Saiba por que rezar é um momento muito mais especial do que você imagina – Parte 2

.

Como se faz a meditação?

Coloco-me diante de Nosso Senhor que me ensina uma verdade ou uma virtude. Estimulo em mim – pela razão, pela fé, e com todo o meu coração – a sede de harmonizar a minha alma com esse ideal.

.

Deploro tudo quanto, em mim, lhe for contrário. Decido combater os obstáculos, persuadido de que nada conseguirei sozinho e que tudo poderei obter pela oração.

.

No momento da meditação

Esforço-me por trazer ao espírito uma cena muito expressiva, que substitua as minhas preocupações e distrações. Cena capaz de me empolgar e de me colocar na presença de Deus, que no seu amor infinito, quer ser o meu interlocutor.

.

Imediatamente depois, impõe-se um ato de adoração profunda.

 

Humilho-me, profundamente, diante de Deus, faço um ato sincero de contrição, e uma oração humilde e confiante para que Deus abençoe esta meditação.

.

A meditação é o braseiro que revigora a guarda do coração

Mediante a fidelidade a esta meditação, todos os exercícios de piedade serão vivificados. A alma irá, aos poucos, adquirindo a vigilância e o espírito de oração, isto é, o hábito de recorrer, continuamente, a Deus.

.

A meditação gerará uma união íntima com Ele, mesmo durante as ocupações mais absorventes.

.

Vivendo a alma assim unida a Nosso Senhor pela guarda do coração, atrairá a si os dons do Espírito Santo e as virtudes infusas, e poderá ser chamada por Deus a um grau mais elevado de oração.

.

O excelente livro, “As vias da oração mental“, de D. Vital Lehodey (Ed. Lecoffre), define bem o que se requer para a ascensão da alma pelos diversos graus de oração, e dá as regras para discernir se uma oração superior é, verdadeiramente, um dom de Deus ou um fruto da ilusão.

.

Antes de falar da oração afetiva, primeiro grau de orações mais elevadas às quais Deus, ordinariamente, só chama as almas que adquiriram a guarda do coração mediante a meditação, o P. Rigoleuc S. J. indica, no seu livro “Obras espirituais, dez maneiras de falar com Deus”.

.

Saiba por que rezar é um momento muito mais especial do que você imagina – Parte 1

.

Fonte: A alma de Todo o Apostolado – Parte V – Jean-Baptiste Chautard

.


.


.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126