Voltar à página inicial

Minha Oferta ao Sagrado Coração de Jesus

Facebook Youtube Instagram

Os Sacramentos agem no inconsciente?

Em conversa com distinta psicóloga de Brasília, levantamos a questão sobre a eventual ação dos sacramentos da Igreja no âmbito profundo da alma, influência que está fora do comando direto da consciência.

Eu dizia que muitos pais estão certos quando desejam o batismo de seus filhos, em tenra idade. Mesmo que pensem menos na graça santificante, e na inserção no corpo da Igreja – que é o apanágio dos filhos de Deus – e mais num efeito psicológico no inconsciente.

Essa não é uma preocupação primordial da prática sacramental. Mas pode ser um mimo do Pai Eterno para com seus filhos, que não pode ser desprezado.

A criança que é batizada, está junto à sua família e junto com outros membros da comunidade. Assim ela “descobre” que é muito importante. “Sabe” que é amada por todos. Não é amada só pela sua família, mas também pelos outros: padrinhos, Padre, equipe celebrativa. Sabe que o Poderoso gosta dela. Conclusão da criança: “todos gostam de mim”. Podemos desejar melhor consciência de autoestima do que esta?

Poderíamos aprofundar o imenso benefício psicológico da santa Confissão, no espírito dos Fiéis. Ela pode nos levar a termos confiança em nós, porque o Pai nos dá uma nova chance, perdoando tudo. É como se nos disséssemos a nós mesmos: “com a graça de Deus, eu vou conseguir vencer o mal, e vou ser um bom cristão”.

A psicóloga, no entanto, se fixou ainda em outro sacramento da Igreja, que traz imensos benefícios aos Fiéis: é o matrimônio. Primeiro, olhando o vácuo espiritual de quem “não se casa na Igreja”, sobretudo podendo fazê-lo. A tais pessoas se repete o pensamento de frustração. Convencem-se de que falta alguma coisa. Que a família que tem é muito boa, e a alegria dos filhos lhes causa prazer legítimo.

Mas ainda não é tudo. Por outro lado, o casal que se recebe pelo sacramento do matrimônio, tem um sentimento de plenitude. Sabe que sua união é desejada pela sociedade. Todos depositam suas esperanças nesse casal. A Igreja lhes dá, em nome de Cristo, as bênçãos, para superar com mais galhardia, os problemas que a vida de família sempre pode trazer.

E que grande auto-estima para o casal saber que são participantes da obra de Deus Criador, quando geram e educam os seus filhos.

Fonte: Catequisar

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. luiz antonio guimaraes
    19, junho, 2011 em 02:05 | #1

    — REZO PELAS AS CRIANÇAS QUE SE ENTRA EM ZONA DE PERIGO, PRICIPALMENTE AS DROGAS, FAMILHA LER A BIBLIA VÁ A IGREIJA OUÇA OS MAIS VELHOS ENTRA PARA UMA PASTORAL, DEBATE IDEIAS AS PALAVRAS DE JESUS DISSE ÃOS SEUS APOSTOLOS, ESPUSEM DEMONIOS CURA OS DOENTES FALA DO MÊU AMOR POR TODOS NOS AMEM…

  2. Diene Aparecida Março de Oliveira
    18, junho, 2011 em 00:48 | #2

    Rezo agora pelas crianças que estão sendo batizadas e mais que tudo pelos pais que esquecem de evangelizar seus filhos, pois os pais ~são os primeiros catequistas, as crianças serão mais tarde o que os pais estão sendo agora. Isto é sério.

  3. aparecida lopes ferreira
    17, junho, 2011 em 22:39 | #3

    MEU DEUS EU TE PEÇO E IMPLORO A MISERICORDIA DE DEUS PARA FAZER COM QUE O MAGNO ME AME.AMÉM.

