Voltar à página inicial
Youtube Facebook Twitter Orkut
Página Inicial > boletim > Papiro sobre “esposa de Jesus” é falso

Papiro sobre “esposa de Jesus” é falso

2, outubro, 2012

O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) assegurou que é falso o papiro do século IV apresentado dias atrás em uma conferência no qual se afirma que Jesus teria tido uma esposa.

O jornal afirma, num artigo com o título “De qualquer forma, uma falsificação”, que o papiro analisado pelo perito italiano em língua copta, Alberto Camplani, professor de história do cristianismo da Universidade Sapienza de Roma não é fidedigno.

Camplani assinala que “à diferença de outros papiros, este não foi descoberto em uma escavação, mas provém de um mercado de antiguidades, e requer a adoção de precauções, que excluam que este se trata de uma farsa”.

O papiro em questão foi apresentado pela investigadora do gnosticismo Karen L. King, da Universidade de Harvard, quem há anos tenta demonstrar uma tese feminista sobre um papel mais relevante das mulheres nas origens do cristianismo, afirmando que os Apóstolos eram 11 homens e Maria Madalena.

Esta tese ela expôs em um livro intitulado “As imagens femininas nos Evangelhos”, tese que foi descartada por um prestigioso papirólogo alemão que, ao receber o manuscrito do texto, assinalou que “não tenho o mínimo interesse neste texto por sua falta de seriedade”.

Sobre o papiro do século IV, que circulou nos meios de comunicação com o questionamento do celibato de Jesus, o perito Camplani recorda ainda que a própria King não acredita que ele seja uma prova de que Jesus esteve casado.

Por sua parte, Giovanni Maria Vian ressaltou que Karen L. King preparou toda uma estratégia para anunciar seu descobrimento “sem deixar nada ao azar: meios americanos foram advertidos e houve uma roda de imprensa prévia com King para preparar a exclusiva mundial, um descobrimento que, entretanto, foi posto em dúvida pelos especialistas”.

Vian ademais indica que uma série de razões consistentes fazem pensar que o papiro é uma “torpe falsificação, como tantas que chegam do Oriente Médio”.

“Fica uma imagem, absolutamente implausível, de uma leitura do fenômeno gnóstico, tendenciosa e infestada de uma ideologia contemporânea que não tem nada a ver com os fatos históricos do cristianismo  nem com Jesus. Em resumo, trata-se, em todo caso, de uma falsificação”, conclui Vian.

Fonte: ACI Digital

 

Conheça nossas campanhas de Apostolado:
Coroinha Santa Teresinha
Novena Irresistível
Proteção

Quero receber diariamente em meu e-mail
as novidades da Associação Apostolado do
Sagrado Coração de Jesus.

Categories: boletim Tags:
  1. Francisco
    5, outubro, 2012 em 10:44 | #1

    ORAI E VIGIAI, POIS O FIM DOS TEMPOS ESTÁ PRÓXIMO…
    EIS QUE SURGE MAIS UMA INFÂMIA SOBRE O NOSSO PASTOR!!
    CONFIEM NO EVAGELHO DE JESUS E TUDO SERÁ SALVO!!
    ÒH MEU DEUS !! ATÉ QUANDO???
    PRESTAI ATENÇÃO NAS COISAS E ESCOLHA O CAMINHO CERTO DO SENHOR,AMÉM!!!!!!!!!!!!

Página de comentários
1 2 16014
Os comentários estão fechados.