Você confia em Deus? Mas quanto você confia em Deus? (Parte I)

A confiança é uma firme esperança

Com a concisão que traz o cunho de seu gênio, definia São Tomás a confiança: “Uma esperança fortalecida por sólida convicção”. Palavra profunda que não faremos senão comentar neste capítulo.

Pensemos atentamente os termos que emprega o Doutor Angélico: “A confiança, diz ele, é uma esperança”. Não uma esperança ordinária, comum a todos os fieis; no qualificativo preciso a distingue: é “uma esperança fortalecida”. Notai bem, no entanto: não há diferença de natureza, mas somente de grau de intensidade.

Os albores incertos da aurora, tal como o esplendor do sol no zênite, fazem parte do mesmo dia… Assim a confiança e a esperança pertencem à mesma virtude: uma é, apenas, o desabrochar completo da outra.

A esperança comum perde-se pelo desespero; pode tolerar, no entanto, certa inquietação…

Quando, porém, atinge esta perfeição que faz trocar seu nome pelo nome de “Confiança”, torna-se-lhe, então, mais delicada a susceptibilidade. Não suporta mais a hesitação, por leve que se imagine. A menor duvida a rebaixaria e a faria voltar ao nível da simples esperança.

O Profeta Real escolhia exatamente as expressões quando chamava a confiança: “uma superesperança”. Trata-se realmente aqui de uma virtude levada ao máximo de intensidade.

E o Padre Saint-Jure, autor espiritual dos mais estimados do século XVII, via justamente nela uma esperança “extraordinária e heroica”.

Não é, pois, a confiança flor banal. Cresce nos cumes, e não se deixa colher senão pelos generosos.

Ela é fortalecida pela fé

Levemos mais longe este estudo.

Que força soberana fortifica a esperança a ponto de torná-la inabalável aos assaltos da adversidade?… A fé!

A alma confiante guarda na memória as promessas do Pai celeste; mediata-as profundamente. Sabe que Deus não pode faltar à palavra, e daí a sua imperturbável certeza.

Se o perigo a ameaça, a envolve, a domina mesmo, ela conserva sempre a serenidade. Apesar da iminência do risco, repete a palavra do Salmista: “O Senhor é minha luz e a minha salvação… que posso recear? O Senhor protege a minha vida… Quem me fará tremer…?”.

Existem entre a fé e a confiança relações estreitas, laços íntimos de parentesco. Empregando a expressão de um teólogo moderno, deve-se achar na fé: “a causa e a raiz” da confiança.

Ora, quanto mais se afunda a raiz na terra, mais seiva nutriente dela tira; mais vigorosa crescerá a haste; mais opulenta será a floração. Assim, a nossa confiança desenvolve-se na medida em que se aprofunda em nós a fé.

Os Livros Santos reconhecem a relação que une essas duas virtudes. Não são designadas pelo mesmo vocábulo “fides”, uma e outra, sob a pena dos escritores sagrados?

A confiança é inabalável

As considerações precedentes terão parecido, talvez, por demais abstratas. Era necessário, no entanto, que nelas nos firmássemos: delas deduziremos as qualidades da verdadeira confiança.

A confiança, escreve o Padre Saint-Jure, é “firme, estável e constante em grau tão eminente, que nada no mundo pode, já não digo derrubá-la, mas abalá-la sequer”.

Imaginai as extremidades mais angustiosas de ordem temporal, as dificuldades insuperáveis, em aparência, de ordem espiritual: nada disso alterará a paz da alma confiante…

Catástrofes imprevistas poderão amontoar em torno delas as ruínas da sua felicidade; essa alma, mais senhora de si que o sábio antigo, continuará calma: “Impavidum ferient ruinae”.

Voltar-se-á simplesmente para Nosso Senhor; nEle se apoiará com certeza tanto maior quanto mais privada se sente de auxílio humano. Rezará com ardor mais vibrante, e, nas trevas da provação, prosseguirá o seu caminho, esperando em silêncio a hora de Deus.

Uma confiança assim é rara, sem dúvida; mas se não atinge esse mínimo de perfeição, não merece, então, o nome de confiança.

De resto, encontram-se exemplos sublimes dessa virtude nas Escrituras e na vida dos Santos. Ferido na fortuna, na família e na própria carne, , reduzido à última indigência, jazia no seu monturo. Os amigos, sua mulher mesmo, aumentavam-lhe a dor pela crueldade das suas palavras.

Ele, no entanto, não se deixava abater; nenhuma murmuração se mesclava aos seus gemidos. Sustentavam-no os pensamentos da fé. “Quando mesmo o Senhor me tirasse a vida, dizia, ainda assim esperaria nEle!”.

Confiança admirável e que Deus recompensou magnificamente. A provação cessou: Jó recuperou a saúde, ganhou de novo fortuna considerável, e teve uma existência mais próspera do que antes.

Numa das suas viagens, São Martinho caiu nas mãos de salteadores. Os bandidos os despojaram; iam trucidá-lo, quando, de repente, tocados pela graça do arrependimento ou levados por um pavor misterioso, o libertaram e o soltaram, contra toda a expectativa.

Perguntou-se mais tarde ao ilustre Bispo se, nesse risco premente, não teria sentido algum medo. “Nenhum, respondeu, eu sabia que a intervenção divina era tanto mais certa quanto mais improváveis os socorros humanos”.

A maioria dos cristãos não imita, infelizmente, exemplos destes. Nunca se aproximam tão pouco de Deus como no tempo da provação.

