Voltar à página inicial

Facebook Youtube SoundCloud Instagram

Papiro sobre “esposa de Jesus” é falso

2, outubro, 2012

O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) assegurou que é falso o papiro do século IV apresentado dias atrás em uma conferência no qual se afirma que Jesus teria tido uma esposa.

O jornal afirma, num artigo com o título “De qualquer forma, uma falsificação”, que o papiro analisado pelo perito italiano em língua copta, Alberto Camplani, professor de história do cristianismo da Universidade Sapienza de Roma não é fidedigno.

Camplani assinala que “à diferença de outros papiros, este não foi descoberto em uma escavação, mas provém de um mercado de antiguidades, e requer a adoção de precauções, que excluam que este se trata de uma farsa”.

O papiro em questão foi apresentado pela investigadora do gnosticismo Karen L. King, da Universidade de Harvard, quem há anos tenta demonstrar uma tese feminista sobre um papel mais relevante das mulheres nas origens do cristianismo, afirmando que os Apóstolos eram 11 homens e Maria Madalena.

Esta tese ela expôs em um livro intitulado “As imagens femininas nos Evangelhos”, tese que foi descartada por um prestigioso papirólogo alemão que, ao receber o manuscrito do texto, assinalou que “não tenho o mínimo interesse neste texto por sua falta de seriedade”.

Sobre o papiro do século IV, que circulou nos meios de comunicação com o questionamento do celibato de Jesus, o perito Camplani recorda ainda que a própria King não acredita que ele seja uma prova de que Jesus esteve casado.

Por sua parte, Giovanni Maria Vian ressaltou que Karen L. King preparou toda uma estratégia para anunciar seu descobrimento “sem deixar nada ao azar: meios americanos foram advertidos e houve uma roda de imprensa prévia com King para preparar a exclusiva mundial, um descobrimento que, entretanto, foi posto em dúvida pelos especialistas”.

Vian ademais indica que uma série de razões consistentes fazem pensar que o papiro é uma “torpe falsificação, como tantas que chegam do Oriente Médio”.

“Fica uma imagem, absolutamente implausível, de uma leitura do fenômeno gnóstico, tendenciosa e infestada de uma ideologia contemporânea que não tem nada a ver com os fatos históricos do cristianismo  nem com Jesus. Em resumo, trata-se, em todo caso, de uma falsificação”, conclui Vian.

Fonte: ACI Digital

 

Você também gostará der ler...

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.

GRÁTIS.
Coloque seu e-mail abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Leia e descubra qual foi o primeiro de todos os pecados da Humanidade! Leia Mais +
  • Este vídeo de Natal já foi assistido por milhares de pessoas: o Papai Noel estava caminhando pelas ruas, até que… Leia Mais +
  • Uma Novena Especial de Natal para você receber inúmeras graças em sua vida. Reze agora mesmo e se prepare para receber o Menino Jesus. Leia Mais +
  • STF libera pena de morte para bebês com até 3 meses no ventre da mãe. Confira essa tragédia. Leia Mais +
  • Sabia que existe algo que é muito mais importante que o Sol e que não podemos viver sem? Confira e descubra. Leia Mais +
  • Se nós somos pobres, Deus é rico. E Ele quer que você peça graças difíceis. Veja: Leia Mais +
  • Rezemos pelos falecidos e familiares envolvidos na tragédia com o time da Chapecoense. Leia Mais +
  • PURGATÓRIO – Conheça o testemunho de Santa Perpétua. Leia Mais +
  • Verdades que o Católico não pode esquecer: A linguagem é o termômetro da categoria do pensamento. Leia Mais +
  • Vídeos de Fé, Orações, Testemunhos e uma Surpresa Especial. Confira o que você pode ganhar com nosso Canal no Youtube. Leia Mais +

Clique aqui para escrever os seus pedidos e agradecimentos a Santo Expedito

Seu nome em mais de 60 Missas por ano

Clique aqui e saiba mais

Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Súplicas ao Coração de Jesus.
Ligue grátis de qualquer lugar do Brasil:

0800 774 7557

Política de Privacidade