Qual a reflexão que todo católico deve fazer no Domingo de Ramos? Veja aqui:

Plínio Correa de Oliveira

Um defeito, que diminui frequentemente a eficácia das meditações que fazemos,

Consiste em meditar os fatos da vida de Nosso Senhor sem qualquer aplicação ao que sucede em nós, ou em torno de nós.

Assim, espanta-nos a versatilidade e ingratidão dos judeus, já que estes, depois de proclamarem, com a mais solene recepção, o reconhecimento que deviam ao Salvador, pouco depois O crucificaram com um ódio que a muitos chega a parecer inexplicável.

Entretanto, essa ingratidão e essa versatilidade não existiram apenas nos judeus dos tempos da existência terrena de Nosso Senhor. 

Hoje ainda, no coração de quantos fiéis, tem Nosso Senhor a suportar essas alternativas de adorações e de vitupérios? E isto não se passa apenas no recesso geralmente indevassável das consciências.

Em quantos países, Nosso Senhor tem sido sucessivamente glorificado e ultrajado, a curtos intervalos de tempo?

Não empreguemos nosso tempo exclusivamente em nos horrorizarmos diante da perfídia do povo deicida.Para nossa salvação nos será utilíssimo refletirmos em nossa própria perfídia. Olhos postos na bondade de Deus, poderemos, assim, conseguir a emenda de nossa vida.

Ninguém ignora que o pecado é um ultraje feito a Deus. Quem peca mortalmente expulsa Deus de seu coração, rompe com Ele as relações filiais que Lhe deve como criatura, e repudia a graça.

Assim, há uma frisante analogia entre o gesto dos judeus, matando o Redentor, e nossa situação, quando caímos em pecado mortal.

Ora, quantas e quantas vezes, é depois de termos glorificado a Nosso Senhor ardentemente, por nossos atos ou ao menos depois de termos tomado com os lábios ares de quem O glorifica, que caímos em pecado e O crucificamos em nosso coração!

O mesmo se dá com muitas nações contemporâneas. Reúnem manifestações católicas imponentes, em que glorificam publicamente Nosso Senhor.

Ao mesmo tempo, os estadistas por elas mantidos no poder tramam, ora em silêncio, ora de maneira apenas disfarçada, a ruína das instituições católicas e a derrocada da civilização contemporânea, nos seus lineamentos ainda cristãos!

Assim, enquanto tais católicos proclamam seu amor à Igreja de Cristo, por sua negligência, por sua tibieza, por sua indiferença, permitem que a Igreja seja lentamente manietada, que sua influência seja sabiamente solapada, que sua atividade seja disfarçadamente impedida, a fim de que, no dia em que soar a hora do ataque violento, a reação se tenha tornado inteiramente impossível.

Evidentemente, povos como esses, depois de terem aclamado Nosso Senhor como Rei ou enquanto o faziam, preparavam perseguições e tristezas que pouco variavam da grande e divina tragédia da Semana Santa.

Graças a Deus, porém, não é apenas a versatilidade e a perfídia dos judeus que sobrevive em nossos dias. Também se encontram – e como são comovedores – gestos que lembram de modo irresistível a piedade tão meiga para com Cristo e tão sobranceira perante seus perseguidores,
de Verônica.

Se é certo que nossa época se assinala por grandes e inesperadas defecções, não é menos certo que o historiador verá nela, futuramente, uma época de grandes santos, admiráveis pela virtude da fortaleza, da prudência, da temperança e da justiça, das quais o mundo parece tão
radicalmente esquecido.

Nosso Senhor, indubitavelmente, é muito ultrajado em nossos dias.

Sejamos nós algumas daquelas almas reparadoras, que, se não pelo brilho de nossa virtude, ao menos pela sinceridade de nossa humildade – humildade inteligente, razoável, sólida, e não apenas humildade de palavrório sonoro e pescoço torto – reparemos nestes dias santos, junto ao trono de Deus, tantos ultrajes que, incessantemente, Lhe são feitos.

*   *   *

Retirado da revista “O Legionário”, nº 447, 6 de abril de 1941

Fonte: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/

2 respostas

  1. Meu senhor e meu Deus amo-vos profundamente, perdoa todos os meus pecacados. Tende piedade de mim, tende misericórdia dos pecados cometidos dentro da minha família.
    Senhor Jesus por favor lava-me e cura-me de todas as minhas enfermidades do corpo e da alma com o teu sangue preciosíssimo. Amém!

  2. SENHOR PURIFIQUE MEU CORAÇAO DE A ELE ESPIRITO A PAZ O AMAR DO SENHOR JESUS CRISTO DE PAZ A MINHA FAMILIA TIRA SENHOR TODAS AS ENFERMIDADE DA MINHA MAE OBRIGADO SENHOR POR TUDO QUE O SENHOR FAS POR MEM E POR MINHA FAMILIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]