Para a Quaresma: leia esta importantíssima reflexão sobre a Crucifixão de Nosso Senhor (Parte I)

Rev. Pe. Adolphe Tanquerey

Jesus chega enfim ao Calvário…

Completamente esgotado, e do alto desta colina contempla a cidade culpada que acaba de rejeitá-lo, como também, além de seus muros, o mundo inteiro pelo qual ele vai morrer.

Os soldados o despojam de suas vestes, renovando assim todas as dores da flagelação: suas feridas se reabrem e seu sangue corre, para expiar a nossa falta de modéstia e nossa sensualidade.

Será que pensas nisso, ó cristão impenitente, que te permite tão facilmente tantas liberdades pecaminosas? Não vês o que elas custaram a teu Salvador?

És tu, que por falta de pudor renovas as suas dores. E, para agradar aos demais, para satisfazer tua vaidade e tua sensualidade, não te envergonhas do que fazes!

Contempla Jesus, a santidade mesma, escuta suas censuras, detesta teus pecados e promete expiá-los, tornando-te de agora em diante mais modesto e mais puro.

De resto, isso não é senão prelúdio das torturas que ele irá suportar até o fim, para expiar
nossos pecados.

Pois eis a crucificação que começa com os seus horrores. Como mansa vítima, Jesus estende suas mãos e seus pés sobre a árvore da cruz: grossos cravos penetram em seus membros já tão sensíveis, sob os golpes repetidos do martelo que os faz penetrar à força através dos músculos, dos nervos, das veias.

Suplício terrível que, ao prolongar-se, agrava ainda mais as dores do crucificado, alargando as perfurações dos pés e das mãos!

E mais ainda no caso de Jesus, cuja cabeça, ainda coroada de espinhos, não podia apoiar-se sobre a cruz sem renovar tantas dores atrozes!

E no entanto o Salvador, longe de maldizer seus algozes, reza por sua conversão: “Meu Pai, perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem” (Lc 23, 34). Pois era o seu amor por nós que o pregava à cruz, muito mais do que os pregos cravados pelos soldados.

Assim, as dores mais agudas lhe vinham do ódio insaciável dos príncipes dos sacerdotes e dos membros do Sinédrio. Os criminosos geralmente recebem, em meio aos seus suplícios, algumas marcas de piedade e de respeito.

Não foi assim com Jesus: encarniçados em sua perda, seus inimigos passavam e repassavam diante de sua cruz, insultando a vítima: “Se ele é o filho de Deus, que desça agora da cruz, e nós creremos nele… Salvou os outros, e não pode salvar a si mesmo!… Ele confiou em Deus: que Deus o livre agora, se é que o ama, já que ele se diz Filho de Deus!” (Mt 27, 41-43).

Jesus teria podido descer da cruz para confundi-los. Mas seu amor por seu Pai, cuja vontade quer executar até o fim, e seu amor pelas almas que quer salvar a qualquer preço, o retêm na cruz; e ele repete em seu coração: “Pai, perdoai-lhes, pois não sabem o que fazem!”.

Essa oração iria ter um primeiro resultado: os dois ladrões crucificados ao lado de Jesus tinham começado por fazer eco aos insultos, e tinham gritado do alto de suas cruzes: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós!”.

Mas logo um deles, profundamente emocionado pela mansa resignação do divino Crucificado e por suas tocantes orações, volta-se para ele e, com confiança, dirige-lhe este pedido: “Senhor, lembra-te de mim quando estiveres em teu reino”. 

E o Salvador, embora não pudesse fazer um único movimento sem aumentar seus sofrimentos, volta-se por sua vez para o bom ladrão e responde-lhe: “Em verdade te digo, hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 42 – 43).

Palavra tocante, que bem nos mostra o quanto Jesus está sempre pronto a perdoar os pecadores arrependidos, desde que tenham confiança nele e desejem sinceramente reparar suas faltas!

A Mãe de todos os cristãos

Entretanto, a natureza quis chorar a agonia e a morte de seu autor. Em pleno dia (era cerca de meio dia), uma névoa sombria se eleva do solo e envolve a cruz como um véu fúnebre.

O medo se apodera da multidão e a afugenta: logo já não há mais ninguém ao pé da cruz. É então que um pequeno grupo de amigos pode se aproximar: Maria, a mãe de Jesus, sua irmã, a esposa de Cléofas, Madalena, a pecadora, e João, o discípulo amado.

Com que amor o Salvador abaixa o olhar sobre esses amigos que lhe vêm dizer um último adeus, e sobretudo sobre sua mãe, cujo coração amoroso está transpassado pela espada de dor predita por Simeão!

Não querendo deixá-la sozinha no mundo, ele a confia ao discípulo amado, dizendo: “Eis o teu filho!” E a João: “Eis a tua mãe!” Desde esse momento, o discípulo recebeu Maria em sua casa, e a considerou como sua mãe (Jo 19, 26 – 27).

Mas João representa aqui, todos os discípulos do Salvador, todos os cristãos
do futuro.

Eles também gostarão de ter Maria como Mãe , e de compadecer-se de suas dores e consolá-la por sua afeição filial, sofrendo com ela e por suas intenções.

(Continua…)

*   *   *

Fonte: retirado do livro “A Divinização do Sofrimento” do Rev. Pe. Adolphe Tanquerey.

4 respostas

  1. Seja louvado nosso senhor Jesus Cristo… para que sempre seja louvado a sua mãe Maria Santíssima. Muito obrigado irmãos, estou gostando muito das mensagens faço os possíveis de ler todas publicações. Faz-me muito bem…
    Uma santa e abençoada quaresma para vocês.

  2. Escrevi um livro sobre “Dimas com Jesus na cruz” (falta ainda eu mandar para a editora para imprimir, mas conto a história dos últimos momentos de Jesus na pessoa de Dimas o ladrão que se arrependeu e foi crucificado junto dele, onde relata os sofrimentos de Jesus sendo observado por Dimas até a crucificação. Que sofrimento! Só de pensar chego a entristecer, mas acredito que foi por uma causa maior a salvação de todos. Obrigado Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]