Voltar à página inicial

Minha Oferta ao Sagrado Coração de Jesus

Facebook Youtube Instagram

O que disse Santo Padre Pio sobre a televisão

 São Pio de Pietrelcina se referiu à televisão algumas vezes, e sempre de modo negativo, pois via tanto o mau uso que dela se faria como o caráter vicioso que tal tipo de tecnologia propicia.

O Padre Mariano de Santa Croce, que conviveu com o santo, dizia que Padre Pio era contrário à televisão, e que certa vez “disse a uma de suas filhas espirituais que vendesse” a TV que tinha.

E o Padre Mariano dizia que “além do perigo moral, existe o perigo da perda de tempo: ‘Quando se começa, não se larga mais!’”(1).

Outro a nos contar a posição do Padre Pio em relação à televisão é o exorcista da diocese de Roma, Pe. Gabriele Amorth. O  Padre Amorth, em entrevista à Revista Catolicismo, disse que “quando foi inventada a televisão, o Padre Pio ficou furioso. E a quem lhe dizia que se tratava de uma magnífica invenção, ele respondia: ‘Verá que uso farão dela!’”(2).

Vemos nestes depoimentos três pontos interessantes:

1) Padre Pio previa quão terríveis seriam as programações da TV;

2) percebia o caráter viciante de tal entretenimento, o que redunda invariavelmente em retrocesso na vida espiritual; ao invés de ocupar-se com as orações e outras devoções, se perde muito tempo na frente de TV(3);

3) e por causa de 1 e 2 recomendava à sua filha espiritual a vender a televisão que tinha.

Sendo Padre Pio um santo, é de grande importância que examinemos atentamente os seus conselhos, pois assim como lemos o “Filotéia” de São Francisco de Sales e vemos ali recomendações a uma filha espiritual que queria progredir na vida espiritual, temos nestas palavras de São Pio de Pietrelcina ensinamentos do mesmo teor e que se aplicam perfeitamente à nossa época.

Se quisermos progredir na prática da Religião meditemos bem cada um destes conselhos e vejamos se ele não estava completamente correto no que dizia.

_____________________________

 1) Luigi Peroni. Os meus encontros com Padre Pio: diário de um filho espiritual, notas e fragmentos de história. São Paulo: Paulinas, 2007 (Coleção Memória). Pg. 93; Disponível em http://borboletasaoluar.blogspot.com/2010/05/padre-pio-e-televisao.html

(2) Extraído da Revista Catolicismo, Agosto de 2000, “Exorcista da diocese de Roma”; Disponível em http://www.lepanto.com.br/dados/DCsat2.html

(3) Um telejornal dura em média 45 minutos. Neste mesmo tempo se reza um Rosário. O que tem melhor efeito: se informar sobre as desgraças que estão ocorrendo no mundo ou rezar um Rosário pedindo a Nossa Senhora graças para cessar tanta impiedade e imoralidade que vêm sendo noticiados?

Fonte: Blog As chamas do lar católico

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. 21, agosto, 2012 em 17:04 | #1

    Padre Pio rogai por tds nós.

  2. Vera Silva
    21, agosto, 2012 em 14:29 | #2

    Concordo plenqmente com a Neusa Perondi, nós é que temos que nos educar e saber qual tipo de programa vomos ver na TV, pois ela de tudo a oferecer o bom e o ruim.

  3. Neusa Perondi
    17, agosto, 2012 em 18:50 | #3

    A TV nos ensina muito, nos orienta também, contudo, nós humanos, é que não estamos preparados para assistí-la. Há contudo péssimos programas… mas não vamos condenar a TV , cabe aos pais orientar seus filhos, zelar pelo que assistem e sempre ficar atentos. Eu acho que a internet é muito mais prejudicial. Esta sml está sem controle das famílias e dos pais.
    Quem ler esta mensagem que não me interpretem mal, mas é sincera e gostaria que todos refletissem melhor antes de condenar totalm,ente a TV.

  4. 17, agosto, 2012 em 09:31 | #4

    acredito que ele tenha razao,realmente,peço ao pader que interceda pelas familias,pelos adolecentes,cranças,interceda por mim hoje pelas graças que nescesito amem.

  5. IZABEL
    16, agosto, 2012 em 19:27 | #5

    A TV MAIS PREJUDICA Q AJUDA….CONSIDERO A TV COMO UM CANCER DA SOCIEDADE….
    MUITOS DIZEM Q PODEM VER REDE-VIDA…ETC. E POR ISSO NAO VAO A IGREJA, NAO DAO
    EXEMPLOS AS PESSOAS. “JORNAL NACIONAL”…HORRIPILANTE ! SO VIOLENCIA, INFELIZMENTE
    ASSIM E O SER HUMANO, !!! DEUS SEJA LOUVADO. !!!

  6. simone santos lima
    16, agosto, 2012 em 16:40 | #6

    concordo plenamente com PADRE PIO.

  7. Francisco
    16, agosto, 2012 em 14:49 | #7

    REALMENTE STO. PIO TEM RAZÃO…
    O OCNTEÚDO TELEVISIVO, TIRANDO AS REDES CRISTÃS E EVANGÉLICAS, NÃO TEM MAIS NADA QUE PRESTA.

  8. carlos a. s. paranhos
    16, agosto, 2012 em 14:31 | #8

    Boa tarde!!!!!!!!! Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que vos amemos cada dia mais. São Pio de Pietrelcina, intercedei por nós junto ao Coração de Jesus, por nós termos o aparelho de TV, vemos jornais sim, mais também, muitos programas evangélicos, principalmente os da TV Aparecida, Rede Vida de Tele visão, Canção Nova, pois nela ouvimos a palavra de Deus Pai, também, para nós Católico Apostólico Romano. Amém.

  9. Alex
    16, agosto, 2012 em 13:04 | #9

    Santo Padre Pio, Rogai por todos nós, pedindo a Deus que abra nossas vistas cada vez mais, retirando o véu da ignorância que não nos deixa enxergar oque vós enxergou…Amém

  10. ROSANGELA MARIA VOLU CHAVES
    16, agosto, 2012 em 07:32 | #10

    Eu detesto sair de casa. Sou viuva, e existe muita gente ruim aqui. Comprei todos os móveis para arrumar a casa, o rapaz da 7car, vendeu tudo para outra pessoa. Tenho todos os recibos e nenhum móvel. ADORO TV. TEM DOCUMENTÁRIOS, TEM CANAIS CATÓLICOS, QUE ADORO. TEM NOVELAS QUE GOSTO MUITO, PRICIPALMENTE SE FOR ROMANTICAS. DETESTO VULGARIDADES. GOSTO DE FILMES DE INVESTIGAÇÃO. DENTRO DE CASA NÃO ESTOU LIVRE DE NADA, MAS VIVO REZANDO E AGARRADA A JESUS ESPERANDO MEUS FILHOS CHEGAREM DA RUA. A TV É MINHA ALIADA

  1. Nenhum trackback ainda.

Você também gostará der ler...

GRÁTIS.
Coloque seu e-mail abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • 28/01 – Dia de São Tomás de Aquino: Reze esta oração para pedir bênçãos nos estudos Leia Mais +
  • Um Anjo provoca a morte de Herodes Agripa Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Súplicas ao Coração de Jesus.
Ligue grátis de qualquer lugar do Brasil:

0800 774 7557

Política de Privacidade

Voltar aos Posts