
São Francisco de Assis (1 182 – 1226) recebeu, um dia, o convite do Crucifixo de São Damião: «Francisco conserta a minha Igreja. Vede: está caindo em ruínas».
Era a Igreja das almas que se tinham esquecido do amor de um Deus, vitima imolada no madeiro da cruz. Francisco, que compreendeu o mistério, e ficou entristecido por tanta ingratidão, começou desde então a repetir: «o amor não é amado, o amor não é amado».
Seu cântico intitulado «O amor de caridade» é o mais belo retrato da sua vida de amor». Francisco tinha ouvido o grito das criaturas, que lhe repetiam «ama com todo teu coração, ama, e suspira por morrer de amor».
E a Cristo que lhe pede que ponha em ordem o amor, responde-lhe, que é impossível isso, depois que seu coração foi roubado, e que, se nisto há culpa, esta não é dele, mas de Cristo, de quem recebeu exemplo.
Termina seu canto, pedindo com todo fervor a Jesus que seu coração seja um abismo de amor.
Devoção ao Sagrado Coração de Jesus
A São Francisco se atribuem ainda outras composições nas quais se canta o Coração de Jesus transpassado, o Coração de Jesus que deseja o coração do homem em troca do seu amor; o Coração de Jesus que explodindo de caridade, pede ao homem que se apresse em consagrar-lhe seu coração.

A Santa de Paray, Margarida Maria Alacoque, narra uma aparição, que teve em 4 de Outubro de 1673, festa do Santo.
«O Senhor, nos diz ela, me deu a conhecer este grande Santo, envolvido de luz e resplendor incomparável e elevado a um altíssimo grau de gloria sobre todos os Santos; porque foi em vida devotíssimo da Paixão;
Devoção que levou Jesus, o amigo Divino e Crucificado a imprimir-se no Santo com as cinco chagas e fazê-lo um dos primeiros grandes favoritos do seu Coração».
Segundo o testemunho da humilde Visitandina, o Santo fundador é um dos maiores favoritos do Sagrado Coração.
Conhecendo a queixa do Sagrado Coração com relação à ingratidão dos homens, São Francisco de Assis procurou levá-los a amar ao Coração de Cristo, pregando-lhes: “O amor não é amado! O amor não é amado!”
Se você quer crescer na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, saiba que São Francisco de Assis tem muito a lhe ensinar.
Fonte: “Eu Reinarei: A devoção ao Sagrado Coração de Jesus…”, do Padre Fernando Piazza, M.I. (adaptado).