Voltar à página inicial

Minha Oferta ao Sagrado Coração de Jesus

Facebook Youtube Instagram

Notável no ensinar, ilustre no expôr e ótimo na correção dos costumes (Parte II)

São João Crisóstomo

Elogio de São Tomás de Aquino a São João Crisóstomo

Conta-se que em certa ocasião São Tomás foi, com um grupo de estudantes dominicanos de Santiago…

…Em peregrinação à cidade de Saint Denis, na França, onde  se acha a basílica célebre que guarda os túmulos do primeiro bispo de Paris e dos reis da França.

Em Paris, ficou alguns momentos a descansar e a admirar o panorama sobre a cidade, nas alturas de Montmartre. E um dos jovens companheiros, deslumbrado, diz-lhe: “Que bela cidade é Paris”.

São Tomás concorda e o outro exclama: “Se Deus quisesse que ela fosse vossa”… Resposta de São Tomás: “Para que?” – “Poderíeis vendê-la ao rei da França e com a soma obtida mandar construir os conventos da nossa ordem”, responde o estudante fantasista.

Então, com um sorriso, São Tomás de Aquino diz essa coisa extraordinária: “Antes queria ter as Homilias de São João Crisóstomo sobre o Evangelho de São Mateus”.

É uma resposta magnífica como afirmação do valor das coisas da inteligência e como elas primam sobre coisas práticas! A ideia é de que as homilias de São João Crisóstomo iam crescer, nele, o discernimento que tem das coisas divinas.

E então, essa coleção de livros lhe valia mais do que toda a cidade de ParisE valia mais do que todos os conventos dominicanos que poderiam ser construídos.

De tal maneira um bem do espírito, como é um conhecimento a mais de um elemento da verdade católica,  vale mais isso do que construir os conventos dominicanos do mundo inteiro.

É uma manifestação de uma elevação de espírito e de uma sobreposição das coisas do espírito sobre as coisas práticas. Quer dizer, tudo quanto é prático – e inclusive prático de apostolado – passa para segundo plano, desde que se trate de adquirir um bem de espírito, a mais.

Então, quando, num determinado dia, formos dormir tendo adquirido uma noção nova a respeito de um ponto da doutrina católica, podemos dar o dia por bem ganho. Mais bem ganho do que se a gente tivesse conseguido uma grande quantia em dinheiro! milhares de cruzeiros.

Portanto, essa atitude de São Tomás de Aquino é um ensinamento magnífico a propósito das homilias de outro santo, São João Crisóstomo

São João Crisóstomo, (séc. VI), foi um bispo combativo; atacou violentamente os erros de seu tempo e por isso foi perseguido pelos maus.

É um dos quatro grandes Doutores da Igreja (São Gregório Magno, Santo  Ambrósio, Santo Agostinho e São Jerônimo). Quer dizer posto para ensinar à Igreja universal, em todos os séculos até o fim do mundo.

É chamado Crisóstomo, porque exatamente tinha a “boca de ouro”, as suas palavras eram tão excelentes não só pela forma, mas, sobretudo, pelo conteúdo, que aquilo que ele dizia era áureo.

Pois bem, o que ele dizia era para estigmatizar os vícios do tempo e, por causa disto, ele foi perseguido pelos maus.

Evidentemente o contraste é tão grande com aquilo que nós vemos hoje em dia: autoridades religiosas apoiando, prestigiando e propulsionando os maus, que agem contra os Mandamentos da Lei de Deus, particularmente os 7º. e o 9º. (Não roubar e não cobiçar as coisas alheias).

Em face disto devemos pedir a Nossa Senhora que tenha pena da Igreja e que dê a ela bons bispos; bispos que roguem e que obtenham para os fiéis esse espírito de batalha, de luta, em defesa da verdadeira piedade, hoje tão distante.

 Quando fazemos pedidos aos santos, é bom imaginar como eles foram e, se eles estivessem agora na terra, como gostariam de atender os nossos pedidos. Dessa forma compreendemos como nossos pedidos lhes são gratos no Céu.

Podemos imaginar o que sentiria qualquer santo, se estivesse na terra e presenciasse o espetáculo de desolação que nós presenciamos hoje em dia?

Com que empenho eles trabalhariam para conseguir uma autoridade religiosa verdadeiramente segundo o Coração Imaculado de Maria?

Devemos ter a certeza de que, insistindo muito, ou antes ou depois dessa grande crise (a “fumaça” de satanás dentro da Igreja, que promove a sua autodemolição, conforme disse Paulo VI) a Igreja seja confortada com muitos representantes de acordo com a sua alta missão perante Deus.

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.

GRÁTIS.
Coloque seu e-mail abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Qual é o caminho da salvação? A resposta você encontra aqui Leia Mais +
  • Veja como descobrir tudo sobre São Judas Tadeu, Padroeiro das Causas Impossíveis Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Súplicas ao Coração de Jesus.
Ligue grátis de qualquer lugar do Brasil:

0800 774 7557

Política de Privacidade

Voltar aos Posts