Aprenda a fazer o Sinal da Cruz corretamente

Sinal da Cruz 1 - Imagem Destacada

.

SINAL DA CRUZ: Conheça a história e a forma correta de fazê-lo

.

Os primeiros registros da prática do sinal da cruz estão no escrito De corona militis de Tertuliano. O texto diz:

.

“Em cada caminhada e movimento, em cada entrada e saída, no vestir, no calçar, no banho, no estar à mesa, no acender as luzes, no deitar, no sentar, no lidar com qualquer ocupação, marcamos a testa com o sinal da cruz” (3,4. PL 2, 80A).

.

Tertuliano apresenta algo que já era costume na Igreja, por volta do início do século III.

.

No Livro de Ezequiel (Ez 9,4), o profeta tem uma visão de Deus falando ao anjo: “passa no meio da cidade, no meio de Jerusalém e marca com um Tau (sinal da cruz) na testa dos homens que gemem por tantas abominações que nela praticam”. O sinal, fundamentado da Bíblia, não demorou para ser reconhecido pela Igreja como sinal da cruz de Cristo.

.

O Sinal da Cruz tomou uma característica marcadamente militante na batalha dos verdadeiros católicos contra os defensores da doutrina monofisista (hereges que diziam que em Nosso Senhor Jesus Cristo havia uma só natureza).

.

Os bons católicos, para atestar a fé de que em Jesus existem duas naturezas (divina e humana), passaram a fazer o sinal da cruz com dois dedos e ampliaram o sinal, para explicitar melhor a união de Nosso Senhor com as três Pessoas da Santíssima Trindade.

.

A Simbologia do Sinal da Cruz

.

O Sinal da Cruz passou a ser feito, então, da testa ao peito; do ombro esquerdo para o direito, com os dois dedos. Passados os anos, com a intenção de simbolizar a Santíssima Trindade, os cristãos traçavam o sinal da cruz com três dedos e dois recolhidos, lembrando as duas naturezas de Cristo. A riqueza deste sinal fez com que este se estendesse por toda a Idade Média.

.

O Papa Inocêncio III (de 1534 a 1549) escreveu sobre o assunto e explicou como o sinal da cruz deveria ser feito pelos católicos:

.

“O sinal da cruz deve então ser feito com três dedos, pois ele assinala a invocação da Trindade; a respeito da qual disse o profeta: ‘quem pendurou com três dedos a massa da terra?’ (Isaías 40,12).

.

É assim que se desce do alto para baixo, e da direita se passa à esquerda, pois Cristo desceu do céu à terra e dos Judeus passou para os gentios.

.

Alguns [sacerdotes], porém, fazem o sinal da cruz da esquerda para a direita, pois devemos passar da miséria para a glória, assim como Cristo passou da morte para a vida e do inferno para o paraíso, para que eles assinalem a si mesmos e os outros uma só direção”.

.

Atualmente a legislação canônica relativa ao Sinal da Cruz está contida no Cerimonial dos Bispos. Na nota de nº 81, no número 108, a cerimônia da Santa Missa, diz: “Ao benzer-se, volta para si a palma da mão direita com todos os dedos juntos e estendidos, faz o sinal da cruz da fronte ao peito; do ombro esquerdo ao direito”.

.

A simbologia nesta forma de fazer o Sinal da Cruz está na representação das chagas de Cristo. “Os cinco dedos estendidos representam as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, que são o sinal da cruz. Cristo, com a sua cruz, tira toda a condenação do homem (por isso, da esquerda para a direita).”

.

.
Como termina o Sinal da Cruz?

.

Sobre a maneira que se deve finalizar o sinal da cruz, o correto é fazê-lo com as mãos juntas ou postas (quando se diz “Amém”).

.

O sinal da cruz é um sacramental. Os sacramentais são certas práticas de piedade com alguma analogia com os Sacramentos.

.

Os sacramentais indicam a ação invisível de Deus e da sua graça em nossas almas e podem alcançar-nos o perdão das faltas veniais e o aumento da graça santificante, de conversão e de salvação, dependendo das disposições de fé e piedade de quem os pratica. Exemplos de sacramentais: alguma oração pública, o sinal da cruz, a água benta, o pão bento, o sal bento, esmola, etc.

.

Com os sacramentais não só expiamos (reparamos) a pena temporal devida às nossas faltas, mas adquirimos méritos maiores e avivamos em nós a devoção e a piedade, que nos mantêm, por intercessão de Nossa Senhora, mais unidos a Nosso Senhor Jesus Cristo.

.

Fonte: O Anunciador


Existe proteção maior do que a de Nosso Senhor Jesus Cristo?

.

Sagrado-Coração-de-Jesus - 11

.

ACESSE AQUI e saiba como receber o Escudo do Sagrado Coração de Jesus em sua casa!

.

escudo

.

Que o Escudo do Coração de Jesus seja sua defesa contra os ataques de tudo que tentam desviar você do caminho divino.

.

“Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Romanos 8-31

.


Livro de Missas

.

5 respostas

  1. Meu nome é Elair Margarida Pinto, e já sou membro da família do Sagrado Coração de Jesus! Como faço para adquirir alguns escudos do Sagrado Coração de Jesus?
    Atenciosamente

    1. Olá, Da. Elair
      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!?

      Tudo bem?

      Que alegria poder contar com sua ajuda na missão de levar o Coração de Jesus para a vida das pessoas.

      Por gentileza, para saber como adquirir mais escudos do Sagrado Coração, pedimos que entre em contato com o número 0800 608 2126 e converse com uma de nossas colaboradoras.

      Lembramos que a ligação é gratuita para qualquer região do Brasil.

      Se preferir, entre em contato através do e-mail: atendimento@aascj.org.br

      Que o Sagrado Coração de Jesus derrame muitas graças em sua vida.

    1. Olá, Sr. Carlos Eduardo
      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!?

      Tudo bem?

      Que alegria poder contar com sua ajuda na divulgação da devoção do Sagrado Coração de Jesus.

      Para saber como participar das Campanhas de Apostolado e receber os Presentes de Agradecimento, por gentileza, entre em contato com o número: 0800 608 2126 que teremos o prazer em ajudá-lo nesta missão de evangelização.

      Certamente, Deus irá conceder muitas graças em sua vida por essa atitude.

      Que Nosso Senhor lhe abençoe hoje e sempre.?

      Atenciosamente,
      Equipe Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]