Poucos conhecem esta fase da vida dele… Veja como foi a juventude de São Francisco de Assis (Parte I)

Desde o princípio, Deus tinha importantes desígnios sobre São Francisco de Assis; com certeza, um dos homens mais Santos a pisar na Terra.

O nosso Santo nasceu em Assis, a 26 de Setembro de 1181, e foi batizado com o nome de João.

O seu pai, Pedro Bernardone, era um rico comerciante; grande mercador de tecidos preciosos, auferia dos seus negócios lucros consideráveis. A sua mãe pertencia a uma nobre família
da Provença.

O recém-nascido ficou, sem dúvida, à dever à origem francesa de sua mãe a alcunha de Francisco (francês), que lhe deram os seus parentes.

O dia do seu Batismo ficou marcado por um incidente bastante estranho. Quando o traziam de volta para casa, um misterioso desconhecido quis vê-lo e beijá-lo.

Olhou-o atentamente com expressão jubilosa; fez-lhe na testa o sinal da cruz, depois, com uma convicção que impressionou os circunstantes, declarou que o menino haveria de realizar grandes coisas e se tornaria um perfeito servo
de Deus.

A predição ia cumprir-se.

Passaram os dias. Francisco cresceu rodeado de carinhos, mimado mesmo, no ambiente opulento em que todos os seus desejos eram satisfeitos.

Parece não ter manifestado uma piedade precoce; mas as pessoas viam desenvolver-se nele, a pouco e pouco, qualidades invulgares: inteligência vivíssima, delicadeza e profundidade de sentimentos, elevação da alma, entusiasmo comunicativo, cortesia e distinção de maneiras. Todos esses dons conferem prestígio, arrastam e cativam.

Aos vinte anos, possuía um ascendente incontestável sobre os jovens da cidade; tornara-se o seu ídolo. Cantava apaixonadamente das canções de gesta.

Os pares de Carlos Magno e os cavaleiros da Távola Redonda povoaram a sua imaginação ardente. A alma de Francisco, naturalmente idealista, vibrava com o relato daquelas aventuras.

Enquanto se embrenhava nessas leituras épicas, os mais famosos trovadores da Provença percorriam as mais diversas regiões italianas. Visitavam, sucessivamente, as cortes feudais e as cidades populosas, cantando as proezas de seus heróis perante espectadores deslumbrados.

Assis não tinha importância suficiente para atrair esses homens ilustres. Francisco quis, pois, suprir tal carência que o entristecia.

Concebeu um projeto de fundar um ciclo literário, onde os jovens da cidade e dos arredores cultivassem as trovas e os poemas de cavalaria. A iniciativa foi coroada com inesperado sucesso. À sua volta agruparam-se numerosos adeptos que, de comum acordo, o escolheram por chefe.

Francisco reunia com frequência os seus novos amigos. Convidava-os para banquetes e comprazia-se em tratá-los suntuosamente.

Depois dos festins, percorria com eles as ruas da cidadezinha e, na sombra transparente das belas noites de luar, cantavam em coro alguns dos seus melhores poemas.

Com o apreço pela literatura, veio o da elegância.

Francisco vestia-se com o maior requinte. Escolhia para a sua roupa os tecidos mais finos e mais raros; às vezes, para chamar a atenção, procurava mesmo dar-lhes formas bizarras. Todas as riquezas e todas as coisas belas não lhe bastavam. Numa palavra, queria distinguir-se.

A sua mãe preocupava-se com esses ares principescos. O pai considerava essas despesas um pouco pesadas, mas não se lamentava; os triunfos do filho lisonjeavam a sua vaidade.

No ímpeto destes verdes anos, Francisco deixava-se deslumbrar pela glória. Ouvira falar da predição do desconhecido que o beijara no dia do seu Batismo; de bom grado falava alegremente da sua futura celebridade.

Mais do que nenhuma, era atraído pela glória militar. Os acontecimentos haveriam de corresponder às suas ambições.

Uma daquelas guerras, tão frequentes na Idade Média, veio a opor em combate as duas cidades rivais de Perúgia e Assis. Francisco participou com entusiasmo nessa guerra. A luta foi desfavorável à sua cidade. Com um grande número de conterrâneos, caiu em poder dos inimigos.

Tinha-se comportado nobremente no campo de batalha; encarceraram-no juntamente com os cavaleiros. Durante os doze meses do cativeiro, procurou sempre reconfortar com seu bom humor os companheiros de infortúnio.

Sabia que a alegria pode tornar-se em certas circunstâncias, uma forma de heroísmo; soube mostrar-se muito corajoso. 

(Continua…)

*   *   *

Fonte: retirado do livro “São Francisco de Assis” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

3 respostas

  1. Tenho uma profunda admiração por São Francisco de Assis. Sou devota dele faz muito tempo. Sua vida é belíssima. Vou acompanhar diariamente a vida deste Santo maravilhoso. Agradeço a Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus.

  2. Linda a história de S.Francisco,hoje peço a todos que lerem este comentário, que rezem pela minha mãe que aos 91 anos, irá fazer uma cirurgia, no dia 13/05, dia de Nossa Senhora de Fatima.
    Que Nossa Senhora de Fatima e S.Francisco de Assis derrame benções sobre minha mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]