Como devemos guardar o domingo e os dias santos?

O domingo é chamado de "o dia do Senhor", pois foi nele que Jesus Cristo ressuscitou e deu início à nova criação.
Missa de domingo
Missa de domingo

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O domingo é chamado de “o dia do Senhor”, pois foi nele que Jesus Cristo ressuscitou e deu início à nova criação.


Ele se “distingue expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, a cada semana, e cuja prescrição substitui, para os cristãos” (CIC 2175).

Ou seja, o domingo, após a ressurreição do Senhor Jesus, substituiu o sábado, que era guardado anteriormente.

É tão importante que consta da lista dos dez mandamentos.

Trata-se do terceiro e diz:


“Guardar domingos e festa de guarda”.


O Catecismo continua ensinando que participar da Santa Missa no domingo é observar;

“A prescrição moral naturalmente inscrita no coração do homem de ‘prestar um culto exterior, visível, público e regular'” a Deus.

Diz ainda que:

“A celebração dominical do Dia e da Eucaristia do Senhor está no coração da vida da Igreja” (CIC 2176).

Além disso, existe uma obrigação, para o próprio bem do fiel, na participação dominical, que só pode ser isentado por motivos realmente sérios:

“A Eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã.

Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito;

A não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou se forem dispensados pelo próprio pastor.

Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave.” (CIC 2181)


O Código de Direito Canônico, em seu Cânon 1247, complementa o ordenamento quando diz que:

“No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa; 


Além disso, devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus;

A alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.


Ora, percebe-se assim que é preciso um outro posicionamento diante do domingo e dos dias de preceito.

Não se trata somente de ir à missa e de não trabalhar.

É preciso também olhar para o outro, reconhecendo nele igualmente a necessidade de guardar o mesmo preceito.

Veja:

 

“Santificar os domingos e dias de festa exige um esforço comum.

Cada cristão deve evitar impor sem necessidades a outrem o que o impediria de guardar o dia do Senhor.

Quando os costumes (esportes, restaurantes etc.) e as necessidades sociais (serviços públicos etc.) exigem um trabalho dominical;

Cada um assuma a responsabilidade de encontrar um tempo suficiente de lazer.

Os fiéis cuidarão, com temperança e caridade de evitar os excessos e as violências causadas às vezes pelas diversões de massa.

Apesar das limitações econômicas, os poderes públicos cuidarão de assegurar aos cidadãos um tempo destinado ao repouso e ao culto divino.

Os patrões têm uma obrigação análoga com respeito aos seus empregados.” (CIC 2187)


O repouso dominical, para o católico, não é um fim em si mesmo.

O centro dessa prática não está no repouso, mas sim na Eucaristia, no culto divino, na santificação daquele tempo da graça.

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Fonte: padrepauloricardo.org

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