Voltar à página inicial

Minha Oferta ao Sagrado Coração de Jesus

Facebook Youtube Instagram

Cardeal Cañizares: É recomendável comungar na boca e de joelhos

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos  Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.

Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.

A resposta do Cardeal foi breve e singela: “é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos”.

Do mesmo modo, ao responder à pergunta da ACI Prensa sobre o costume promovido pelo  Papa Bento XVI de fazer que os fiéis que recebam dele a Eucaristia o façam na boca e de joelhos, o Cardeal Cañizares disse que isso se deve “ao sentido que deve ter a comunhão, que é de adoração, de reconhecimento de Deus”.

“Trata-se simplesmente de saber que estamos diante de Deus mesmo e que Ele veio a nós e que nós não o merecemos”, afirmou.

O Cardeal disse também que comungar desta forma “é o sinal de adoração que necessitamos recuperar. Eu acredito que seja necessário para toda a Igreja que a comunhão se faça de joelhos”.

“De fato –acrescentou– se se comunga de pé, é preciso fazer genuflexão, ou fazer uma inclinação profunda, coisa que não se faz”.

O Prefeito vaticano disse ademais que “se trivializarmos a comunhão, trivializamos tudo, e não podemos perder um momento tão importante como é o de comungar, como é o de reconhecer a presença real de Cristo ali presente, do Deus que é amor dos amores como cantamos em uma canção espanhola”.

Ao ser consultado pela ACI Prensa sobre os abusos litúrgicos em que incorrem alguns atualmente, o Cardeal disse que é necessário “corrigi-los, sobre tudo mediante uma boa formação: formação dos seminaristas, formação dos sacerdotes, formação dos catequistas, formação de todos os fiéis cristãos”.

Esta formação, explicou, deve fazer que “celebre-se bem, para que se celebre conforme às exigências e dignidade da celebração, conforme às normas da Igreja, que é a única maneira que temos de celebrar autenticamente a Eucaristia”.

Finalmente o Cardeal Cañizares disse à agência ACI Prensa que nesta tarefa de formação para celebrar bem a liturgia e corrigir os abusos, “os bispos têm uma responsabilidade muito particular, e não podemos deixar de cumpri-la, porque tudo o que façamos para que a Eucaristia se celebre bem será fazer que na Eucaristia se participe bem”.

REDAÇÃO CENTRAL, 27 Jul. 11 / 01:27 pm (ACI/EWTN Noticias)

Colaboração José Tiago Fernandes Monteiro
Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. 24, outubro, 2011 em 18:13 | #1

    No ano de 1963 quando eu estava no convento, eu vi a Hostia viva!…
    Fui transportada para a capela durante a noite e vi o Santissimo exposto. A Hostia foi crescendo, crescendo ate que atingiu a largura toda da capela. Dai formou um ponto preto no meio da Hostia e esse ponto foi rodando em circulos ate a extremidade da Hostia. Uma forca sobrenatural agitou esse desenho da extremidade para o centro da Hostia, entao senti como se fosse um laco que Jesus tinha lancado para trazer as pessoas que estavam em vigilia para Ele. Depois a Hostia foi devagar chegando ao tamanho normal.
    Ate hoje quando vou comungar me lembro dessa experiencia.Amem

  2. eloza f m souza
    24, outubro, 2011 em 15:24 | #2

    hoje so tenho agradecer pela alegrias uniao familiar saude o senhor jesus tem me abençoado me curado todos tipos de enfermidades amem quero pedir missa p o dia de finado pelas almas dos meus queridos pois nao estou conceguido obg

