Sexta-feira Santa: A Paixão de Jesus Cristo

Sexta-feira Santa: A Paixão de Jesus Cristo

.

A Paixão de Jesus Cristo

.

A Quinta-Feira Santa, Cristo havia instruído os Seus discípulos a se prepararem para a Última Ceia. Foi nesta noite que Ele ordenou os seus doze apóstolos a “fazerem isto em memória de mim”.
.

Após a Última Ceia, que foi a Primeira Missa, os apóstolos e Jesus se dirigiram pelo Vale do Cedron até o Horto das Oliveiras, onde o Cristo lhes pediu que orassem e vigiassem, enquanto Ele experimentava a Sua agonia (cf. Mt 26,30).
.

Perto da meia-noite, Jesus foi traído por Judas. O Cristo foi preso e levado para a casa do sumo sacerdote (cf. Mt 26,47).

.

Sexta-Feira Santa
.

Durante toda a noite, Jesus fica trancado no calabouço da casa do sumo sacerdote. Pela manhã, Ele é levado até a presença de Pilatos, o governador romano, que repassa o caso para o rei Herodes.
.

Herodes o manda de volta para Pilatos, que, em algum momento no meio da manhã, cede à pressão das autoridades do templo e das multidões e condena Jesus à morte cruel por crucificação.
.

Sexta-feira Santa: A Paixão de Jesus Cristo

.

No final da manhã, Jesus é levado pelos soldados através da cidade até a colina do Gólgota. Ali, ao meio-dia, Ele é pregado à cruz e agoniza durante cerca de três horas.
.

Por volta das três da tarde, Jesus entrega o Espírito ao Pai e morre. Descido da cruz, é colocado apressadamente no sepulcro antes do anoitecer.

.

A Cruz, o Sangue e a Água
.

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança.
.

Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.

.

Jesus Crucificado

.

O soldado que traspassou o lado de Cristo no lado do coração, não se deu conta que cumpria uma profecia, realizava um último, estupendo gesto litúrgico.
.

Do coração de Cristo brota sangue e água. O sangue da redenção, a água da salvação.
.

O sangue é sinal daquele maior amor, a vida entregue por nós, a água é sinal do Espírito, a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação derrama sobre nós.

.

Este é um dia de oração, jejum e abstinência.
.

Sempre que possível, os cristãos são chamados a se abster do trabalho, de compromissos sociais e de entretenimento, a fim de se dedicarem à oração e à adoração em comunidade. 

.

Fontes: Aleteia / ACI Digital 

Z

Botão de Inscrição Famílias do Sagrado Coração de Jesus

.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126