Os Três Reis Magos – “poucos mas representativos” (Parte I)

Natal - Adoraçao dos Reis Magos – Gentile da Fabriano.

Plínio Correa de Oliveira

Os Reis Magos representaram toda a humanidade no Natal: poucos mas representativos.

Não há um comentador da adoração dos Magos, que não diga que era conveniente que os Magos viessem adorar a Nosso Senhor para representar os vários povos da gentilidade que desde o começo se aproximavam de seu berço.

E que era conveniente também que fossem magos, para  representar toda a sabedoria antiga  prestando homenagem a Nosso Senhor.

A palavra mago designa aqui  homem  de uma sabedoria  extraordinária, de uma  sabedoria relevante, vindos  de todos  os lados, para adorar a
Nosso Senhor.

A Cristandade, servida por uma tradição venerável, em todos os tempos acreditou que eram reis. E essa tradição é de tal maneira contínua, que não deixa de ter alguma consonância com trechos da Escritura que falam de reis vindos de longe para adorar o Messias.

Essa tradição, de si mesma, merece fé, merece crença e eu não vejo nenhuma razão para que não fossem reis.

De qualquer maneira, temos aqui homens procedentes de várias raças, – um negro inclusive – representando todo o mundo antigo e representando toda a sabedoria  antiga  em sua  homenagem  a Nosso Senhor, na forma  bem conhecida, de ouro, incenso  e mirra.

Mas representando a que título e de que maneira? Quase ninguém soube que eles iam; não receberam nenhuma delegação para irem e, no entanto, estavam numa verdadeira representação. Porque a razão pela qual foram não era um motivo individual, mas era uma razão
de representação.

Eles estavam representando esses povos porque Nosso Senhor quis que eles representassem, e que foram lá porque Nosso Senhor os chamou
como representantes.

Ele quis ter representantes desses povos, escolheu quem representaria e a representação ficou feita. E ficou valendo, com seu caráter simbólico, apesar de não haver nenhum sufrágio de nenhuma espécie ou nenhuma procuração credenciando-os aos pés de Nosso Senhor.

O fato de haver ali um de cada um desses povos, constituía, na ordem absoluta e profunda dos acontecimentos uma verdadeira representação. Eram só três, mas esses três representavam algo nos planos da Providência.

Encontramos algo de parecido com isso aos pés da Cruz. Como Nossa Senhora, São João e as santas mulheres estão representando tudo quanto há de bom e fiel, no passado, no presente e no futuro, aos pés da Cruz também.

Eles representam uma delegação, representam porque são fiéis, estão ao pé da Cruz. E todo aquele que é de um certo gênero, numa ocasião muito solene, representa naturalmente os seus congêneres por seleção.

Por isso eles estavam representando seus congêneres por seleção e eleição divina.

Hoje, aos pés da Igreja humilhada, Nossa Senhora quis que, embora poucos, os verdadeiros católicos representássemos a fidelidade das gerações passadas, presentes e futuras

E nós podemos perguntar se desta verdade se pode tirar algo de aplicável para nós.

Nós também somos poucos, também representamos uma minoria muito pequena e de tal maneira comprimida que quando nos sentimos muitos, mas muitos apenas em relação ao âmbito normal das relações de um homem, nós já nos sentimos espantados, de tal maneira é antinatural na época de hoje que os verdadeiros católicos sejam numerosos.

Entretanto, representamos o dever da fidelidade; e aos pés da Igreja perseguida, aos pés da Igreja humilhada, aos pés da Igreja lançada, na pior das confusões de sua história, Nossa Senhora quis que representássemos a fidelidade, a pureza, a ortodoxia, a intrepidez, o espírito de iniciativa, de ataque, de ação, no momento em que tudo deveria falar  em recuo, em transigência, em  fuga.

O que representamos nós? Aos pés dessa nova crucifixão de Nosso Senhor e da Igreja representamos todos os fiéis, representamos a fidelidade de todos os que foram fiéis no passado, de todos aqueles que dormiram na paz do Senhor e que nos antecederam.

Se um São Gregório VII, se um São Luiz, se um São Luiz de Monfort, se um São Fernando de Castela, um Beato Nuno Álvares, pudesse de longe, ao morrer, saber que numa época assim de crise haveria fiéis que representariam a fidelidade inteira à Igreja Católica, eles nos teriam abençoado de longe, teriam se sentido nossos congêneres, de longe teriam sentido uma espécie de desafogo: ao menos estes estão fazendo o que eu quereria fazer se estivesse vivo
naquele tempo.

Estamos, portanto, representando a todos eles, estamos representando a todas as almas fiéis esparsas e esmagadas por esse mundo e que não sabem aonde sequer pousar sua fidelidade, mas que gostariam de fazer o que
estamos fazendo.

Estamos representando as almas que vierem depois de nós, essas almas que, olhando para trás, vão ficar entusiasmadas com aquilo que fazemos. Vão dizer: se estivéssemos vivos naquele tempo, faríamos aquilo.

Há essas interpenetrações na história, em virtude dessa doutrina da representação, algumas das quais são verdadeiramente impressionantes.

Quando São Remígio e se seus auxiliares ensinavam a Clóvis e seus francos a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, eles levantavam suas lanças e diziam: “Por quê não estávamos lá na hora da Paixão para defender Nosso Senhor?”

E eles estavam. Pois, na Paixão, Nosso Senhor anteviu o que eles queriam, anteviu que eles diriam isso. Eles O consolaram naquela hora.

Há, portanto, uma espécie de reversibilidade por cima do tempo, dessas várias ações, e tudo isso se funde numa cena única e grandiosa. Nessa cena única e grandiosa, os poucos fiéis dessa época representam toda a fidelidade passada, do presente e toda a fidelidade do futuro.

(Continua…)

*  *  *

Fonte: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/

Uma resposta

  1. Bom Dia:
    Muito obrigado por todos os dias estar inserindo na minha vida e família, varias formas de estar sempre em conexões, com as mais diversificadas maneiras de se estar com DEUS, em todos os sentidos de nossas vidas, AMÉM ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]