  3. luziane
    24, outubro, 2011 em 14:05 | #3

    NESSES ULTIMOS MESES ESTOU TENDO MUITO ADORACAO E AMOR PELA EUCARISTIA, POIS TENHO RECEBDIO MUITAS GRACAS DE JESUS MISERIOCORDIOSO ATRAVES DA SANTA EUCARISTIA. EU PECO SEMPRE A JESUS MISERICORDIOSO PARA MUDAR O MEU ESPIRITO;EU ODEIO PECAR;EU NAO GOSTO DE PECAR MAIS O MEU HUMANO; AS VEZES FRACASSSA E EU EU TENHO QUE ESTAR SEMPRE EM ORACAO PARA NAO PECAR; ODEIO O PECADO;QUANDO VOU RECEBER A EUCARSITIA, EU ESTOU FAZENDO A GENUFEXÃO E SEMPRE RECEBI NA BOCA; SE EU COOLCAR NA MAO, FICA SEMPRE PARTICULA DA HSOTIA EM MINHA MAO E EU NAO GOSTO. EU TENHO MUITO AMOR, RESPEITO E ADORO AO MEU DEUS. A HOSTIA CONSAGRADA É A MISERCIORDIA DE DEUS PARA TODOS NOS. A HOSTIA CONSAGRADA É A AGUA E O SANGUE QUE FOI DERRAMADO DO CORACAO DE JESUS POR NOS. É JESUS VIVO. E ELE SEMPRE FALA CONOSCO AO NOSSO SER, EM NOSSA ALMA, QUANDO COMUNGAMOS. É O SEU CORPO E O SEU SANGUE. SOU MUITO FELIZ POR SER CATOLICA. MEU DEUS, EU AMO, ADORO E ESPERO; PECO PERDAO PELOS DOS QUE NAO O AMAM, NAO O ADORAM E NAO O ESPERA. Ó HOSTIA SANTA, CONFIO EM VOZ QUANDO OS GOLPES DO INIMIGO FOREM DESFERIDOS SOBRE MIM. A HOSTIA É UM REMEDIO DIVINO. ELE CURA, ELE LIBERTA, ELE SALVA. SEMPRE, QUANDO EU RECEBO A EUCARISTIA, JESUS FALA NA MINHA ALMA: MINHA FILHA, FICA UMA HORA SEM SE ALIMENTAR, BEBE SO AGUA BENTA, POIS EU SOU O SEU ALIMENTO E O SEU REMEDIO. EU RESPONDO: OBRIGADA SENHOR, EU TE ADORO:PAZ E BEM. TEMOS QUE TER MUITO RESPEITO PELA EUCARISTIA, POIS É JESUS SE DANDO PARA NOS. NAO HÁ RIQUEZA MAIOR NO MUNDO DO QUE ESSA. EU DEIXO TUDO QUE EU TENHO, OS MEUS BENS MATERIAIS,TODO O MEU DINHERIO, POR ESSA RIQUEZA.

  4. 24, outubro, 2011 em 13:20 | #4

    E o pior é que na Santa Missa ainda cantam uma música em que diz: Diante do Rei dos reis todo joelho se dobrará, e cantam esguelando feito doidos, que para mim, mais se assemelha a um acinte a Deus. E ainda se perguntam porque estamos sendo castigados? Aqui em Guarujá na Paróquia de Santa Rosa de Lima eu alertei ao Pároco, que um seu ministro da Eucaristia vendia Eucaristias(Hóstias Consagradas) para uma macumbeira, forneci o nome do ministro e da macumbeira. Acreditem: o infeliz está ainda exercendo como ministro! Já há alguns meses atrás, fui à Santa Missa nessa mesma Paróquia e o Pároco é o mesmo. Para meu espanto, na hora da Santa Comunhão, o Pe. ficou impávido no Altar e as ministras é quem ministrou a Santa Comunhão. Estou muito triste, porque sinto, na hora da Comunhão, uma angústia muito grande como se eu sentisse as lágrimas de Jesus e Maria, ao verem os fiéis comungando de qualquer geito, e em trajes escandalosos. Que O Senhor tenha Mísericórdia de seus filhos.

    Quando descobri essa infâmia contra Deus, esse tal ministro estava na minha Paróquia. Então denunciei ao Pe. desta minha paróquia, e imediatamente notei que o tal ministro havia desaparecido. Mas, um dia fui à Santa Missa na Paróquia de Santa Rosa de Lima, e qual não foi o meu assombro ao ver o tal ministro, infame, distribuindo a Santa Eucaristia. Imediatamente após a Santa Missa, dirigi-me ao Pároco daquela paróquia, e narrei a ele o ocorrido na Minha Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro. E muito triste pois depois continuei a ver o tal ministro ainda exercendo o ministério. Então desisti de participar da Santa Missa, naquela Paróquia.
    Alguns anos após, ao retornar, o tal padre ficou no Altar e não distribui a comunhão. Então fiquei sem comungar. Quando reclamei, ele ficou com cara feia para mim. Sei de Revelações em que são anunciados terriveis acontecimentos para a humanidade em decorrência do Pecado, inclusive que uma parte da terra será despreendida e cairá no espaço, e os cientistas ficarão sem poder explicar o porquê…

  5. ANTONIO JOÃO BEZERRA RATTS
    24, outubro, 2011 em 12:51 | #5

    Concordo quando falam que devemos receber O CORPO EO SANGUE DE CRISTO de joelhos. Outra coisa! Pra que pressa? Afinal de contas naquele momento estamos ali para falarmos com nosso Pai Divino, contar nossos problemas e mais importante ainda. Naquele momento estamos para GLORIFICAR E ADORAR o nosso DEUS. Quem tiver pressa não vá. Além de ADORAR E GLORIFICAR o nome do Senhor, é o momento também para refletirmos nossos atos do dia a dia. Quanto as pessoas que não podem comungar de joelhos ou em pé, que o Padre vá encontro da pessoa e dê a comunhão respeitando o estado físico da pessoa.

