Os primeiros passos para catequizar meus filhos?

A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais.
Exemplo da família.
Exemplo da família.

.
A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais.


É
com eles que toda criança deve aprender a conhecer a Deus, aprender a rezar e dar os primeiros passos na fé; conhecer os Mandamentos e os Sacramentos.

Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda:


“E vós, pais, não provoqueis à ira os vossos filhos, mas educai-os na disciplina e nas instruções do Senhor” (Ef 6, 4)
.


Aqui está uma orientação muito segura para os pais.

Sem as “instruções do Senhor”, não será possível educar.

Dom Bosco, grande mestre da juventude, ensinava que não é possível educar sem a religião. Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor de Deus – estudo – religião.

Nunca se esquece as orações que se aprende a rezar no colo da mãe.


Pobre filho que não tiver uma mãe que o ensine a rezar! É a melhor herança que recebida dos pais.


Não é verdade que a ciência e a fé são antagônicas; essa luta só existe no coração de quem não foi educado na fé, desde o berço.


É vendo o pai e a mãe se ajoelharem que um filho se torna religioso, mais do que ouvindo muitos sermões.
A melhor maneira de educar, também na fé, é pelo exemplo.


Se os pais rezam, os filhos aprendem a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, os filhos também vão viver assim, e isso se desdobra em outros exemplos.

Os genitores precisam rezar com os filhos desde pequenos, cultivar em casa um lar católico, com imagens de santos em um oratório, o crucifixo nas paredes, etc.; tudo isso vai educando os filhos na fé.

Alguém disse, um dia, que “quando Deus tem seu altar no coração da mãe, a casa toda se transforma em um templo.”


Um aspecto importante da educação religiosa de nossos filhos está ligado à escola.


Infelizmente hoje se ensina muita coisa errada em termos de moral nas escolas; então, os pais precisam saber e fiscalizar o que os filhos aprendem ali.

Os filhos precisam receber em casa uma orientação muito séria sobre a péssima educação moral que hoje é dada em muitas escolas, a fim de que não aprendam práticas anticristãs.

Saber selecionar os programas que os filhos podem ver, sem violência, sem sexo, entre outros.


Mais uma vez aqui, é a família que será a única guardiã da boa formação dessa criança.


Os pais precisam saber criar entretenimentos alternativos para tirá-las da frente do televisor, oferecendo-lhes brinquedos, jogos, contando-lhes histórias, etc.

Da mesma forma, ocorre com a internet: os pais não podem descuidar dela.

Mas, para levar os filhos para Deus é preciso também saber conquistá-los.

Dar a eles tudo o que querem, a roupa da moda, a camisa de marca? Não!

Conquistá-los com aquilo que os pais são para seus filhos e não com aquilo que se dá a ele.

Conquista-os dando-se a eles, afeto, tempo, carinho, atenção, ajudando-os sempre que precisam.

Diante de um mundo tão adverso, que quer arrancar os filhos das mãos de seus pais, estes têm que conquistá-los por aquilo que são para eles.


É preciso que o filho tenha apreço pelos pais. Assim será fácil levá-lo para Deus.


Muitos filhos não seguem os pais nos atos de piedade porque não foram conquistados por estes.

Conquistar o filho é nunca ofendê-lo com palavras ou humilhações ao corrigi-lo; mostrar paciência e dedicação sem limites, a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe Santíssima.

.
Fonte: adaptação do blog Canção Nova

.
.
*  *  *

.

.

missa
Clique na Imagem e escreva seu nome na Missa

.
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]