O que todo Católico deve fazer na Quaresma? Veja aqui!

Os três domingos  consecutivos da  septuagésima, sexagésima e  quinquagésima (70, 60 e 50 dias  antes da Páscoa), tem por fim encaminhar  os  fiéis à preparação próxima da festa pascal. 

Chama-se  Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa.  Essa preparação existe  desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus  Cristo no deserto.

Durante esse tempo a  Igreja  veste seus  ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O “Glória”,  o “Aleluia” e o “Te Deum”. 

Na 4ª. feira depois do domingo da quinquagésima, dia que começa a Quaresma, a Igreja  faz  imposição das cinzas (quarta-feira de cinzas), para lembrar os fiéis que são pó e em pó hão de tornar. 

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. 

Nesse  tempo santo, convém:

 a) fazer penitência, observando a lei do jejum.

 b) ouvir com freqüência a  Palavra de Deus. 

 c) preparar-se por uma boa confissão para comunhão pascal.

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

Ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano.

A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos.

Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e revertê-lo em serviços de amor, em práticas de caridade.

Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de comer chocolate por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

*   *   *

Fonte: http://almasdevotas.blogspot.com.br/

20 respostas

  1. Eu concordo com a forma que a igreja faz poder levar a palavra do senhor aqueles que podem ou não podem comparecer nas santas missões do pai….

  2. Nosso Senhor cheio de Misericórdia para com teu povo pecador, venho pedir-te que me oriente nesta Quaresma, pois muitas vezes me vejo em desarmonia com meu próximo. Sabes de tudo Senhor, do que preciso e o que preciso mudar. Faz de mim uma nova criatura em teu Amor!
    Que assim seja!
    Bendito sejas!
    Amém!

  3. Estou imensamente feliz por poder participar e receber no meu E-mail, notícias da Associação Apostolado do Coração de Jesus, já fiz meus pedidos de Oração.

    Agradeço a todos por me auxiliarem na tarefa de ser uma fiel mais responsável e participativa nas coisas de nossa Santa Madre Igreja e do nosso Amado Coração de Jesus.
    Que sejamos abençoados sempre por ELE. Amém.

  4. É bom e agradável servir a Deus com amor e dedicação, pois Deus na sua Divina Providência ,nos deixou o tempo Quaresmal como grande oportunidade de renascimento espiritual, e esperança de dias melhores para cada um de seus filhos e filhas. Que o Senhor nos favoreça com boa disposição interior para vivenciar esta quaresma. Assim seja!

  5. É época de voltar a Deus em oração e espírito, saber que sem essa providência divina não somos nada se arrepender e se entregar a Deus de coração e não apenas de palavras, pois ele sempre estará a nos esperar por essa conversão. “Buscai a Deus enquanto ainda o pode achar”

  6. A Quaresma é tempo do cristão fazer um exame de consciência, recolher na oração; pois essa é uma grande defesa para derrotar os inimigos e livrar de todos os males. O jejum, não é só da comida ,mais da língua, de falar mal dos outros. Meus irmãos vamos rezar mais, amar mais uns aos outros,pois é o que Jesus pede a cada um de nós . Sem amor não há paz. Então Mãos a obra

  7. Que Deus me conceda a graça de ser um ser humano bom e que me fortaleça nas minhas
    fraquezas, que eu possa ter saúde e sabedoria nas minhas missões aqui na terra , e que possa a fazer o bem a todos aqueles que precisam.Assim agradeço imensamente ao Criador
    pela minha saúde e pela minha faz e da minha família .Obrigado Senhor Deus todo poderoso.
    Amem

  8. Todo e qualquer cristão, pode sim nesses 40 dias de quaresma fazer seu jejum e desse jejum oferecer há alguém que não tenha condições de comprar o que você deixou de consumir.

  9. eu adimiro plebnamente a atitude de jesus em nos perdoar os nossos pecados ja que somos tão fragil com seus encinamentos e ele não mediu esforço para nos perdoar quando estava no calvario onde ele sofreu para pagar os nossos pecados ele não merecia e nunca mereceu este sofrimento mas ele aceitou morrer na cruz para salvar os nossos pecados só deus tem poder de vida e salvação.

  10. nesta quaresma devemos cilenciar nosso caração para meditar as nossas falhas com jesus momento de reflexão tempo propicio para a nossa converção com o pai tempo sde converção tempo de espera.

  11. Sou uma felizarda, pois Deus me escolheu e me chamou para amar e servir aos irmãos.
    Quero, com a graça de Deus, viver o Tempo Quaresmal observando o que dita a Sandra Madre Igreja. Quero jejuar, fazer penitencia e caridade, em expiação de meus pecados e os do mundo inteiro.
    Rogo a Deus que me fortifique.
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, por ter-me dado a graça de conhecer e fazer parte dessa Associação.
    Uma santa quaresma a todos.

  12. É época de voltar a Deus em oração e espírito, sem essa providência divina não somos se nada arrepender e se entregar a Deus de coração e não apenas palavras, ele sempre estará a nos esperar por essa conversão. Buscai a Deus enquanto ainda o pode achar.

  13. Agradeço ao Apostolado do Sagrado Coração de Jesus pelas orientações cristãs nesse tempo de Quaresma. E peço a proteção de Nosso Senhor para que nos mantenha firmes no nosso propósito de conversão. Nos fortaleça na oração, na abstinência dos nossas vícios e pecados e na caridade ao próximo, nos aproximando assim, de sermos mais dignos da misericordia de Deus. Senhor fica conosco!

  14. A quaresma nas permite reviver o amor que Deus tem por nos cristão e nos faz reviver esse amor e refletir sobre nossas ações e nos permite estarmos reunidos em orações e jejuando para agradecer a Deus por tanta graça em nossas vidas .E tempo de nos ajoelharmos e pedimos perdão por nossos erros e ações e por tantos pecados que cometemos em nossos pensamentos devemos nos cristãos permiti que esse amor permaneça em nossas vidas para que sejamos fonte de paz , amor permanente em nossos corações!!!

  15. Fico feliz por fazer parte deste grupo e saber que estão sempre em oração por nós. Obrigado Senhor por todas as bênçãos recebidas e que as pessoas tenham a consciência de se abster e fazer jejum de algo nesta quaresma, ajudando ao próximo e a si mesmo. Que meu Pai me fortaleça em minhas fraquezas, proteja a mim e minha família de os males, perigos, opressão e doença. Amém!!

  16. É uma benção fazer parte do apostolado e saber que estão sempre em oração por nós e nossa família. Obrigado Senhor por todas as bênçãos recebidas e digo que minha família jejua desde sempre independente de precisarmos de algo, a caridade e o amor são os desejos mais afetuosos que o “pai” nos deixou. Peço que o “pai eterno” nos fortaleça em nossas fraquezas, proteja -nos de todos os males, perigos e doença. Hoje em especial peço a Deus pai e a seu filho nosso Senhor Jesus, pela proteção física e mental da minha filha Camilla e também por meu esposo Vanderlei, ambos estão sofrendo opressões no trabalho. Amém!!

  17. A quaresma é o temppo de preparação para a semana santa, quando v ivemos, junto com Cristo, de sua paixão, morte e ressurreição. A quaresma nos ensina a compreendermos todo o sentido da vida, que nos liberta do pecado e da morte e nos prepara para a vitória da ressurreição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126