“A pregação que cativou as multidões” – conheça o poder das palavras de São Francisco de Assis (Parte III)

A missão que realizava com tantos frutos em países católicos não bastava para satisfazer o zelo do nosso Santo.
São Francisco de Assis se apresenta heroicamente ao Sultão com a intenção de convertê-lo;
São Francisco de Assis se apresenta heroicamente ao Sultão com a intenção de convertê-lo;

Continuação do post: “A pregação que cativou as multidões” – conheça o poder das palavras de São Francisco de Assis (Parte II)

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A missão que realizava com tantos frutos em países católicos não bastava para satisfazer o zelo do nosso Santo.


O seu espírito cavalheiresco ambicionava aventuras mais gloriosas: desejava evangelizar os infiéis. Esperava, com esse perigoso ministério, coroar o seu apostolado pelo martírio.

Partiu, pois, para o Oriente.

Durante o ano de 1213, embarcou em Ancona; mas uma tempestade atirou os navios para as costas da Ilíria.

Naquela má estação, a navegação tornava-se impossível. Francisco viu-se forçado a retornar à Itália.

Algum tempo depois, encontrava-se em Espanha; contava passar de lá a Marrocos e realizar por fim o seu sonho. A doença reteve-o e obrigou-o a voltar a Assis.


Estes contratempos sucessivos não o desanimaram. Em 1219, renovou a tentativa e conseguiu, desta vez, desembarcar no Egito.


Foi encontrar o exército dos cruzados sob os muros de Damieta; apercebeu-se depressa das rivalidades mesquinhas que os dividiam.

Procurou remediar os males e deu modestamente alguns conselhos que não foram bem recebidos.

Aqueles rudes guerreiros não compreenderam que se encontravam diante de um Santo; não o tomaram a sério.

O seu projeto de ir falar com o Sultão pareceu-lhes quimérico; disseram-lhe que seria assassinado antes de alcançar o objetivo.

Muito longe de assustar o intrépido missionário, a perspectiva do martírio atraia-o; lançou-se, pois, a caminho da meta tão desejada.


Na presença do Sultão


Acompanhado por um irmão, Francisco dirigiu-se ao acampamento dos infiéis; uma patrulha deteve-os.

Os muçulmanos maltrataram os religiosos e acorrentaram-nos.


O Santo não temia os tormentos nem a morte; mas antes de derramar o seu sangue queria, a qualquer preço, pregar a fé ao soberano ismaelita.


Empregou as poucas palavras árabes que conhecia e gritou: “Soldan, Soldan”, dizem os seus biógrafos.

O seu pensamento foi compreendido e levaram-no à presença do Sultão.

Abordou sem demora a questão religiosa.

Era por amor da sua alma, disse ele ao príncipe, que tinha vindo suplicar-lhe que renunciasse a Maomé.


Ofereceu-se para lhe explicar a doutrina católica: pediu para discutir na presença do Sultão com os marabus mais conceituados.


A sua ousadia, o seu ar de lealdade, a sua cortesia agradaram ao soberano.

“Consultarei os meus sacerdotes”, respondeu ele, e despediu-o.

O Santo teve, pouco depois, uma segunda audiência.

O Sultão tinha mandado convocar os teólogos do Islão; apareceu rodeado por uma numerosa Corte.

Francisco falou.


“Fazei acender uma grande fogueira –
disse. 

Entramos nela ao mesmo tempo, os vossos sacerdotes e eu.

Deus preservará das chamas os ministros da verdadeira religião”.


A proposta do missionário desconcertou os assistentes.

Os marabus não manifestaram qualquer desejo de tentar a prova do fogo.

Um Imã, que se encontrava ali, afastou-se prudentemente.


“Entrarei, pois, sozinho na fogueira -,
declarou Francisco.

Se morrer, atribui isso aos meus pecados; mas se, pelo contrário, não sofrer qualquer dano, reconhecei este sinal a verdade”.


Havia nas suas palavras uma tal expressão de sinceridade, que o Sultão não escondeu a admiração.

Não aceitou o oferecimento de São Francisco: não queria converter-se; mas recomendou-se às suas orações e cumulou-o de presentes.

Francisco declinou as ofertas do príncipe e retirou-se.


Quando chegou ao acampamento dos católicos, foi melhor recebido que antes.
Os cruzados maravilhados com tanta coragem, ouviram docilmente as pregações.


Francisco recrutou entre as suas fileiras diversas vocações para a sua Ordem.

Depois, embarcou para a Itália.

Não conseguiria arrebatar a dupla vitória por que tanto aspirava: não convertera o Sultão; não derramara o sangue pela fé.

Deus, que queria fazer dele um crucificado vivo, reservava-o para o sublime e doloroso martírio do Amor.

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Fonte: Livro “São Francisco de Assis” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

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