
Palavras ditas há mais de 300 anos ainda ecoam nos corações! Palavras que foram dirigidas a Santa Margarida Maria Alacoque (1647 – 1690), uma religiosa do convento da Visitação de Santa Maria na França.
Estava ela rezando diante do Santíssimo Sacramento, a 16 de junho de 1675, quando Nosso Senhor lhe aparece.

Depois de um breve diálogo, Ele aponta para seu próprio Coração e diz: “Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor.”
Em outra ocasião (1686), a santa escreve à sua superiora um desejo que lhe fora revelado por Nosso Senhor: “Ele deseja que a senhora mande fazer uns escudos com a imagem de seu Sagrado Coração, a fim de que todos aqueles que queiram oferecer-Lhe uma homenagem, os coloquem em suas casas; e uns menores, para as pessoas levarem consigo”.
Os milagres do Detente do Sagrado Coração
O Detente é um Escudo que a Divina Providência colocou à nossa disposição com a finalidade de nos proteger contra todos os perigos do corpo e da alma.
É também um meio de expressar nosso amor e entrega ao Sagrado Coração de Jesus e de recordar Suas promessas.
Este Escudo é também chamado de Salvaguarda, Bentinho ou Detente.
Se conhecem vários milagres obtidos pelo uso desse Escudo. Muitos casais passaram a viver em harmonia no lar, filhos foram resgatados de caminhos de perdição, pessoas se converteram, padres e religiosos perseveraram na vocação que Deus lhes deu, doenças foram curadas e infinitas graças foram concedidas.

Em 1720, uma religiosa da mesma ordem da Visitação, a quem Jesus fez saber antecipadamente de uma grave epidemia que se espalharia em Marselha, cidade francesa, fez milhares desses Escudos do Sagrado Coração e os repartiu por toda a cidade onde grassava a peste.
A história nos conta que, pouco depois, a epidemia cessou como por milagre. Não contagiou muitos daqueles que portavam o escudo e as pessoas contagiadas tiveram um extraordinário auxilio com essa devoção. A partir de então, o costume se estendeu por outras cidades e países.
A prática do uso do escudo se difundiu amplamente entre os católicos, até chegar ao conhecimento do Papa Pio IX, que aprovou o escudo com a imagem do Coração de Jesus, com a seguinte frase:
“ALTO! O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ESTÁ COMIGO!
VENHA A NÓS O VOSSO REINO”.

Já em nosso século, no ano de 2012, o soldado da Legião Espanhola Iván Castro Canovaca, de 23 anos, futuro pai de uma menina, recebeu tiro mortal em combate no Afeganistão. A bala atravessou seus dois pulmões, passou a milímetros do coração, da traqueia e do esôfago.
As lesões eram tão complexas que, para os cirurgiões, “o normal teria sido ele falecer nos dez primeiros minutos”. As informações são do site espanhol “Religión en Libertad”. O soldado, contudo, portava o Detente.
Segundo a revista “Armas e Cuerpos”, da Academia Geral Militar espanhola, “um certo número de relatos de soldados que escaparam da morte de forma quase milagrosa deu tanto prestígio ao Detente, que os militares espanhóis passaram a usá-lo em todas as guerras”.
O “Detente Bala”
O popular Detente é apelidado pelos soldados espanhóis de “Detente Bala” (Alto Bala), como proteção derradeira contra as balas inimigas.
Na hora de entregar aos legionários o Detente já bento, o capelão do regimento deixou claro que não se trata de um amuleto: “Levai-o como algo espiritual que vos une a Deus”, explicou.
O legionário Iván Castro conheceu a filha e quis voltar ao combate. Tudo isso por obra do Detente Bala, o Escudo que o amor de Deus nos providenciou.
Hoje mais do que nunca, devido aos perigos que nos ameaçam de todos os lados, é de suma importância o uso do Escudo do Sagrado Coração de Jesus.
Levando-o conosco estaremos, no interior de nossas almas, como que repetindo o que disse o apóstolo São Paulo: “Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rom 8,31)
E mesmo em meio às dificuldades que a Providência envie para nos provar, estaremos confiantes na proteção divina, que nunca abandona aqueles que recorrem pedindo amparo e proteção.
****
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus manifesta-se por quem leva consigo o Escudo do Sagrado Coração.
Clicando aqui ou na imagem abaixo, você verá como recebê-lo em casa.
Além de lhe conceder uma proteção eficaz, este Escudo certamente lhe concederá muitas graças.
Comece então a carregar a Proteção que nos foi dada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Saiba aqui como receber o seu Escudo do Coração de Jesus.
Sei que muita coisa mudará na sua vida depois que levar o Escudo do Coração de Jesus com você.