Acima de tudo, seguir a Vontade de Deus!

Santo Afonso de Ligório

Numa palavra, que mais deseja Deus que não seja nosso bem? Quem acharemos, nós, que nos ame mais do que Deus?

A Sua vontade é não só que ninguém se perca, mas que todos se façam Santos e sejam salvos: “Não querendo que alguém pereça, mas que todos se arrependam”. (S. Pedro 2,9) “A Vontade de Deus é a vossa santificação”. (1 Thess. IV, 3)

Deus tem colocado a Sua própria glória no nosso bem porque sendo em sua essência Infinita Bondade, como diz S. Leão, e a bondade sendo por sua natureza desejosa de comunicar-se, Deus tem o soberano desejo de nos fazer participantes de seus bens e felicidade.

E se nos manda as tribulações nesta vida, manda-as todas para nosso bem: “Tudo coopera para bem nosso”. (Rom. VIII, 28)

Os mesmos castigos, dizia Santa Judith, não vêm para nossa ruína, mas para nossa emenda e salvação. Acreditemos, pois, que estes flagelos do Senhor acontecem para nossa emenda, e não para nossa destruição. (Judith VIII, 27)

Nosso Senhor, para nos salvar das eternas penas, cerca-nos com sua bondade: “Ó Senhor, Tu nos tem coroado com um escudo da Tua Vontade” (Ps. V, 13) Ele não só deseja, mas solicita o nosso bem: “O Senhor é zeloso em meu benefício” (Ps. XXXIX, 18)

E qual será a coisa, diz São Paulo, que Deus nos negará, Ele que nos deu o seu próprio Filho? Ele que não poupou o Seu Unigênito, mas que entregou por nós à morte, não nos deu com Ele todas as coisas? (Rom. VIII, 32)

Com confiança, portanto, devemos nos resignar aos divinos decretos e determinações, como sendo tudo para nosso bem: “Em paz, na mesma paz dormirei e descansarei porque tu, ó Senhor, me tens seguramente inspirado esperança”. (Ps. IV . 9,10)

Entreguemo-nos, pois, em suas mãos, porque Ele sem dúvida terá cuidado de nós: ponde todo vosso cuidado n’Ele, porque Ele tem cuidado de vós. (I. S. Pedro. V. 7)

Pensemos pois em Deus e no cumprimento de sua Santa Vontade, para que Ele pense em nós e no nosso bem.

“Filha, disse o Senhor a Santa Catarina de Sena, pensa em mim, para que eu pense sempre em ti”. Digamos frequentemente com a sagrada Esposa: “O meu Amado é para mim, e Eu para Ele”. ( Cont. II. 16) O meu Amado pensa no meu bem, e eu só devo pensar em agradar-Lhe, e unir-me em tudo à Sua Santa Vontade.

O santo abade Nilo disse, que não devemos rogar a Deus para conseguirmos o que desejamos, mas sim para que em nós se cumpra a sua vontade.

E quando a adversidade nos persiga, aceitemo-la das mãos de Deus, não só com paciência, mas com alegria, segundo o exemplo dos Apóstolos, que saíram da presença do conselho, alegrando-se de serem dignos de padecer opróbrios pelo nome de Jesus Cristo. (At. V. 41)

Qual pode ser a maior felicidade da alma, do que saber, quando sofre qualquer tribulação, que sofrendo de boa vontade, se torna sobretudo agradável a Deus?

Os escritores sobre a vida espiritual nos dizem que, ainda que se Deus se apraz com o desejo que algumas almas tem de sofrer por Ele, e de Lhe agradar, muito mais Lhe é agradável a uniformidade daqueles que nem desejam gozar nem sofrer, mas que inteiramente se resignam à sua santa vontade, desejando somente cumpri-la.

Se desejais agradar a Deus, e viver feliz no mundo, uni-vos sempre em todas as coisas à vontade divina. Refleti que todos os vossos pecados, a amargura da vossa vida passada tem procedido de vos afastardes da vontade de Deus.

Abraçai, pois, daqui em diante a vontade divina, e dizei sempre em qualquer acontecimento: “Assim seja, meu Pai, porque assim é agradável à Tua vista”. (S. Marc. XI. 26)

“Quando vos inquieta um caso adverso, pensai-vos que foi mandado por Deus, e dizei imediatamente. Mudo fiquei e não abri a boca, porque Vós o tendes feito” (Ps. XXXVIII. 10) “Senhor, pois que Vós assim o fizestes, eu nada digo, e o aceito”.

A este fim deveis dirigir todos os vossos pensamentos e orações, procurar rogar a Deus na meditação, na Comunhão, nas visitas ao Santíssimo Sacramento, para que vos auxilie a cumprir a Sua vontade.

E mesmo oferecendo-vos a Ele dizendo: “Ó meu Deus, eu aqui estou: faça-se em mim, e em tudo o que me pertence, o que for mais do Vosso agrado”.

Era esta uma constante prática de Santa Teresa: pelo menos se oferecia esta santa cinquenta vezes no dia, para que Ele se dignasse dispor dela, como melhor Lhe agradasse. 

*   *   *

Fonte: “Trato da conformidade com a vontade de Deus” – Santo Afonso de Ligório

Uma resposta

  1. É bom e agradável para a alma, abandonar-se na vontade de Deus e esperar somente. Que se cumpra meu Deus a tua vontade em minha vida! Que o divino Espírito Santo venha em meu auxílio!Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]