  4. valquiria parecida barbosa lima de almeida
    17, junho, 2011 em 12:27 | #4

    VALQURIA RIBEIRÃO PRETO PEÇO ORAÇAO TODOS OS DIAS PRA MINHA FAMILIA VALQUIRIA E ESPOSO VALDIR E FILHOS VALDIR DE ALMEIDA JUNIOR VICTOR HUGO DE ALMEIDA SUELLEN CRISTINA DE ALMEIDA E PRISCILA MARA DE ALMEIDA PEÇO PROVIDENCIA NA VIDA DA MINHA FAMILIA E BENÇAO PORQUE A ORAÇAO E O ALIMENTO DA NOSSA VIDA DIARIA.AMEM

  5. valquiria parecida barbosa lima de almeida
    17, junho, 2011 em 12:22 | #5

    PEÇO ORAÇAO TODOS OS DIAS PARA MINHA FAMILIA VALQUIRIA VALDIR ESPOSO E FILHOS VALDIR DE ALMEIDA JUNIOR VICTOR HUGO DE ALMEIDA SUELLEN CRISTINA DE ALMEIDA PRSCILA MARA DE ALMEIDA PEÇO PROVIDENCIA E BENÇAO PORQUE ORAÇAO E NOSSO ALIMENTO DIARIO DE TODOS OS DIAS .AMEM

  6. Helcio Tavares
    16, junho, 2011 em 11:13 | #6

    Peço a Benção e a intercessão do do meu filho Weslley Murylo, e de todas as crianças, que os Santos anjos de DEUS lhe proteja com suas bençãos e fortifique sesu corações com muta fe esperança e caridade. Amem

  7. lele
    16, junho, 2011 em 01:12 | #7

    AGRADEÇO AO SAGRADO CORAÇAO DE JESUS ,POIS P PROBLEMA QUE TIVA COM MEU ESPOSO ESTAVA NO PERU PARA UMA VIAGEM DE PALESTRANTE, E FOI PREDIDA SUA MALA .MAS GRAÇAS A DEUS MEDICARAM ELE COM A PRESSAO ALTA, E A SUA MALA APOS TODAS AS ORAÇOES DE VOCES E UM GRUPO DE AMIGOS REZAVAMOS .COM MUITA FÉ NODIA DE VOLTAR SUA MALA APARECEU ,ELE PODE VIR BEM CONTENTE E ARRUMADO,COM ELE GOSTA .MEU SENHOR AGRADEÇO A TODOS QUE ME AJUDARM A REZAR AMÉM…AMÉM…..

  8. maria d loudes pessoa
    15, junho, 2011 em 17:07 | #8

    Peço a intercessao dos arcanjos,por meu filho sérgio que ele tenha força para abandonar o alcolismo, tenha um trabalho seguro, e fique curado da épilepssia. Peço converssao dos meus netos e netas e de toda familia ,peço pela santificação dos sacerdotes pelos doentes da minha familia, pela reconciliação de um casal aline e walter.e pelo mundo inteiro>>

  9. 15, junho, 2011 em 15:10 | #9

    É muito inportanta sim a criança ser batizada. tenho varios ofilhados amo tds.tem um que se batizou agora com 08 aninhos ele é a coisa mais linda que eu amo muito.Também o casamento ele tem que ser concretizado no batismo de Jesus ter a sua benção. graças a Deus sou casadae muito be casada 21 anos já e minhas irmãs também.

  10. 15, junho, 2011 em 14:43 | #10

    Se todos os católicos soubessem do tesouro que Deus nos dá através dos Sacramentos. Com eles podemos nos salvar e ajudar a salvar. É um tesouro do Reino de Deus.

  11. EMANUELA
    15, junho, 2011 em 13:27 | #11

    O Batismo é uma bençõa para criança ou adulto. É ser amado não só por pais e se por todos.

  12. 15, junho, 2011 em 11:20 | #12

    Peço oração para meus netos .
    Alexandre Bortolotto
    Felipe Fogaça Bortolotto
    Amanda Martinazzo
    Que o anjo da guarda ilumine eles. Amém

  1. Nenhum trackback ainda.

GRÁTIS.
Coloque seu e-mail abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • São Bento: “A hora é agora!” – Esta reflexão poderá mudar sua vida (Parte 1) Leia Mais +
  • Por que a oração é tão importante na vida cristã?  Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Súplicas ao Coração de Jesus.
Ligue grátis de qualquer lugar do Brasil:

0800 774 7557

Política de Privacidade

Voltar aos Posts