Um Apelo do Alto: Nosso Senhor chama São Francisco à santidade! Veja como isso aconteceu (Parte II)

São Francisco é guiado pela Providência Divina, e, após a restauração da Capela, segue por novas veredas...

Continuação do post: Um Apelo do Alto: Nosso Senhor chama São Francisco à santidade!
Veja como isso aconteceu (Parte I)

De que maneira respondeu Francisco ao apelo do alto?

Com a prontidão entusiasta, com a coragem heroica e perseverante, que são traços característicos da sua fisionomia moral.

Apenas recuperado do assombro, Francisco voltou para casa. Reuniu um lote considerável de belos tecidos, saltou para cima do cavalo e dirigiu-se a Foligno.

Chegando lá, vendeu em pouco tempo a mercadoria e a montada; recolheu o dinheiro, e veio transbordante de alegria oferecê-lo ao Sacerdote responsável pela capela de São Damião.

O capelão pensou não dever aceitar uma oferenda tão magnífica, mas viu com bons olhos o projeto de restauro que o jovem lhe expôs; deu-lhe mesmo hospedagem pelo tempo que deveriam durar os trabalhos. E Francisco meteu mãos à obra.

Começaram logo a aparecer dificuldades.

Pedro Bernardone irritou-se com o filho. A contragosto já o vira renunciar à existência faustosa que tanto lisonjeava o orgulho paterno.

Indignava-se agora com o novo gênero de vida do filho. Queixava-se com dureza pelas somas de dinheiro que Francisco distribuíra liberalmente nos últimos meses.

Às palavras violentas sucederam os maus tratos. Pedro Bernardone chegou a raptar o filho, que o tinha ido visitar para tentar convencê-lo. Mas na sua ausência, o cativo foi libertado pela mãe.

Então, Pedro Bernardone convocou-o a comparecer em juízo perante as autoridades diocesanas.

A cena foi sublime na sua dramática rapidez. Em presença do Bispo, o Santo despojou-se das vestes, entregou-as ao pai e renunciou à sua parte da herança.

Até agora – gritou – chamavam-me de filho de Pedro Bernardone; daqui em diante poderei dizer com toda a verdade: Pai Nosso que estais no Céu!”.

Maravilhado com tanto heroísmo, o prelado abraçou-o e lançou a própria capa sobre os ombros do jovem. Antes de o despedir, ainda lhe entregou uma pobre túnica. Francisco tornou-se o pobre de Jesus Cristo.

O Santo teve ainda de suportar dolorosas humilhações.

Os conterrâneos, até mesmo os amigos, nada compreendiam do seu comportamento.

Começaram por chamá-lo de insensato; mas pouco a pouco as suas prevenções dissiparam-se e a ironia transformou-se em admiração.

Quando Francisco percorria as ruas de Assis, à procura de materiais ou de dinheiro para a sua querida Igreja, as ofertas afluíam. Os trabalhos de restauro avançaram rapidamente.

Por outro lado, as exigências da graça tornavam-se mais imperiosas. O padre de São Damião, que conhecia as comodidades da sua vida passada, esforçava-se por alimentar convenientemente
o hóspede.

Francisco quis renunciar a esta delicadeza; com uma tigela na mão, foi de porta em porta mendigar o alimento.

Quando se sentou para comer aqueles restos repugnantes, teve um sobressalto de aversão; mas mal os levou aos lábios, encontrou neles um sabor delicioso e se estremeceu de alegria.

Deus nunca deixa sem recompensa a generosidade dos seus servos.

Depois de São Damião, Francisco restaurou uma capela dedicada a São Pedro e a de Santa Maria da Porciúncula, tão famosa na história dos Frades Menores.

Que novos trabalhos deveria empreender em seguida?

Um texto do Evangelho esclareceu-o.

Ouviu ler na Missa a passagem de São Mateus em que Cristo envia os discípulos a pregar sem dinheiro, sem bordão, sem calçado. Aquelas palavras foram para ele um raio de luz.

Francisco deitou fora os sapatos, o bordão, o magro pecúlio que ainda possuía; colocou uma corda a servir de cinto e partiu para as aldeias da Úmbria a pregar a paz e o amor de Deus.

(Continua…)

*   *   *

Fonte: retirado do livro “São Francisco de Assis” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

3 respostas

  1. São Francisco de Assis rogai por nós que recorremos a vós, dá-nos sua simplicidade e o grande amor que destes a JESUS CRISTO, ensina-nos a amar os filhos e filhas de DEUS como nos amamos a nós mesmos.

    Aleluia, Amém.

    Gilberto da Silva Torres

  2. Lindo Texto. A vida de São Francisco de Assis é realmente maravilhosa!!!!!!! Um Santo totalmente despojado dos bens materiais. Ele era de família muito rica e nem por isso a riqueza lhe cegou como tanta gente fica pelo mundo quando enriquece. São Francisco de Assis interceda junto a Jesus pedindo a cura da minha insônia. Muito obrigada meu Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]