Voltar à página inicial

Minha Oferta ao Sagrado Coração de Jesus

Facebook Youtube Instagram

A história dos Apóstolos escolhidos por Nosso Senhor – Parte III

SÃO LUCAS, que tinha o nome de Lucano, também não pertenceu aos doze primeiros chamados por Nosso Senhor Jesus Cristo. Nasceu na Grécia e seus pais, Enéias e Íris, eram escravos do Senador romano Prisco, que comandava a guarnição militar da Síria. Com a morte do oficial romano, seus pais passaram a servir Diodoro Cirino e sua familia, filho e herdeiro natural de Prisco. Com um pouco mais de 10 anos, recebeu em Antioquia, na Síria, os primeiros ensinamentos de um professor grego que administrava aulas para a filha de Diodoro. Evoluiu rapidamente e mostrou grande desembaraço nos estudos, granjeando a amizade de Keptah, que era o médico escravo da família, desenvolvendo a partir desta época sua tendência pelas Ciências Médicas.

Aos 17 anos foi para Alexandria, onde foi cursar Medicina, num famoso Colégio Médico, que possuía vastas e excelentes instalações com uma imensa biblioteca.

Depois de 4 anos de árduo estudo, concluiu o curso. Viajou para Roma, onde passou a residir em companhia de seus pais e especializou-se durante um ano. A partir de então passou a exercer seus trabalhos profissionais. Freqüentou as primeiras Comunidades Cristãs na Itália e na Palestina, sagrando-se Apóstolo pelas mãos de São Pedro.

Escreveu o 3° Evangelho e os Atos dos Apóstolos, onde, neste último, descreve muito das atividades dos Discípulos de Jesus e principalmente, uma pormenorizada narrativa da labuta de São Paulo.

Uma leitura minuciosa e observadora do seu 3° Evangelho e mais precisamente dos Capítulos 1° e 2°, leva-nos a concluir que São Lucas deve ter recebido aquelas informações diretamente de Maria Santíssima, que era a única com vida, que conhecia todos aqueles fatos, por ter sido ELA uma personagem integrante dos acontecimentos descritos, ou recebeu-os de alguém que tinha convivido muito próximo da Mãe de Deus, como o Apóstolo São João Evangelista.

SÃO JUDAS TADEU era também filho de Cleófas com a outra Maria e portanto primo de Nosso Senhor. Durante muitos séculos seu nome ficou esquecimento, por causa da semelhança de seu nome com o de Judas Iscariotes, o traidor. São Judas Tadeu é chamado de Lebeu, que significa bondoso ou corajoso. Ele levou o evangelho de Deus por toda a Mesopotânia e no interior do Ponto, assim como em Edessa. Chegou até a cidade de Nerito ou Berito na Armênia, onde foi preso por causa de suas veementes pregações contra diversas divindades daquele mundo pagão e onde também foi crucificado, sendo o seu corpo transpassado de flexas.

Escreveu uma Epístola endereçada aos cristãos de um modo geral, visando alerta-los e prevení-los contra os reais perigos das heresias que assolavam o cristianismo, trazendo dúvidas e confusões a corações não precavidos. Esta epístola foi escrita em Jerusalém ou na Alexandria, antes da grande guerra do ano 70, provavelmente no ano 66 ou 67 de nossa era.

Não foi fácil para os apóstolos converterem milhares e milhares de pessoas, que intimamente, por efeito do ambiente em que viviam e por tradição, já possuíam uma natural inclinação para tornar um deus, a tudo o que começavam a admirar. Inclusive os próprios Apóstolos, em muitas ocasiões, foram motivos de exageradas venerações por parte do povo, a partir do momento em que faziam milagres em nome de Deus, restituindo a saúde a uns e curando os defeitos físicos de outros. Isto obrigou-os a fazerem decididas reações, no sentido de acabar com aquele costume, fazendo-os compreender a quem deviam adorar e a dirigir todo o seu amor.

Fonte: Pelos Caminhos do Amor – Jusan F. Novaes – 1ª edição – 1983
NIHIL OBSTAT e IMPRIMATUR de D. Antonio Afonso de Miranda SDN
Bispo Diocesano de Taubaté (1983)
Com Aprovação Eclesiástica.

Extraído do blog Almas Castelos

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. 2, fevereiro, 2012 em 17:43 | #1

    Sõa Lucas e São Judas Tadeu homens de Deus. fiel e amado por tds.
    Senhor eu confio em vós.

  2. valquiria aparecida barbosa lima almeida
    2, fevereiro, 2012 em 14:40 | #2

    sagrado coraçao de jesus liberta a minha familia de todo o mal valquiria esposo valdir de almeida e filhos victor hugo de almeida e valdir de almeida junior e filhas suellen cristina e priscila mara providencie na nossas vidas e na nossas familias e no nossos trabalho que jesus abençoe todos nos e maria passa na frente.

  3. maria de fatima oliveira borba
    2, fevereiro, 2012 em 13:26 | #3

    obrigada a voces do ASSOCIAÇAO APOSTOLADO CORAÇÃO DE JESUS , POR ESTAS INFORMAÇOES QUE CADA DIA NOS DEIXA MAIS APAIXONADOS PELA NOSSA RELIGIÃO , EVANGELIZAR E PRECISO , DEUS ABENÇOE VOCES

  4. M.j. R.
    2, fevereiro, 2012 em 12:57 | #4

    Bem hajam por tantos ensinamentos! Eles ajudam-nos a crescer no conhecimento do cristianismo e da fe! Para nos nao eh facil encontra-los, mas vos fazeis tudo isso por nos. Que Deus vos abencoe!

  5. Teresa Cardoso
    1, fevereiro, 2012 em 22:39 | #5

    Nós necessitamos de mais informações sobre os outros apóstolos, pois quando se trata de Jesus devemos ficar atentos e bem informados. Obridada por todas as esplicações. Sagrado Coração de Jesus, nós confiamos em Vós.

  6. Manuel Mota
    1, fevereiro, 2012 em 16:19 | #6

    SÃO LUCAS e SÃO JUDAS TADEU rogai por nós agora ena hora da nossa morte AMEN.

  7. Helcio Tavares
    1, fevereiro, 2012 em 12:36 | #7

    O Sagrado Coração de Jesus nos liberte de todo pecado. Amém

  8. Helcio Tavares
    1, fevereiro, 2012 em 12:35 | #8

    oO Sagrado Coração de Jesus nos liberte de todo pecado. Amém

  9. Emanuela
    1, fevereiro, 2012 em 11:22 | #9

    Muito linda essa historia.

  10. 1, fevereiro, 2012 em 07:27 | #10

    Sagrado Coraçaõ de Jesus derrama graças para dar tudo certo os nossos negocios
    estamos para dar um rumo na nossa vida, e precisamos de ajuda e eu sei que Jesus Maria José vai tomar conta de nossa caminhada . Amém

  11. 1, fevereiro, 2012 em 07:12 | #11

    É muito bonita a história dos apóstolos. Também vós sois apóstolos, mas apóstolos do Sagrado Coração de Jesus…

  1. Nenhum trackback ainda.

GRÁTIS.
Coloque seu e-mail abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Via Sacra: 5ª Estação – Jesus recebe socorro de Cirineu Leia Mais +
  • Via Sacra: 4ª Estação – Maria Santíssima vem ao encontro de Jesus Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Súplicas ao Coração de Jesus.
Ligue grátis de qualquer lugar do Brasil:

0800 774 7557

Política de Privacidade

Voltar aos Posts