“Não deixar fugir nenhum sacrificiozinho…” Veja como Santa Teresinha alegrava a Nosso Senhor:

A pratica do amor na Via da Infância Espiritual pode se resumir nesta fórmula:

“Fazei tudo para dar alegria a Deus, aproveitando ainda as menores ocasiões de oferecer a Jesus pequenos sacrifícios, sempre com alegria, delicadeza e grande generosidade”. Amar na via da Infância quer dizer, pois,

Fazer tudo para dar alegria a Deus até nas menores ocasiões. Oferecer a Deus com delicadeza e generosidade muitos sacrificiozinhos.

“Dar prazer a Deus” é uma formula delicada do amor de Teresinha. Quer dizer, procurar em tudo fazer mais a vontade de Deus que a nossa e ter em mira alegrar o Coração de Jesus e não o nosso; não procurar a satisfação de nosso amor próprio, se nossa sensualidade.

O que nos faz perder o mérito de tantas obras é a falta de pureza de intenção.

Nem sempre as fazemos por amor de Deus, mas por amor próprio, por capricho, por agradar às criaturas, enfim, para o nosso prazer.

Daí vem o fato tão comum de muitas almas não progredirem na virtude, fazendo, não obstante, muitas obras brilhantes, e sendo até dedicadas em extremo a estas mesmas obras em se boas, excelentes, e quem sabe até necessárias.

Na Via da Infância é preciso que a alma se esqueça e só procure fazer a vontade de Deus. Para isso, ela não irá procurar grandes obras, empresas difíceis e elevadas, não; basta-lhe fazer as ações ordinárias da vida, e não perder nenhuma, com um só ideal em todas elas: Dar prazer a Deus, cumprir a Sua santíssima Vontade em tudo e sempre.

“Se te queres tornar santa, escreveu Teresinha à sua irmã, é bem fácil: não tenhas senão um alvo: dar alegria a Jesus”. Esta é a preocupação das almas pequeninas.

“Conservei-me sempre pequenina, não tendo outra ocupação senão a de colher flores, flores de amor e sacrifício, e de oferecê-las ao bom Deus para sua alegria”, disse a nossa santinha nos últimos dias de sua vida terrestre.

Purificando a nossa intenção desta maneira tão bela e simples, transformaremos todas as ações de nossa vida, ainda as mais ordinárias, em outros tantos atos de amor, e então viveremos de amor.

Lembremo-nos que esta foi a vida da Sagrada Família, em Nazaré, vida oculta, humilde, ordinária, santificada por Jesus, Maria e José, que só tinham este desejo e esta vontade: “fazer em tudo a Vontade do Pai Celeste”.

Não percamos o nosso tempo, aproveitemos tudo o que fizermos para dar alegria a Deus.

Nada devemos perder. Nossas ações quotidianas como levantar-se, trabalhar, comer, recrear-se; nossos sofrimentos, tudo isto podemos transformar em atos de amor, se tivermos a reta e delicada intenção de em tudo dar prazer a Deus, fazer a sua santa vontade e não a nossa.

Cumprir a vontade de Deus é amá-lo; cumpri-la em tudo, até nas menores coisinhas, é amá-lo muito; cumpri-la com alegria e sentindo-se feliz em sacrificar-se por isto, é amá-lo com delicadeza e generosidade. Tal é o amor de Teresinha e o das almas pequeninas que a seguem.

Toda a prática do amor na Via da Infância está nesta sublime passagem da “História de
uma Alma”:

“Como hei de testemunhar o meu amor, se o amor se prova pelas obras? – Pois bem! A criancinha há de espalhar flores… Há de com seus perfumes embalsamar o trono divino e com a sua voz argentina há de cantar o hino do amor!

Sim, o Amor de minha alma, assim é que a minha vida efêmera se consumirá da
vossa presença.

Não disponho de outro meio para vos provar o meu amor, senão espargindo flores, isto é, esmerando-me em não deixar fugir nenhum sacrificiozinho, nenhum olhar, nenhuma palavra, fazendo aproveitar até as mais insignificantes ações, e empenhando-me nelas por vosso amor.

Quero sofrer por amor e até me deleitar por amor; assim hei de derramar flores. Nenhuma acharei que não desfolhe por vós… e hei de cantar sempre, nem que seja obrigada a colher minhas rosas entre espinhos; e tanto mais melodioso será meu canto, quanto mais crescidos e pungentes forem estes espinhos.”

Eis aí o amor generoso que colhe flores de pequenos sacrifícios e as asperge junto ao trono de Deus; e sempre alegre, canta no meio dos sofrimentos, entre os espinhos da dor.

Essas flores de sacrifícios, não as encontramos a cada passo da vida. São as dores morais, o peso do cumprimento dos nossos deveres, as doenças e estas ocasiões em que sempre temos de sacrificar o nosso amor próprio e o nosso coração.

Oh! Sejamos generosos e ofereçamos estas flores tão belas a Jesus. Não as deixemos murchar ao sol de nossa impaciência.

Colhamo-las ainda mesmo que custe (entre espinhos), e alegres, resignados à santa vontade de Deus, vamos oferecê-las a Jesus. Ah! Se as almas que sofrem soubessem amar como Teresinha, como seriam felizes!

*   *   *

Fonte: retirado do livro “A Via da Infância Espiritual na Escola de Santa Teresinha” de Mons. Ascânio Brandão.

Uma resposta

  1. Santa Terezinha eu peço por todos aqueles que Te pedem graças. Assim como Você me ajudou, agora peço por todos aqueles que aguardam Vossa Santa Intercessão. Não se esqueça de nós Santinha Querida. Obrigado pelas graças que me concedeu. Amém!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]