Com a morte tudo se acaba? Não, mil vezes não!

Com a morte tudo se acaba?

Sim, é verdade, com a morte tudo se acaba. Lá se vão as riquezas, as honras, o luxo, as glórias terrenas, e até nosso pobre corpo tão miserável se transforma num monstro asqueroso e horrível.

Vamos ao pó de onde viemos. Tu és pó e pó te hás de tornar. Seremos quanto ao corpo, nada, pó, um punhado de lodo.

Todavia, temos uma alma imortal, criada à imagem e semelhança de Deus, e esta não se acaba. É espiritual. Separa-se do corpo que ela vivificou, mas
não morre.

A morte não é mais do que a separação da alma do corpo. Então nem tudo se acaba na morte. Fica o principal, a alma.

Fica tudo – uma alma remida pelo Sangue de Deus.

Não somos um bruto que nasce, cresce, morre e desaparece num monturo para sempre.

Um amigo de Sócrates, o célebre filósofo grego condenado à morte, perguntou-lhe antes que o veneno da cicuta arrebatasse a preciosa vida:

– Tem algum desejo para que o cumpramos? Por ventura alguma disposição sobre o enterro?

– Que querem? Meu amigo, pensam então em me sepultar? Podem enterrar meu corpo, mas a mim não poderão sepultar.

Resposta de um pagão consciente de sua imortalidade:

E nós cristãos podemos com muito mais razão dizer: – sepultam nosso cadáver, nosso pobre e miserável corpo. Ficamos nós, porém, vivos e imortais. Não morreremos.

Não morre nossa alma. A imortalidade de nossa alma é uma verdade tão clara, que nunca houve povo tão bárbaro que nela deixasse de crer.

Repugna e revolta a nosso ser todo, a ideia estúpida do materialismo apontando-nos a sepultura e um punhado de pó como a única e última finalidade de nossa existência.

Com a morte tudo se acaba?

Sim, quanto ao corpo até a ressurreição da carne no dia do Juízo. E quanto à alma, então sim é que tudo começa. Começa a eternidade…

A vida passa depressa. Somos crianças neste mundo, sempre iludidos pelas bagatelas e loucuras do pecado. Andamos à caça de borboletas e ilusões.

Depois… depois… virá a hora da despedida de tudo quanto é terreno. E havemos de partir para a casa de nossa Eternidade.

Diz a Escritura: Irá o homem para a casa de sua eternidade.

Ora, morrer é, pois, ir para casa. Deus é Pai. Iremos, pois, então para casa de nosso Pai. Haverá coisa mais bela e mais consoladora? Como é bela a esperança cristã!

E como é horrível o materialismo a considerar o túmulo um punhado de lodo, o último e fatal destino de um homem!

E depois?

Depois, quando nossa alma se separar do corpo, o que constitui a morte, todos nós compareceremos no Tribunal Divino e seremos julgados. Omnes stabimus ante tribunal Domini nostri Jesu Christi! Que dia aquele e que hora tremenda a da Sentença!

Estaremos em face de duas eternidades: Céu ou Inferno! Post hoc judicium… depois da morte o Juízo. Daremos contas severas a Deus de tudo.

Nossa vida inteira se passou na presença do Senhor que tudo sabe e penetra até nos nossos mais secretos pensamentos. “Cada dia, escreveu Bossuet, cada instante a Justiça de Deus registrou nossas ações”.

Cada momento de nossa existência, cada respiração, cada batida de nosso pulso, se assim posso me exprimir, cada manifestação de nosso pensamento tem consequências eternas. E toda esta história sem igual nos será apresentada um dia.

Sim, toda a nossa vida, e até nossas mais secretas intenções  irão ao Tribunal de Deus, no dia e na hora que nossa alma se separar deste corpo de morte.

Quem é o Juiz? Deus Santo, a Santidade em essência, Deus que tudo sabe e tudo vê, Deus que num instante nos apresenta toda nossa vida, com seus pecados e misérias, bem como as obras que fizemos ou deixamos de fazer. Daremos conta também do abuso da Graça e dos pecados
de omissão.

Meu Deus! Meu Deus! Que tremendo Juízo nos está reservado! Que responsabilidade a do cristão em face da morte! Será a morte apenas um estúpido aniquilamento? Será uma podridão de verme numa sepultura, e nada mais além disto? Ó não, mil vezes não!

A morte é a porta da eternidade, ela nos lança despojados de tudo, sozinhos, com o peso de nossos pecados ou de nossas boas obras, na face do Senhor, do Juiz eterno dos vivos e dos mortos para sermos julgados.

Já meditamos seriamente nisto? Já pensamos a tremenda responsabilidade da vida? Entretanto, como se procede tão levianamente em face da morte! Que insensatos são os homens quando nem querem pensar na morte, e procuram se iludir para melhor viverem no pecado!

Daremos contas a Deus de nossa vida. Exame rigoroso de tudo… até de uma “palavra ociosa”, diz Nosso Senhor no Evangelho. E depois? Virá a sentença.

