São Bento: “A hora é agora!” – Esta reflexão poderá mudar sua vida (Parte 1)

.

Texto de Tod Worner 

.

A sabedoria estava guardada em uma única frase. 

.

E ela veio da pena de um santo que viveu há cerca de 1.500 anos e me fez pensar sobre como eu estava vivendo a minha vida. O pensamento, muito simples, veio do Prólogo da Regra de São Bento, um guia para a vida monástica (religiosa):

.

Agora, pois, ergamo-nos, finalmente. A Escritura nos desperta dizendo: ‘Esta é a hora de levantar-nos do sono’.”

.

Simples. Quase simples demais!

.

Mas foi a explicação de Michael Casey, um monge beneditino da Austrália, que abriu de verdade os meus olhos para o quanto a simples frase deste santo me importa. Diz o monge:

.

São Bento está dizendo que, diante das possibilidades espirituais trazidas a nós pela graça, somos muito lentos. Por isso precisamos nos apressar, nos mexer, para permitir que a graça de Deus nos impulsione ainda mais e mais rápido em direção ao que a Providência Divina preparou para nós…

.

Nenhum chamado enfrenta tanta resistência quanto o chamado para acordar. 

 

Não precisamos ser surpreendidos se não queremos ser empurrados à ação, em especial quando não sabemos exatamente o que vai estar em jogo. Estamos sendo chamados a um estado não especificado de alerta. 

Estamos sendo convidados a ficar preparado para os desafios desconhecidos, para dizer sim a demandas que ainda não foram feitas. 

.

Tudo isto requer uma forte fé na Providência e uma firme confiança em Deus, que nunca nos pede nada além dos nossos limites reais. 

.

E temos que ser realistas.

Apesar dos meus pressentimentos, eu posso ter uma razoável certeza de que o heroísmo exigido de mim hoje não vai envolver nenhuma desgraça, ou tortura, ou martírio…

.

vai simplesmente me indicar pequenas ações que transcendem os limites habituais que imponho à minha benevolência: uma palavra de encorajamento aqui, alguns minutos de solícita escuta ali, um gesto de ajuda, um ato de perdão ou de solidariedade, uma iniciativa oculta que promove o bem comum. 

.

As ocasiões para esses pequenos atos de heroísmo vão surgir, mas apenas se, em primeiro lugar, estivermos acordados e atentos à sua possibilidade…

.

Continua…

.

Fonte: Aleteia

.


.


.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126