Deus, em sua infinita misericórdia, nos permite obter a valiosa ajuda dos Santos. Pois, tendo alcançado a vida eterna, estão em perfeita união com Nosso Criador.
Sendo assim, se Deus nos ouve e atende, mesmo sendo pecadores, imagine como Ele deve agir com os Santos?
Continue a leitura e descubra como Nosso Senhor mudou a vida de Santo Expedito, um dos mártires mais populares da Igreja Católica.
Afinal, quem foi Santo Expedito?
Primeiramente, o nome “Expedito” tem origem no latim e pode ser traduzido como “rápido, ligeiro”. Sendo assim, este não teria sido seu verdadeiro nome, mas uma referência.
Padroeiro das causas urgentes, dos militares, viajantes e estudantes.
Conhecido por sua intercessão em momentos de desespero, Santo Expedito foi um Comandante da XII Legião Romana, cargo equivalente ao de General.
A data de seu nascimento é incerta, mas acredita-se que tenha vivido por volta de 303 d.C, época do Imperador romano Diocleciano.
Antes de se tornar Santo, seu primeiro contato com o Cristianismo teria ocorrido por meio de soldados cristãos, especialmente Polieucto de Melitene, que morreu como mártir no ano 259.
Reconhecido como um excelente militar, em contrapartida, Santo Expedito ficou popular pelo hábito de procrastinar sua conversão.
Ou seja, costumava “deixar para depois” o momento de buscar uma nova vida em Cristo.
Assim como muitas pessoas, Santo Expedito admirava as palavras e ensinamentos de Jesus, pensando em um dia converter-se.
Contudo, esse “encontro” com Nosso Senhor era sempre adiado.
Até que, certa noite, teve um sonho que mudou sua vida.
Neste sonho, um corvo voava diante dele, grasnando a palavra “cras” (que em latim significa “amanhã”).
Santo Expedito então pisoteava o pássaro, dizendo: “hodie”, ou seja, “hoje” traduzido para o português.
Sendo assim, este sonho pode ser interpretado como um espírito do mal, representado pelo corvo, que ordenava para que a conversão ao Cristianismo fosse deixada para depois.
Da mesma forma como no sonho, o Comandante Expedito acordou decidido a buscar a palavra de Cristo naquele mesmo dia, sem postergar para amanhã.
Da conversão aos dias de hoje
Após convertido, Santo Expedito seguiu como Comandante da XII Legião Romana por um tempo. Desse modo, converteu outros soldados ao Cristianismo, exercendo seu cargo enquanto difundia a palavra de Deus.
Assim como na história de outros santos, a conversão de Expedito causou sua perseguição, principalmente pelo então imperador Diocleciano.
Isso porque, para o imperador, o Cristianismo era uma ameaça ao seu poder sobre o povo, sobrepondo as suas leis.
Justamente por propagar o Evangelho, Santo Expedito foi detido pelos soldados do imperador Diocleciano.
Por não renunciar a sua fé, mantendo-se fiel a Deus acima das leis do imperador, Santo Expedito foi decapitado com uma espada em 19 de abril de 303, na Capadócia (onde hoje se encontra a Armênia).
Por sua história de fé, conversão e fidelidade a Cristo, Santo Expedito é lembrado até hoje como “Patrono das Causas Urgentes”.
Nesta sexta-feira, dia 19, faremos celebrar a Santa Missa de Santo Expedito pelas Graças Urgentes.
Portanto, assim como nos ensinou este poderoso Santo, “HOJE” é o momento ideal para colocar seus pedidos de graças urgentes e impossíveis nesta Santa Celebração.
Não deixe para depois!
Basta ligar gratuitamente no telefone 0800 608 2126 para incluir seu nome e intenções.