Voltar à página inicial
Youtube Facebook Twitter Orkut
Página Inicial > boletim > Hoje é dia de Santa Margarida Maria Alacoque, a vidente escolhida por Deus para receber as promessas do Sagrado Coração de Jesus

Hoje é dia de Santa Margarida Maria Alacoque, a vidente escolhida por Deus para receber as promessas do Sagrado Coração de Jesus

16, outubro, 2012

A vida de Santa Margarida Maria Alacoque

Veja aqui como receber em sua casa uma Imagem do
Coração de Jesus

Santa Margarida Maria Alacoque nasceu no vilarejo de Lautecour, na Borgonha, no dia 22 de julho de 1647, numa família de posses, religiosa, com reputação de seriedade e honra. Seu pai, Claude Alacoque, era escrivão real. Sua mãe, Philibere Lamyn, era filha do também escrivão real François Lamyn.

Horror ao pecado

Seus familiares perceberam o horror de Margarida Maria ao pecado quando ela era ainda muito nova, teria cerca de três anos. Bastava lembrar que uma ação ofendia a Deus, para a menina dela se afastar horrorizada.

A este horror ao pecado, juntou-se logo o grande gosto pela oração e pela penitência, aliados à propensão muito grande de ajudar os pobres.

“Deus – escreve a santa – me deu um amor tão terno pelo pobres, que eu teria desejado só tratar com eles; Ele imprimiu em mim uma tão grande compaixão por suas misérias que, se estivesse no meu poder, tudo deixaria por eles. Quando eu tinha dinheiro, eu o dava aos pobrezinhos para estimulá-los a se aproximar de mim, e aí eu lhes ensinava o catecismo e a rezar”.

Dos quatro aos sete anos, a saber, de 1652 a 1655, seguindo um costume comum na época, foi viver no castelo de madame de Corcheval, sua madrinha, dama nobre da região, a pedido desta. Ali, em atmosfera serena e austera, iniciou sua formação. (…)

A educação foi interrompida pela morte da madame de Corcheval. A afilhada voltou à casa paterna. Em 1655, no mesmo ano da morte de sua madrinha, faleceu também o pai de margarida.

A mãe, procurando regularizar a situação patrimonial e financeira deixada pelo marido, e que era complicada, não dispunha de tempo para cuidar da educação da menina, e por isso a colocou como pensionista num convento de clarissas, segundo hábito da época. (…)

Margarida Maria contraiu, no pensionato das clarissas, uma doença séria e foi preciso voltar para a casa da mãe. Que doença seria? Não se sabe ao certo. O fato é que ficou cerca de quatro anos acamada, sem poder andar. Apenas em 1661 voltou a ter saúde, após um voto feito a Nossa Senhora.

Provações em casa

A família, inicialmente, quis encaminhá-la para um convento de ursulinas. Interveio um fato novo: a doença da mãe, e também a de um irmão. Obrigaram-nos a adiar os planos de vida religiosa.

Certo dia, um sacerdote franciscano hospedou-se na casa dos Alacoque, durante um período de missão. Santa margarida Maria aproveitou a ocasião para uma confissão geral.

Ao conhecer a alta virtude e os desejos de vida religiosa da moça, o sacerdote julgou que era o caso de que fosse para um convento. Ela respondeu que o irmão, que substituía o pai, opunha-se.

O religioso falou com o irmão e o convenceu a mudar de atitude. A provação em casa terminava. Outras provações, e mais dolorosas, viriam no convento da Visitação de Pray-le Monial, para onde ela se dirigiu.

Nossa santa foi aí aceita como noviça em 20 de junho de 1671; vestiu o hábito em 25 de agosto do mesmo ano, e fez a profissão solene em 6 de novembro de 1672. O quadro estava preparado para a mensagem do Coração de Jesus.

Extraído do livro: O Sagrado Coração de Jesus – Esperança, solução e consolo para cada um de nós. De André de Sá

Conheça nossas campanhas de Apostolado:
Devocionário
Coroinha Santa Teresinha
Proteção

Quero receber diariamente em meu e-mail
as novidades da Associação Apostolado do
Sagrado Coração de Jesus.

  1. Nadir Sirlei Bloch
    16, outubro, 2012 em 08:10 | #1

    preciso de uma benção com urgencia sair do sufoco das dividads do evetario pai me ajude faça sua vontade entrego minha vida em suas mãos.

  2. MARGARIDA
    16, outubro, 2012 em 10:37 | #2

    Q DEUS ME DER MUITA FÉ,SEGURE EM MINHA MÃO,SE PONHA EM MEU CORAÇÃO, ME ABENÇOE,ME ILUMINE,ME PROTEJA,ME DAI CALMA,SERENIDADE,PACIENCIA E TUDO DE BOM QUE TENS NESTE MUNDO,PRA MINHA FILHA MARIA VICTÓRIA,MEU FILHO ROMILSON E PRA TODA A MINHA FAMILHA.AJUDE-ME A RESOLVER MEUS PROBLEMAS,DO MAIS LEVE AO MAIS PESADO,A CAMINHAR NESTA VIDA SEM TROPEÇOS,AFASTAI DE MIM E DE MINHA FAMILIA,AS MAS COMPANHIAS,OS INIMIGOS E QUE NADA DE RUIM NÃO NOS ATINJAM.EU PEÇO A DEUS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,TUDO ISSO E MUITO MAIS QUE ELE PODER ME DAR,E FAÇA MEU PAI COM QUE EU NÃO TE DESAPONTE,DAI-ME FORÇA E CORAGEM,PRA ISSO E MUITO MAIS,SÓ DEUS SABE OS NOSSOS PENSAMENTOS E NOSSOS CORAÇOES.

