A Confiança em Deus traz benefícios inestimáveis; conheça os frutos da Confiança em Deus (parte II)

Enfim, e como uma das suas maiores prerrogativas, a confiança é sempre atendida.
A confiança de Santa Gertrudes fazia tal violência ao Divino Coração, que Ele era forçado a favorecê-la em tudo.
A confiança de Santa Gertrudes fazia tal violência ao Divino Coração, que Ele era forçado a favorecê-la em tudo.

Continuação do post: A Confiança em Deus traz benefícios inestimáveis; conheça os frutos da Confiança em Deus

.
Enfim, e como uma das suas maiores prerrogativas, a confiança é sempre atendida.


Nunca será demasiado repeti-lo: a prece confiante obtém tudo.

Com insistência muito acentuada a Escritura recomenda-nos a reanimar a nossa fé, antes de apresentarmos a Deus nossas súplicas.

Tudo o que pedirdes a Deus, com fé na oração, vós obtereis”, declara o Mestre.

O Apóstolo São Tiago usa da mesma linguagem; quer que peçamos “com fé, sem hesitar”.

Aquele que duvida, assemelha-se à vaga inconstante do mar; em disposições tais, é inútil pretender
ser ouvido.

Ora, de que fé tratam os trechos precedentes?

Não é da fé habitual que o Batismo infunde nas almas;

Mas sim de uma confiança especial, que nos faz esperar firmemente a intervenção da Providência em circunstâncias dadas.

É o que diz, explicitamente, Nosso Senhor no Evangelho:


Seja qual for o objeto da vossa prece, crede que o obtereis; e isso vos será concedido”.


O Mestre não podia designar mais claramente a confiança.

Podemos ter fé e duvidar, no entanto, que Deus queira acolher favoravelmente este ou aquele pedido nosso.

Temos acaso a certeza, por exemplo, de que o objeto do nosso desejo convém ao bem verdadeiro da nossa vida?


Hesitamos, pois. E essa simples hesitação, nota um teólogo, diminui a eficácia da oração.


Em outras ocasiões, pelo contrário, a certeza íntima fortifica-se a ponto de repelir completamente toda dúvida ou hesitação.

Estamos tão certos de sermos atendidos, que já nos parece ter na mão a graça solicitada.

Em atenção a uma confiança tão perfeita, escreve o Padre Pesch, Deus nos concede graças que, sem isso, não nos teria dado”.

Com efeito, o bem que Lhe pedíamos não nos era necessário;

Ou então, esse bem não realizava as condições precisas para que Deus, em virtude de suas promessas, Se obrigasse a no-lo dar.

O mais das vezes, de resto, essa íntima certeza é obra da graça em nós.


Por isso, conclui o autor, uma singular confiança em obter essa ou aquela bênção, é uma espécie de promessa especial que Deus nos faz de no-la conceder”.


Uma palavra de São Tomás resumirá esta curta digressão:

A oração, diz o Doutor Angélico, tira o seu merecimento da caridade; mas sua eficácia impetratória lhe vem da fé e da confiança”.


Os Santos rezavam com essa confiança.


E por isso Deus Se mostrava a respeito deles de uma liberalidade infinita.

O Abade Sisois, segundo narra a Vida dos Padres, rezava um dia por um de seus discípulos que a violência da tentação tinha abatido.


Queirais ou não, dizia a Deus, não Vos deixarei antes de o terdes curado”.


E a alma do pobre irmão recobrou a graça e a serenidade.

Nosso Senhor dignou-Se revelar a Santa Gertrudes que a sua confiança fazia tal violência ao Divino Coração, que Ele era forçado a favorecê-la em tudo.

E acrescentou que, assim agindo, satisfaz às exigências da sua bondade e do seu amor por ela.

Um amiga da Santa orava desde algum tempo sem nada obter.


O Salvador lhe disse: “Diferi a concessão do que Me pedes, porque não confias da minha bondade como a minha fiel Gertrudes.

A ela nunca recusarei nada do que Me pedir”.


Enfim, eis, segundo o testemunho do Bem-aventurado Raimundo de Cápua, seu confessor, como rezava Santa Catarina e Siena.

Senhor, dizia, não me afastarei de junto dos vossos pés, da vossa presença;

Enquanto a vossa bondade não me tiver concedido o que desejo, enquanto não Vos aprouver fazer o que Vos peço”.

Senhor, continuava, eu quero que me prometais a vida eterna para todos aqueles que amo”.

Depois, com uma audácia admirável, estendia a mão para o Tabernáculo:

Senhor, acrescentava, pode a vossa mão na minha! Sim! Dai-me uma prova de que me dareis o que Vos peço!…”.

Que esses exemplos nos incitem a nos recolhermos no fundo da alma; examinemos um pouco a consciência.

Com um piedoso autor dirijamos a nós mesmos a pergunta seguinte:


Teremos posto em nossas preces uma confiança total, um pouco desse absolutismo da criança que solicita da mãe o objeto que deseja?


O absolutismo dos pobres mendigos que se nos perseguem, e que, à força de importunação, conseguem ser atendidos?

Sobretudo, o absolutismo, ao mesmo tempo tão respeitoso e tão confiante, dos Santos em suas súplicas?”.


(Continua…)

.
Fonte: “O Livro da Confiança” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

.
.

*   *   *

.

botao_07

.

.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]