Você tem zelo pela Oração? Aqui, bons motivos para ter! (Parte I)

São Boaventura em oração

A quem deseja ardentemente tornar-se perfeito…

É sumamente necessário que exerça o seu espírito no zelo contínuo da oração e devoção, porque a pessoa indevota e tíbia, que não pratica assiduamente a oração, não somente é miserável e inútil, mas, diante de Deus, traz uma alma morta em um corpo vivo.

A virtude da oração é tão eficaz que só ela vence as tentações e armadilhas do inimigo maligno, que é o único a impedir o voo da alma ao céu. Não é de admirar sucumba muitas vezes miseravelmente às tentações quem não nutrir assiduamente o zelo da oração.

Por isso, diz Santo Isidoro: “A oração é o remédio para quem sente o fogo das tentações dos vícios: quantas vezes é tentado por algum vício, tantas vezes recorra à oração, porque a oração frequente rebate as impugnações dos vícios”.

A mesma coisa diz o Senhor no Evangelho:

Vigiai e orai para não cairdes em tentação”.

Tanta é a virtude da oração devota, que com ela o homem pode alcançar tudo e em qualquer tempo: no inverno e no verão, nos dias serenos e de chuva, de noite e de dia, nos dias de festas e nos dias úteis, na enfermidade e na saúde, na juventude e na velhice, estando o homem em pé, sentado ou andando, no coro ou fora do coro.

Às vezes, numa só hora de oração, ganha mais do que vale todo o mundo, porque com módica oração devota, ganha o homem o Reino dos Céus.

Para que, porém, saibas como deves orar e que qualidades a oração deve ter, informar-te-ei na medida em que o Senhor me inspirar, embora neste assunto eu mais careça de informações
que tu.

Sabe, pois, que para uma perfeita oração três coisas
são necessárias.

A primeira é que quando te entregas à oração, com o corpo e o coração levantado e com os sentidos fechados, reflitas, sem ruído, com um coração amargurado e contrito sobre todas as tuas misérias, isto é, sobre as tuas faltas presentes, passadas e futuras.

Primeiro, portanto, deves solicitamente refletir quantos e quão graves pecados cometeste no decurso de toda a sua vida, quantos e quão grandes bens omitiste, quantas e quão grandes graças de teu Criador perdeste.

Também deves cogitar quão longe te afastaste de Deus pelo pecado quanto pelo contrário, em algum lhe estavas tão perto; quão dissemelhante de Deus te tornaste, quando em algum tempo lhe estavas muito semelhante; quão bela eras algum tempo na alma, quando agora és muito
feia e impura.

Deves meditar para onde vais pelo pecado, isto é, para as portas do Inferno; o que te espera, isto é, o dia tremendo do juízo; o que te será dado por tudo isto, isto é, a morte eterna no fogo.

Por tudo isso deves incontinenti bater no peito com o publicano, 1) suspirar 2) com o profeta David, e com lágrimas lavar os pés do Senhor Jesus Cristo com Santa Maria Madalena.

Nem deves impor medidas às tuas lágrima, porque sem medida ofendeste o teu amado Jesus. É isto o que diz santo Isidoro: “Quando em oração nos achamos diante de Deus, devemos gemer e chorar, recordando quão grave é o que cometemos, quão duros os suplícios do Inferno
que tememos”.

Essas pungentes meditações devem formar o princípio de tua oração.

(Continua…)

*   *   *

Fonte: retirado do livro “A vida perfeita” de São Boaventura.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]