Um Apelo do Alto: Nosso Senhor chama São Francisco à santidade! Veja como isso aconteceu (Parte III)

São Francisco alcança tantos seguidores que uma Ordem é formada;

Continuação do post: Um Apelo do Alto: Nosso Senhor chama São Francisco à santidade!
Veja como isso aconteceu (Parte II)

O comportamento do santo provocou
comentários acalorados.

Os habitantes de Assis começaram por pensar numa excentricidade doentia; lamentavam aquele jovem, que soubera conquistar-lhes a simpatia.

Mas os meses passavam e o entusiasmo de Francisco não arrefecia; a sua virtude acabou
por se impor.

Quando o viam passar pelas ruas da cidade, com os pés descalços, o rosto radiante de felicidade, os conterrâneos sentiam-se tomados de respeito
e admiração.

Os bons exemplos contagiam:

Esta pobreza sublime atraía os corações generosos.

No dia 16 de Abril de 1209, Bernardo de Quintavalle, uma das pessoas mais consideradas de Assis, distribuía os seus bens aos indigentes e colocava-se sob a direção de Francisco.

Uma semana depois, foi a vez de Frei Gil. Alma contemplativa, a menor alusão à felicidade dos eleitos fazia-o entrar em êxtase. A Igreja colocou na sua fronte a auréola dos Bem-aventurados.

Novos companheiros apresentavam-se sem cessar.

Pertenciam a todas as classes sociais; mas todos eles só tinham uma ambição: conquistar por um despojamento total as riquezas imperecíveis da pobreza.

Renunciavam aos bens materiais, revestiam a humilde túnica castanha, cingiam-se com uma corda e caminhavam descalços.

No fim do ano de 1209, o pequeno grupo contava já 12 membros.

O Papa Inocêncio III aprovava oralmente a congregação nascente e Deus revelava ao Santo as glórias futuras.

A Ordem dos Frades Menores – tal era o nome que a humildade do fundador escolhera – cresceu com rapidez prodigiosa.

As vocações afluíam.

Fundavam-se conventos em toda a Itália: Foligno, Cortona, Arezzo, Siena, Pisa, San Miniato, Florença, Bolonha, acolhiam, uma depois da outra, os novos religiosos.

Em breve os discípulos de Francisco passaram para o estrangeiro. Estabeleceram-se me França, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Cinco deles penetraram em Marrocos e derramaram o
sangue pela fé.

Em dez anos, o pequeno grupo inicial tinha-se transformado numa Ordem florescente. O capítulo geral a que o Santo presidiu em 1219, reuniu na Porciúncula mais de cinco mil irmãos.

Como os primeiros cristãos, esta imensa família formava um só coração e uma só alma. Francisco tinha-a fundado. Tinha-lhe dado as suas regras; tinha-a moldado com um senso genial de direção; ela devia-lhe a unidade.

Seria interessante estudar minuciosamente as vida de São Francisco no seu papel de chefe e organizador. Os limites restritos deste volume não o permitem. Assinalaremos apenas dois traços, que parecem característicos.

Francisco não tinha o temperamento de um burocrata. Não multiplicava decretos. Escrevia poucas vezes e sobriamente. A sua Regra cabe nalgumas páginas. Tinha suficiente senso psicológico para desconfiar da literatura administrativa, tantas vezes estéril.

Por outro lado, conhecia os homens e educava-os primorosamente.

Sabia que, para conduzir as almas, é necessário entrar em contato com elas; à papelada vã, preferia a conversação íntima e profunda. Era esse o seu grande meio de formação.

Penetrava nos corações, subjugava-os, marcava-os com seu selo, conquistava-os para estimarem a pobreza e amarem a Cristo.

Não faltaria valor ao método, pois a sua obra subsiste e o seu espírito ainda vive no coração
dos filhos.

*   *   *

Fonte: retirado do livro “São Francisco de Assis” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

3 respostas

  1. Senhor! que a perseverança e autoridade espiritual de São Francisco de Assis sejam infundidas e enraizadas em nossas almas poderosamente. Só assim seremos verdadeiras testemunhas da presença de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO em nossas vidas.

    Aleluia, Amém.

    Gilberto da Silva Torres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]