Para a Quaresma: leia esta importantíssima reflexão sobre a Crucifixão de Nosso Senhor (Parte II)

Rev. Pe. Adolphe Tanquerey

Continuação do post: Para a Quaresma: leia esta importantíssima reflexão sobre a Crucifixão de Nosso Senhor (Parte I)

Entretanto, as trevas foram estendendo e envolvendo, como uma mortalha, a cidade de Jerusalém, a Judeia, o mundo inteiro (Mt 27, 45).

Jesus quis permitir que as trevas invadissem também a sua santa alma; e, para que tudo fosse consumado, sofreu sobre a cruz uma nova agonia.

Depois de a ter vivenciado longamente, um grito de angústia escapa de seus lábios e mais ainda de seu coração: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?” (Mt 27, 46). Palavras misteriosas, mas que muito nos dizem sobre as angustias do Salvador!

Carregado com o peso de nossas iniquidades, de todos os crimes cometidos ou que ainda seriam cometidos sobre a terra, desde o assassinato de Abel até os últimos pecados que precederão o julgamento, tornado para nós e por nós “maldição, execração”, segundo a enérgica expressão de São Paulo (Gl 3, 13), parece-lhe que Deus o abandona, que se retira dele para entregá-lo
à justiça.

Que angústia dilacerante para Aquele que , sendo a santidade em pessoa, tem horror infinito
ao pecado!

Ele entrevê também os milhões de pessoas, membros de seu corpo místico, que não tirarão proveito dos frutos da redenção, e, diante desta visão, queixa-se dolorosamente: “Meu Deus, por que me abandonais?”.

A sede de Almas

E talvez seja isto que explique este novo brado desolador: “Tenho sede” (Jo 19, 28 – 29).

Sem dúvida, a sede era uma das mais pavorosas torturas da crucifixão; mas o Salvador sobretudo tinha sede de almas: por elas ele sofrera tanto, desde o primeiro instante de sua encarnação!

Ele desejaria salvar todas, santificar todas, apresentar todas elas a seu Pai; e essa sede de almas era para ele muito mais cruciante do que aquela que ressecava a sua língua.

Almas cristãs que contemplais Jesus na cruz, não esqueçais este grito de angústia! O Salvador vos ama tanto que não quer renunciar a vós: se maior desejo, sua sede insaciável é de vos santificar, de vos tornar puras, nobres santas, dignas dele.

E, para isso, espera somente a vossa cooperação; ele mereceu para vós todas as graças que vos são necessárias para atingir um alto grau de santificação.

Iremos nós, por nossas resistências, nossas covardias e inconstâncias, frustrar suas esperanças e tornar inúteis, ao menos em parte, as torturas que ele suportou por amor a nós?

Ele tem sede do nosso amor, do nosso coração. Iremos nós regatear com ele, não respondendo senão com parcimônia ao seu desejo ardente de ser amado por nós?

Pensai nisto: do alto da cruz, o Redentor tudo previu, as nossas covardias, as nossas ingratidões, e isso feriu profundamente o seu coração amoroso.

Mas ele viu também os atos de compaixão, de reconhecimento e de amor, e essa visão o reconfortou; ela temperou essa sede ardente que ele tinha de vossa santificação, e suavizou singularmente os seus últimos momentos. Para o Salvador, com efeito, uma doce consolação sucede à angústia.

Ele vê, ele abarca com o olhar as legiões de mártires, de virgens, de apóstolos, de pais e mães de família, de almas generosas de todas as condições, que, atraídas pela cruz, oferecem-se como vítimas para completar em seu corpo e em sua alma em seu corpo e em sua alma a Paixão que ele sofreu como cabeça do corpo místico.

Essa visão lhe mostra que, para muitos, ao menos, seus sofrimentos não
foram inúteis.

Ele se rejubila com isso, e do fundo do seu coração brotam as palavras: “Tudo está consumado!” (Jo 19, 30); sim, tudo, minha Paixão, minha vida, minha obra; meu Pai foi glorificado, e as almas que desejarem serão salvas.

Esse foi o seu adeus à terra. Voltando-se então para o Céu, ele lança um grande grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23, 46). Palavra de confiança e de abandono, palavra de amor filial, que muitos discípulos irão repetir antes de deixar esta terra para lançar-se nos braços do Pai celeste.

(Continua…)

*   *   *

Fonte: retirado do livro “A Divinização do Sofrimento” do Rev. Pe. Adolphe Tanquerey.

5 respostas

  1. Que todos reflitam nesta quaresma a necessidade de perdoar aos outros e a si mesmo; Jesus transforma nossos corações para o bem e para Tua glória; pelas famílias e dos doentes que sofrem e aguardam por um atendimento nas portas dos hospitais . Jesus Misericórdia.

  2. PEÇO QUE OREM PELA RESTAURAÇÃO DE HYANN PABLO GOMES RODRIGUES E BRENO RAFAEL, PELA SAUDE DE MINHA MÃE E TODOS OS EMFERNOS, POR TODOS OS IDOSOS,JOVENS E PELA IGREJA QUE SOFRE NO MUNDO INTEIRO, E POR TODOS VOCEIS DA ASSOCIAÇÃO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. AMÉM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]