    PAI TU ME DESTE OS MEUS FILHOS ENTÃO AJUDA-ME A CRIA-LOS,COMA AMOR ,NA PAZ,NA FÉ,CORAGEM,CONFIANÇA,NA CARIDADE,COM DIGNIDEDE,RESPEITO,E TUDO DE BOM MEU PAI,O QUANDO EU ESTIVER FAZENDO E NÃO TE AGRADANDO,ME AJUDE,ME MOSTRA O BEM,O CERTO PRA QUE EU FAÇA E FAÇA SEMPRE MELHOR.AMÉM

    E A TODOS DO APOSTOLADADO CORAÇÃO DE JESUS,REZEM POR MIM,POR MEUS FILHOS,POR MEU MARIDO E POR TODOS OS MEUS FAMILIARES,OBRIGADO E AMÉM

  3. MARGARIDA
    16, outubro, 2012 em 10:43 | #3

    E HOJE COMO DIA DE SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE,E QUE LEVA O MEU NOME,MARGARIDA ,O DE MINHA FILHA MARIA VICTORIA E O DE MINHA MÃE AQUI DA TERRA QUE É MARIA TAMBEM,EU PEÇO A VÓS,TUDO DE BOM PARA NÓS TRÊS E PRA TODOS AQUELES QUE PRECISAREM….AMÉM

  4. MARIA JOSÉ
    16, outubro, 2012 em 12:51 | #4

    PEÇO-TE SENHORA RAINHA DA MINHA VIDA BENÇÃOS PARA MINHA FILHA ANA JÚLIA PELA CURA E LIBERTAÇÃO DELA , PROTEÇÃO ,SAÚDE PRA MINHAS NETAS BRUNA E SOFIA , PARA PROTEÇÃO DO MEU FILHO DANIEL , PELA SAUDE DO SERGINHO E DA CAMILA , TOCA NO CORAÇÃO DO SERGINHO PARA QUE ELE PERDOE CURA E LIBERTA O CORAÇÃO DELA , POR TODOS DA MINHA FAMILIA , PELAS MINHAS DÍIDAS , POR TODOS MEU AMIGOS , PELO MINHA SAÚDE E MEU TRABALHO, PELAS ALMAS , DOENTES , DESEMPREGADOS , PELO NOSSO PAROCO E VIGÁRIODIMAS E RAIMUNDO , EM AGRADECIMENTO POR TODAS AS GRAÇAS QUE A SENHORA ME TEM AGRACIADA OBRIGADA MÃE QUERIDA POR TUDO QUE TENS FEITO NA MINHA VIDA EU VOS AMO MUITO PASSA NA FRENTE EM TUDO NA MINHA VIDA … ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS …AMÉM !!!

  5. jair
    16, outubro, 2012 em 16:15 | #5

    abençoa me senhor , paz e harmonia e que silvana goste de mim como quero gostar dela, muita paz pra ela em sua vida

  6. Solange D.B. de Melo
    16, outubro, 2012 em 17:12 | #6

    Que Santa Margarida Maria de Alacoque leve o meu nome todos os dias de minha vida no mais íntimo do Coração de Jesus. Amém

  7. 16, outubro, 2012 em 17:58 | #7

    Santa Margarida Maria Alacoque me ajude nas orações e que meus irmãos seja mais meus amigos.e der saúde a meu filho Carlos a mim e meu esposo Jorge e meus ofilhados. amém.

  8. luis batista
    16, outubro, 2012 em 19:47 | #8

    senhor peço q abesoei minha familia e amigos e os q me tem como inimigo por q eles merece mais do q eu me dar força para lutar e livraime de todos os malis ajuda a comsequir um emprego para q possa ajudar a minha familía brigado por tudo q tenho pois sem vocÊ eu não seria nada Amém

  9. 24, outubro, 2012 em 21:33 | #9

    MARIA JOSÉ
    PEÇO-TE SENHORA RAINHA DA MINHA VIDA BENÇÃOS PARA MINHA FILHA ANA JÚLIA PELA CURA E LIBERTAÇÃO DELA , PROTEÇÃO ,SAÚDE PRA MINHAS NETAS BRUNA E SOFIA , PARA PROTEÇÃO DO MEU FILHO DANIEL , PELA SAUDE DO SERGINHO E DA CAMILA , TOCA NO CORAÇÃO DO SERGINHO PARA QUE ELE PERDOE CURA E LIBERTA O CORAÇÃO DELA , POR TODOS DA MINHA FAMILIA , PELAS MINHAS DÍIDAS , POR TODOS MEU AMIGOS , PELO MINHA SAÚDE E MEU TRABALHO, PELAS ALMAS , DOENTES , DESEMPREGADOS , PELO NOSSO PAROCO E VIGÁRIODIMAS E RAIMUNDO , EM AGRADECIMENTO POR TODAS AS GRAÇAS QUE A SENHORA ME TEM AGRACIADA OBRIGADA MÃE QUERIDA POR TUDO QUE TENS FEITO NA MINHA VIDA EU VOS AMO MUITO PASSA NA FRENTE EM TUDO NA MINHA VIDA … ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS …AMÉM !!!
    luis batista

  10. 24, outubro, 2012 em 21:35 | #10

    peco oracoes para minha amiga ISA que posa sair das dividas posa recomesar obrigada

Os comentários estão fechados.