Muitos não dão esse grito de socorro que Deus espera para lhes vir em auxílio. Funesta negligência! – “A Providência, dizia Luís de Granada, quer dar solução, ela mesma, às dificuldades extraordinárias da vida, quanto que deixa às causas segundas o cuidado de resolver as
dificuldades ordinárias”.

Mas é preciso reclamar o auxílio divino. Essa ajuda, Deus no-la dá com prazer. “Longe de ser incômoda à alma de quem suga o leite, a criança, pelo contrário, lhe traz alívio”.

Outros cristãos, nas horas difíceis, rezam com fervor, mas sem constância. Se não são atendidos logo, logo, caem de uma esperança exaltada num abatimento desarrazoado. Não conhecem os caminhos da graça.

Deus nos trata como crianças: faz-Se de surdo às vezes, pelo prazer que sente ao ouvir-nos invocá-Lo… Por que desanimar tão depressa, quando conviria ao contrário, rogar com maior insistência…?

É esta a doutrina ensinada por São Francisco de Sales:

“A Providência só adia o seu socorro para provocar a nossa confiança”.

Se nosso Pai celeste não concede sempre o que pedimos, é para nos reter a seus pés e nos dar ocasião de insistir com amorosa violência junto dEle, como claramente mostrou aos dois discípulos de Emaús, com os quais só Se deteve ao fim do dia, e assim mesmo por eles forçado.”

*   *   *

Fonte: retirado de “O Livro da Confiança” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

23 respostas

  1. A nossa fé só pode acontecer quando vivo em comunhão com a Igreja e cumpro os 10 mandamento, ainda falta muito para que imite ABRAÃO NA FÉ.

  2. senhor jesus proteja-mi e minha familia e todos aqueles que em ti crer, ame.’tira do laço de satana’s cima meu cunhado delvanir que estar pra ficar louco de professar fe’ que na salva e so destroi,so vive com taxo de trabalho na cabeça.

  3. O Senhor protege a minha vida, quem me fará tremer?
    Nossa confiança é o auxilio divino. Essa ajuda DEUS nos dá com maior prazer.
    Pra mim CONFIANÇA se resume na fé que cada um possui.
    Tudo que precisamos perante ao nosso bom “DEUS”, se pedirmos com fé e sem desistirmos e sempre com CONFIANÇA que um dia iremos conseguir, DEUS sempre nos irá atender.
    Abraço a todos.

  4. EU ACREDITO E CONFIO NO PODER MISERICORDIOSO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E NO PODER MISERICORDIOSO DE DEUS PAI!!!! SUA MISERICÓRDIA É TÃO GRANDE , QUE ELE NÃO NOS FALTA EM NENHUM MOMENTO DE NOSSAS VIDAS. ACREDITAR , CONFIAR E PEDIR DE CORAÇÃO E COM MUITA FÉ É O CAMINHO CERTO PARA ALCANÇARMOS AS GRAÇAS DIVINA!!!

  5. Eu creio e acredito portanto a Fé é o meu lema não quero e não posso ficar longe dela se me afasto
    estarei me afastando de Jesus e sem Ele não sou nada portanto eu creio e acredito.Meu Senhor e meu Deus mostre-me o caminho não me afastarei dele pois tenho Fé. AMÉM

  6. “MUITAS VEZES SOMOS TÃO FRACOS NA FÉ QUE NÃO CONFIAMOS TOTALMENTE EM DEUS E SUA SOLUÇÕES P/ NOSSOS PROBLEMAS, POR ISSO DEVEMOS SEMPRE PEDIR A ELE QUE NOS FORTALEÇA NA FÉ, POIS COM CERTEZA CONHECENDO AS NOSSAS FRAQUEZAS E LIMITES NOS DARÁ A CONFIANÇA NECESSÁRIA P/ SUPERAR-MOS OS OBSTÁCULOS QUE A VIDA NOS IMPÕE. SÓ ELE É VERDADE E VIDA EM PLENITUDE.

  7. Á FÉ E A CONFIANÇA EM DEUS É A BASE E O ALICERSO DE TUDO NA VIDA SER HUMANO! PORQUE ENTENDO QUE, QUE DEUS É ÚNICO! DONO DO CEU E A TERRA! NÓS NÃO TEMOS NADA AQUI, TUDO AQUI É UM EMPRESTIMO DE DEUS MEDIANTE OS MERECIMENTOS DE CADA HUMANO AQUI NA TERRA! PORTANTO QUEM PENSA QUE É PODEROSO! E DONO DE ALGUMA COISA AQUI NA TERRA! ESTÁ PERDIDO DENTRO DAS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!!!

  8. Li com atenção a conceituação da confiança, quando sustentada pela fé. Confesso que ainda preciso aprender e apreender muito dos ensinamentos divino. Não que desacredite, ao não ter de imediato um pedido atendido, mas sim pela complexidade do entendimento da confiança e fé, enquanto sustentáculo uma da outra.
    Obrigado por me possibilitar esta reflexão.

  9. Confiar em Deus é ter a certeza de que podemos esperar Nele. E em todas as situações da nossa vida nunca abalar a nossa esperança e aguardar pacientemente as suas gracas.

  10. Fácil é dizer que se tem fé. O difícil é mantê-la quando alguma tristeza nos assola, por uma doença, morte de um familiar, acidente; isso nos deixa fracos e muitas vezes nos questionamos por que comigo? Peçamos a Jesus que renove nossa fé diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]