10 Dicas de São Bento para ter uma vida plena e feliz

.

1 – “Meus Filhos, Ouvi-me”
.

É assim que a Regra começa. Para ouvir, devemos primeiro manter o silêncio. Para um monge beneditino, falar sem necessidade, sem dizer nada de valor, era censurável. A maioria de nós não está vinculada a esse grau de rigidez, mas o silêncio nos permite refletir sobre nós mesmos e estar mais atentos aos outros, ajuda-nos a ser mais pacíficos e nos coloca na presença de Deus.

.

2 – O trabalho ajuda a ter uma mente saudável
.

“A ociosidade é inimiga da alma”, escreve São Bento. Ele ordenou que seus monges dividissem seu tempo entre o trabalho, a leitura e a oração, de tal maneira que desenvolvessem um corpo, mente e alma equilibrados.

.

3 – Transforme cada tarefa em oração
.

Para São Bento, toda tarefa participa da obra criadora de Deus e dos sofrimentos de Cristo. O trabalho deve ser considerado um serviço aos outros e uma forma de oração.

.

4 – Nossos dias devem seguir um ritmo
.

Em um mosteiro, a Regra impõe um tempo para tudo: oração, trabalho, leitura, reflexão… Esses princípios antigos ainda estão sendo ensinados como parte das habilidades de administração do tempo em escolas de negócios e em livros de autoajuda, que nos encorajam a estabelecer certos princípios e os horários de início e fim de cada tarefa.

.

5 – Seja atencioso com os outros
.

Para São Bento, o respeito deve caracterizar todos os nossos relacionamentos com outras pessoas. “Que todos sejam recebidos como Cristo”, diz ele, falando sobre os visitantes, “especialmente os pobres e os viajantes”. Se formos todos atenciosos uns com os outros – até mesmo com nossos inimigos – contribuiremos para construir um mundo que reflita o amor de Deus.

.

6 – Praticar a disciplina
.

O santo abade dizia a seus monges para que eles parassem o que estavam fazendo pontualmente quando chegasse a hora de passar para outra tarefa, embora possa ser difícil fazê-lo; mas se deve fazê-lo em obediência à vontade de Deus. Podemos não ter um abade nos dizendo qual é o nosso cronograma, mas nos obrigarmos a seguir um cronograma bem planejado realmente nos liberta da escravidão do improviso e dos impulsos.

.

7 – Leia frequentemente para alimentar sua mente e alma
.

São Bento indicava que seus monges dedicassem uma parte importante de seu dia à leitura das Escrituras ou outros livros edificantes, em intervalos de períodos de trabalho, oração e durante as refeições. Ler bons livros pode nos dar novas ideias, tornar-nos mais empáticos, ampliar nossa mente e nos ensinar a sabedoria do passado e do presente.

.

8 – Entender e respeitar suas prioridades próprias

.
Para os monges, a maior prioridade é buscar a Deus, especialmente na oração. Tudo na Regra está organizado em torno desse princípio. São Bento repete isso em formulações ligeiramente diferentes. Precisamos saber quais são nossas prioridades e respeitar essas prioridades na forma como usamos nosso tempo.

.

9 – Faça as pazes com os outros
.

De várias maneiras e circunstâncias, São Bento exorta seus monges a se desculparem sempre que ofenderem outras pessoas. Ele os lembra a palavra da Sagrada Escritura que diz para “buscar a paz” e, “em caso de discórdia com qualquer um, fazer as pazes antes do pôr do sol”. Isso nos ajuda a crescer em bondade, além de contribuir para a estabilidade da comunidade.

.

10 – Viva cada dia como se fosse o último
.

O santo abade dizia a seus monges para “manter a morte diante de seus olhos diariamente”. Isso nos ajuda a lembrar de nossas prioridades e a focar nos aspectos essenciais. Podemos não ser monges, mas os monges também são pessoas, e a natureza humana não muda. A visão de São Bento sobre a humanidade continua valiosa hoje em dia.

.

Esperamos que essas dicas nos iluminem ou nos lembrem de maneiras pelas quais podemos ser pessoas mais felizes e melhores, com a ajuda de Deus.

.

Fonte: Aleteia

.


Medalha de São Bento 2

.

2 respostas

  1. São Bento afaste de nossa Família uma pessoa de má fé, mau intencionada, que só quer o mal da minha Família.
    Nossa Senhora Aparecida livra meu Irmão Nelson das dores, ele sofre de dores na coluna, é depressivo, só fala em morrer, e tem problema de pressão alta.
    Peço pela minha saúde,do esposo Toninho e que o Anjo da Guarda abra os caminhos das minhas Filhas Andressa e Vanessa.

    1. Boa tarde Sra Roseli,
      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Como vai?

      Nós temos um canal exclusivo para a Sra incluir suas intenções. Então aproveite e inscreva seus pedidos!

      E para isso, pedimos que acesse o link a seguir http://aascj.org.br/livrodemissas/?origem=10671

      Que o Sagrado Coração de Jesus e São Bento lhe protejam!

      Atenciosamente,
      Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]