A Festa de Cristo Rei | Celebração da Majestade Divina

O Reino de Cristo sobre o Universo

A solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, celebrada no domingo (24), é também conhecida como festa de Cristo Rei ou Domingo de Cristo Rei.

Embora a ideia de Jesus Cristo como Rei exista desde os Evangelhos, a festividade em si é relativamente recente no calendário católico romano.

Introduzida pelo Papa Pio XI em 1925 através da encíclica Quas Primas, a festa foi estabelecida em um contexto histórico marcado pela ascensão do nacionalismo secular após a Primeira Guerra Mundial.

O Papa buscava firmar a ideia de um rei “cujo reino não terá fim” ao final do ano jubilar de 1925.

A Primeira Paróquia Dedicada a Cristo Rei

A primeira paróquia dedicada a Nosso Senhor Cristo Rei foi erigida em 1926 em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos.

A simples loja que foi local da primeira missa a Cristo Rei

Um relato da paróquia descreve a primeira missa, celebrada em 5 de dezembro de 1926, destacando os 225 fiéis que ali se reuniram.

Sem um espaço próprio e sem recursos, eles confiaram na Providência para celebrar suas liturgias em um ambiente simples.

A missa foi iluminada pelos faróis dos carros estacionados, uma vez que não havia eletricidade.

E o pároco, padre Edward J. Quinn, um ex-capelão da Primeira Guerra Mundial, utilizou seu traje de missa do exército.

A atual igreja, construída na década de 1950, foi projetada pelo arquiteto Edward J. Schulte, infelizmente incorporando um estilo moderno e brutalista.

Desafios no Culto a Cristo Rei

Apesar de a primeira paróquia dedicada a Cristo Rei ter sido nos EUA, alguns padres americanos enfrentaram desafios para comunicar a nova solenidade.

Desafios esses encontrados especialmente em um contexto de patriotismo protestante que desaprovava a ideia de realeza em favor da democracia.

A encíclica Quas Primas oferece uma explicação valiosa para os pregadores católicos, enfatizando que o reino de Cristo é espiritual e se relaciona com assuntos celestiais.

A obra destaca que a entrada nesse reino deve ocorrer através da penitência, fé e batismo, características que promovem uma regeneração interior e opõem-se ao reino de Satanás e às trevas.

Originalmente, a festa de Cristo Rei foi instituída para ser celebrada no último domingo de outubro, precedendo a solenidade de Todos os Santos.

Contudo, na reformulação do calendário litúrgico em 1970, sua observância foi transferida para o último domingo do Tempo Comum, que trata de acontecimentos do fim dos tempos, podendo ocorrer entre os dias 20 e 26 de novembro.

Neste domingo, celebramos não apenas a realeza de Cristo sobre nossas vidas, mas também a chamada à conversão e à vivência de valores que refletem seu Reino.

Fonte: ACI (adaptada)

E você, vai deixar que Cristo reine em sua vida?

Ofereça seu coração ao Sagrado Coração de Jesus para que ele venha a reinar em sua casa e sua vida, trazendo com Ele todas as bençãos e graças para esta vida e a próxima!

Cristo deve reinar em nós para que venha a reinar sobre todo o mundo!

Clique aqui e peça pela vinda do Reino de Cristo na Missa do Sagrado Coração de Jesus!

 

“Coração santo, Tu reinarás, Tu nosso encanto sempre serás”

Uma resposta

  1. Sagrado coração de jesus proteja meus filhos minhas netas minha família meu marido e a mim livrando das doencas das pessoas maus e protegendo e livrando tudo que estiver de doencas e de maldades Amen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]