Para a Quaresma: leia esta importantíssima reflexão sobre a Crucifixão de Nosso Senhor (Parte III)

Rev. Pe. Adolphe Tanquerey

Continuação do post: Para a Quaresma: leia esta importantíssima reflexão sobre a Crucifixão de Nosso Senhor (Parte II)

Crucificado por volta do meio dia, Jesus expirou por volta das três horas da tarde.

“Imediatamente, o véu do templo rasgou-se de alto a baixo, em duas partes; a terra tremeu, os rochedos se fenderam, os túmulos se abriram, e muitos corpos de santos ressuscitaram” (Mt 27, 51 – 52).

Ao pé da cruz, o centurião, vendo a terra tremer sob seu pés, exclama: “Verdadeiramente este homem era um justo, era o Filho de Deus!” (Mt 27, 54; Lc 23, 47).

Para que o seu corpo e o dos dois outros supliciados não ficassem na cruz durante a Páscoa, os judeus pediram a Pilatos que mandassem quebrar as pernas dos condenados, a fim de que morressem por asfixia e pudessem ser retirados mais cedo. Foi o que fizeram com os dois ladrões.

Quando chegaram a Jesus, porém, este havia acabado de expirar; para assegurar-se de que estava morto, um dos soldados perfurou-lhe o lado direito com a lança. São João que estava aos pés da cruz, viu correr de seu peito sangue e água (Jo 19, 34).

Os Padres da Igreja assim explicam esse mistério: a água representava o batismo, e o sangue, a Eucaristia, esses dois grandes sacramentos dos quais o primeiro nos faz nascer para a vida da graça, e o segundo, depois de a ter alimentado, serve de viático ao cristão em sua passagem do tempo à eternidade.

Recolhamo-nos um momento diante do Salvador na cruz, antes que seu corpo seja depositado no sepulcro. A santa Liturgia nos convida a contemplar esse grande amor por nós que transparece em toda a sua fisionomia, e que nos convida a amá-lo por nossa vez.

Sua cabeça, ainda coroada de espinhos, inclina-se para nós para perdoar nossas faltas e nos dar o beijo de paz e de reconciliação.

Suas mãos, que por nossos pecados, cravamos na cruz, estão à nossa espera para nos apertar contra o nosso peito.

Seu coração, que nossas ingratidões tantas vezes transpassaram, está aberto para nos convidar a buscar nele uma faísca desse fogo divino que não cessa de consumi-lo; por toda a sua atitude, ele nos diz: “Meu filho, dá-me teu coração!”.

Iremos nos recusar-lho, esse pobre coração que tantas vezes se prendeu a afeições humanas, e que, ao invés de nela encontrar as consolações desejadas, foi por elas machucado e talvez manchado?

Recusaremos nosso coração àquele que sofreu e morreu por nós?

Digamos, antes, com um piedoso autor da Idade Média, um dos discípulos de São Bernardo:

“Eu te saúdo, Salvador do mundo, eu te saúdo, amado Jesus… Beijo com amor os pregos de teus pés, as feridas cruéis e as marcas dolorosas… Faz com que se gravem em meu coração as tuas rubras chagas e tuas feridas tão profundas… Manso Jesus, bom Deus, eu clamo a ti, eu, tão pecador. Mostra-te misericordioso para comigo, e, embora eu seja indigno, não me afaste de teus pés sagrados”.

“Do alto dessa cruz, olha para mim aqui embaixo, ó meu bem amado! Atraí-me para ti, dize-me claramente: eu te curo, eu te perdoo”.

“Eis que, em meu amor por ti, eu te abraço corando… tu sabes por quê…”

“Que minhas ações não te ofendam; sujo e doente como estou, gostaria que teu sangue, que corre por toda parte, me lavasse e me curasse, deixando-me sem mancha.”

“Do fundo do meu coração eu clamo a ti, manso Coração, pois te amo; inclina-te para o meu coração, para que ele possa unir-se a ti, coração a coração”.

É assim que podemos tentar responder ao amor de Jesus por nós.

Ele nos ensina que devemos reparar os nossos pecados

Mas não nos esqueçamos de que se, com sua agonia, ele nos ensina a detestar nossos pecados, e, com sua condenação, a confessá-los humildemente, com sua imolação ele nos mostra como devemos expiá-los e repará-los.

Ao percorrer a via dolorosa que ele nos traçou, não receemos carregar com valentia a nossa cruz, essa cruz de cada dia que ele coloca em nossos ombros para associar-nos à sua expiação.

Estendamo-nos amorosamente sobre essa cruz, ao lado dele, e deixemo-nos crucificar no cumprimento do nosso dever, ao invés de buscar o prazer em todas as suas formas.

Que o amor nos pregue à cruz como nela pregou nosso Salvador, o amor por Aquele que nos amou até a morte e morte de cruz; amor por nossos irmãos, mesmo aqueles que nos ofenderam e feriram, repetindo a oração do Salvador:

“Pai, perdoai-lhes, pois não sabem o que fazem”; amor constante e generoso, que não recue diante dos sacrifícios necessários para a Glória de Deus e a salvação das almas.

Sofrendo assim com Jesus e por amor a ele, teremos parte nos frutos de sua redenção e em sua glória.

*   *   *

Fonte: retirado do livro “A Divinização do Sofrimento” do Rev. Pe. Adolphe Tanquerey.

6 respostas

  1. louvado seja sagrado Coração de Jesus.
    bom dia.
    estou com meu coração cheio de alegria,tenho um débito de grande valor.
    depois de tanto desespero,pois já estava indo para cobrança judicial
    foi quando nas caladas das noite,implorei a SCDJ!
    pela a manhã o telefone tocou ,era o gerente do banco,que durante havia pensado muito em,pedindo que eu fosse a banco,que ele tinha uma solução para o meu problema.
    e resolveu,. um detalhe,o meu débito não era com o banco que sou cliente.
    Ele pagou os meu débito. e ainda vou começar a descontar em setembro pequenas parcelas.
    OLHA A MARAVILHA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

  2. BOM DIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GRAÇAS A VÓS, DEUS PAI, TEMOS UM FARDO TÃO LEVE, QUE NOS DESTE. QUE ATÉ ESTES COM SEU IMENSO AMOR, NÃO NOS DEIXA CARREGAR, POIS COM SUA IMENSA MISERICÓRDIA NOS LIVRA DELES TAMBÉM, OBRIGADO SENHOR, AMÉM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]