  6. EMANUELA
    24, outubro, 2011 em 11:53 | #6

    Muitas pessoas não querem receber a eucaristia que é O CORPOE SANGUE DE CRISTO, não sabem o quanto é maravilhoso fica pertinho de Cristo.

  7. VITAL MANOEL BEZERRA
    23, outubro, 2011 em 22:14 | #7

    HÁ MINISTROS QUE SEQUER ANUNCIAM (O CORPO DE CRISTO) E SÃO POUCOS (OS FIEIS) QUE RESPONDEM (AMÉM); HA MINISTROS QUE DEVERIAM PRESTAR OUTROS SERVIÇOS; HÁ FIEIS QUE NÃO COMUNGAM COM MINISTROS; HA FIEIS QUE AO RECEBEREM A SANTA COMUNHÃO SAEM LAMBENDO OS DEDOS PARA QUE TODOS VEJAM; HA CANDIDATOS A ASPIRANTES QUE DISTRIBUEM A COMUNHÃO MESMO SEM SER NADA APENAS CANDIDATO; ENFÍM, SÃO INÚMEROS OS CASOS DE FALTA DE RESPEITO A SAGRADA EUCARISTIA. TÁ MAIS DE QUE NA HORA DE SE REPENSAR EM ATITUDES E RITOS PARA UMA CORRETA COMUNHÃO.

  8. benedita roberto
    23, outubro, 2011 em 15:25 | #8

    Deve estar havendo algum engano,eu não fiz comentário nenhum sobre a comunhão,será que tem outra Benedita Roberto.

  9. benedita roberto
    23, outubro, 2011 em 15:22 | #9

    concordo que devemos comungar de joelhos e na boca,ou em pé mesmo mas que o sacerdote ou ministro coloque em nossa boca.Porque o Papa Bento,que é o representante de Cristo,não faça voltar como antes.Ele tem poder para isso.Concordo c/comentário de Bonan,porque tanta pressa?

  10. ´Bonan
    22, outubro, 2011 em 19:49 | #10

    Concordo plenamente. Se é Deus que estamos recebendo temos que ter todo respeito em receber a Eucaristia. Que os nossos Sacerdotes, Diáconos e Ministros entendem que não devem ter pressa em distribuir ao fiel a Sagrada Eucarístia, e deixar de fazê-lo de forma automática e apressada.

  11. maria de fatima oliveira borba
    22, outubro, 2011 em 13:09 | #11

    Estou de pleno acordo que se deva ter um grande respeito ao comungar receber, oSANTO SACRAMENTO DA EUCARISTIA, outra que percebo , são otipo de roupas que certas pessoas e do sexo feminino vão a igreja e ainda vão comungar, a igreja , os catequistas tem nossos padres tem fazer reunião e avivar a memoria dos nossos paroquianos, fazer um livro ensinando como se deve ir a casa de DEUS E COMUNGAR.DE RECEBER A SANTA EUCARISTIA DE JOELHOS e relevante pois minha mãe tem artrose e reumatismo eostoporose ai fica dificil pra ela pois tem 76anos , mais comunga com repeito e amor .

  12. 22, outubro, 2011 em 09:56 | #12

    Mutio bem colocado esse tema!!Receba os meus parabéns!Hoje em dia quando se recebe o ´”O CORPO E O SANGUE DE CRISTO”muitas vezes se faz de qualquer jeito, se recebe Jesus como se fosse petisco”, pego como uma pinça na ponta dos dedos!acho um absurdo!!!o POVO PARECE TER PERDIDO A NOÇÃO DE TÃO GRANDE PROVA DE AMOR POR NÓS!mal terminam de recebe-lo e já estão criticando o irmão ao lado… onde fika o ato de adoração ao Rei??Bom concordo plenamente de que será necessária uma nova formação, a começar dos sacerdotes, depois dos catequistas e de nós fiéis!QUE DEUS ILUMINE E CONCEDA SABEDORIA OAS QUE ESTÃO Á FRENTE DE NOSSA RELIGIÃO!

  13. 22, outubro, 2011 em 07:52 | #13

    Afinal de contas a Eucaristia é o corpo de Cristo e somente o sacerdote tem autorização, por Cristo de tocar .

  1. Nenhum trackback ainda.

GRÁTIS.
Coloque seu e-mail abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • 25/01 – Hoje celebramos a Festa da Conversão de São Paulo Leia Mais +
  • Hoje é o dia de São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja Católica Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Súplicas ao Coração de Jesus.
Ligue grátis de qualquer lugar do Brasil:

0800 774 7557

Política de Privacidade

Voltar aos Posts