Duas eternidades: Céu e Inferno! Acreditam? Tanto melhor! Não acreditam? – Pois não deixará de existir o Inferno, nem o Céu deixará de ser a mais consoladora das realidades por que alguns materialistas ou cristãos degenerados não querem crer.

Iremos para a casa de nossa eternidade! Ibit homo a domum aeternitatis suae. Iremos sim mais cedo ou mais tarde. Estamos preparados? Preparados para o Juízo?

Então seremos salvos pela Divina Misericórdia se a morte não nos encontrou no pecado e na inimizade de Deus. Somos porém bem puros para comparecermos diante de Deus e entrarmos na vida eterna? Ai! Quanta miséria e fragilidade! E fizemos tão pouca penitência, neste mundo, dos nossos pecados! 

*   *   *

Fonte: “Tenhamos compaixão das pobres almas” – Mons. Ascânio Brandão. 

7 respostas

  1. FIZ UM CURSO RAPIDO COM PADRE QUEVEDO, REALMENTE ELE NÃO ACREDITA QUE ALMA ALGUMA FICA NESTA TERRA , COMO ACREDITAM OS ESPIRITAS, MORREU SÃO ELAS PESCADAS POR DEUS PARA O CEU . ACREDITO QUE MORRER É SEPARAR OCORPO (MATERIA) DO ESPIRITO, O CORPO ENTERRA OU QUEIMA (INCINERA) A ALMA SEGUE INÓCUA E INÓDORA SUA CAMINHADA PARA AO LADODE DEUS E MARIA. LA´SEREMOS JULGADO COM MUITO AMÔR POR QUEM NOS CRIOU COM NOSSA CARNE FRACA QUE MUITAS VEZES POR ESTA RAZÃO PECA E TORNA A PECAR MAIS TAMBEM PRATICA O BEM COMO A CARIDADE QUE FAZ A SEUS IRMÃOS. ORA,REZA JUNTO A IMAGEM DE JESUS E MARIA SUA MÃE .FAZPROMESSASPARA SE LIVRAR DE TODOS MAUS EMUITAS VEZES PEDE CHORANDO PARA SER FORTE E NUMCA MAIS COMETER NEHUM PECADO CARNAL E ATÉ MESMO ESPRITUAL. OS MILAGRES ACONTECEM TODOS DIAS NAS IGREJAS CATOLICAS DO MUNDO INTEIRO E CURAS DE DOENÇAS INCURAVEIS SÃO REALIZADAS POR DEUS BASTANDO PARA ISTO TER UMA Fé INABÁLAVEL NELE .=SITUÇÕES SOCIAIS QUE FAZ O HOMEM INFELIZ , COMO VICIOS MATERIAS COMO SEXO, A PAIXÃO DESENFREIDA PELO DINHIRO,RIQUEZAS, PARA ISTO MATA ELIMINA OS BONS SEM TER DÔR NA CONCIENCIA. O MAL MUITAS VEZES É UM GOZO QUE SATANAZOFERECE PARA GANHAR AQUELA ALMA FRACA DE CARNE DE ESPIRITO, NO JULGAMNETO LÁ ENCIMA DEUS NOSSO DEFENSOR TAMBEM COMPRENDE A FRAQUEZA DAQUELE ESPIRITO QUANDO ENCARNADO NESTA VIDA E OBVIO QUE SEU JULGAMENTO É CHEIO DE PERDÕES SEM DUVIDA PORQUE ELE E´SUMAMNETE BOM JUNTO COM MARIA SUA BONDOZA MÃE E SALVA AQUELA DESGRAÇADA ALMA ENLANMEIDA DE PECADO DO INFERNO OU MESMO DO PURGATORIO, PORQUE NO FINAL NÓS VAMOS CERTAMENTE PARA BRAÇOS DAQUELE QUE NOS CRIOU COM TANTO AMôR FINALMENTE SEREMOS FELIZES JUNTO A MÃE E TODAS ALMAS , DASUA FAMILHA QUE VIVIAM AQUI NA TERRA QUANDO VIVOS ……MEU DEUS COMO CATOLIC DA IGREJA QUE SENHOR MESMO CRIOU O CATOLICISMO APOSTOLICO ROMAMO c o.QUE JESUS E NOSSA SENHORA ME PERDOI SE ESTOU ERRADO MAIS É ASSIM QUE PENSO, A M E M .

  2. Parabéns pelo belo texto. Eu creio em tudo que acabei de lê. Pois, nossa alma vem de Deus e para Deus ela deverá voltar.
    Deus os abençoe. Um grande abraço.

  3. Padre Oscar Quevedo devia ler isto,o sarcerdote atraves de sua parapsicologia nega a existencia do espirito e do diabo,sendo ele padre em?Em ENCLESIASTE 12,7 diz :DO PO VOLTARA AO PO,E O ESPIRITO VOLTARA PARA DEUS QUE LHE DEU.

  4. BOA TARDE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUE NÃO SEJAMOS O JOIO E SIM O TRIGO, NA HORA DE PRESTARMOS CONTAS, SIM SOMOS PECADORES MAS PROCUREMOS SEMPRE A LUZ, POIS ESTÁ LUZ SÓ PODE SER JESUS, AMÉM. O CAMINHO VERDADE E VIDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]