a sepultura o corpo virginal de seu Pai adotivo, cruzou-lhe as mãos ao peito e o abençoou, para que não se corrompesse no sepulcro.

Conheça nossas campanhas de Apostolado:
Devocionário
Novena de Santa Rita
Escapulário

Quero receber diariamente em meu e-mail
as novidades da Associação Apostolado do
Sagrado Coração de Jesus.

Categories: Sem categoria Tags:
  1. Marcos Aurelio
    31, março, 2011 em 14:04 | #1

    Prezado Edson Thadeu,
    Transcrevo a resposta dada ao Sr. Ricardo, a respeito do mesmo assunto:
    Quanto às suas perguntas (Onde estará o corpo de São José? Alguém tem alguma informação sobre isso? Seria interessante uma matéria a esse respeito. Outra coisa é que tendo morrido antes da Redenção, ele deve ter ido para o limbo, onde aguardavam os Justos para irem para o céu, depois da morte de Jesus), posso dar-lhe as seguintes informações:
    1) De Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora e da Santa Igreja há ainda – depois de dois mil anos! – aspectos, fatos e acontecimentos maravilhosos a serem revelados ou explicitados até o fim do Mundo! São Luis Grignion de Montfort, por exemplo, diz que Nossa Senhora ainda é muito pouco conhecida e que há coisas admiráveis a serem ditas, porque o mundo (diga-se os fiéis católicos…) é inapto e indigno de conhecer. Ainda não se louvou, exaltou, honrou, amou e serviu suficientemente a Maria Santíssima. Quer dizer, a exemplo de Nosso Senhor, a Igreja vai crescer em graça e santidade até o dia do Juízo Final.
    2) Alguns desses aspectos maravilhosos a serem conhecidos se referem, certamente, à pessoa de São José. Especificamente a respeito do local de seu sepultamento, são indicados três lugares como sendo seu túmulo: dois em Jerusalém e um em Nazaré. Em Jérusalem: A) um próximo ao Vale de Cédron, ao lado dos túmulos de Absalão, de Josaphat, de São Joaquim e São Zacarias. B) o outro local seria no Valé de Josaphat, próximo ao que teria sido o túmulo da Virgem Maria. Nesse local, há hoje uma capela dedicada a São José, mas infelizmente de propriedade dos ortodoxos (não católicos) armênios. C) Em Nazaré, próximo à Basílica da Anunciação, no porão da casa das Religiosas de Nazaré, nos restos de uma antiga igreja bizantina, foi encontrado um túmulo da época de Herodes, perfeitamente bem conservado. Segundo testemunhas de muitos religiosos e habitantes da cidade de Nazaré, aí é onde teria sido sepultado São José. Nela já havia uma inscrição muito significava: “O túmulo do Justo” (La tombe du Juste).
    3) O Padre Paul de Moll, o.s.b. – que realmente parece merecedor de credibilidade – diz que o túmulo de São José ainda será descoberto e que seu corpo se encontra incorrupto. Diz ele: “Num êxtase, um santo viu o corpo de São José conservado intacto no túmulo, que ainda se ignora o local”.
    Por outro lado, a bem-aventurada Ana Catarina Emmerich (1774 -1824), freira alemã estigmatizada, também diz: “O pai nutrício de Nosso Senhor morreu em Nazaré e aí foi sepultado; um homem rico cedeu-lhe uma bela sepultura; seu corpo foi mais tarde transportado para Belém, pelos católicos, que aí o enterraram; eu o vejo ainda agora e parece-me que não experimentou nenhuma alteração”.
    Aguardemos. A descoberta do corpo de São José será uma imensa alegria para todos os católicos e será ocasião de inúmeras graças, tão necessárias para os dias atuais…

  2. 31, março, 2011 em 21:06 | #2

    Louvado seja a Santissima Trindade por tão infinita alegria para nós católicos, assim continue-mos firmes em pedir a interceção da Sgrada Família.

  3. Diene Aparecida Março de Oliveira
    1, abril, 2011 em 01:14 | #3

    São José, eu quero se for da vontade de Deus que você continue abrasando o meu trabalho para que eu possa juntamente com você lá do céu continuar a obra de seu filho adotivo, por isso me ajude, quero ser trabalhadora cilenciosa como você , e principalmente humilde. pois só conseguiremos caminhar quando nosso coração está enraizado no coração de Cristo. Me santifica a cada passo que eu lhe der, principalmente na escola juntamente com os alunos.

Página de comentários
1 2 7673
Os comentários estão fechados.