
.
“Segundo os documentos eclesiásticos, o motivo especial do culto do Coração de Jesus consiste em ser ele o símbolo do Amor” (Bucceroni).
Evidentemente, sempre se admirou a palavra do Evangelho:
Deus tanto amou o mundo que lhe deu seu Filho, e esta palavra sublime de São Paulo: Ele me amou e entregou-se por mim.
Ele me amou até a Cruz, até ao Santo Sacrifício de cada dia, até a Presença real de cada instante, até ao dom, a um tempo tão frequente e infinitamente precioso e doce, da Santa Comunhão.
A inteligência é talvez a maior potência aos olhos do mundo: parece que nada tem tanto prestígio como o gênio. Ora, é evidente que nenhuma inteligência humana é comparável à inteligência de Nosso Senhor.
Entretanto, sem dúvida, a Igreja nunca julgou e jamais julgará útil autorizar um culto especial a ela. Sempre se correrá o risco de colocá-la acima da bondade.
E contudo a virtude, o devotamento, o sacrifício são infinitamente mais estimáveis: e é o que o culto do Sagrado Coração vem lembrar eloquentemente ao mundo, que tanto necessita desta lição.
O que a Providência deseja, o que a Igreja, em seu nome, aprova e recomenda a toda alma atenta e delicada, e aos próprios pecadores, aos indivíduos, às famílias, às sociedades, ao mundo inteiro é, sob o símbolo do Coração, o culto do Amor a Nosso Senhor.
O culto de todas as virtudes que o amor de Deus e dos homens inspirou, de todas as alegrias que Ele santificou, de todos os sofrimentos que Ele aceitou e quis.
No que consiste a devoção ao Coração de Jesus
“Eis em poucas palavras – ensina H. Delassus – o que se entende pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus: o amor imenso que Jesus tem por nós e do qual Ele nos dá provas tão visíveis na adorável Eucaristia, é o principal motivo desta devoção;
A reparação do desprezo que se faz deste amor é o fim principal que se propõe; o Sagrado Coração de Jesus, todo abrasado deste amor, é o objeto sensível deste amor;
E um amor muito ardente e muito terno para a pessoa de Jesus Cristo deve ser seu fruto.
.
.
Fonte: “O Sagrado Coração de Jesus: Escola de Amor e de Bondade para uma nova civilização” de Reinaldo F. Mota Jr.
.
* * *