Deus é o nosso Divino Provedor – Confie a Ele todas as necessidades! (Parte II)

Um corvo traz pão à São Paulo, o Eremita.

Continuação do post:
Deus é o nosso Divino Provedor – Confie a Ele todas as necessidades! (Parte I)

Deus provê as nossas necessidades.

Não vos inquieteis”, diz o Senhor. Qual será o sentido exato desse conselho? Deveremos, para obedecer à direção do Mestre, negligenciar completamente os negócios temporais?

Não duvidamos de que a graça peça, às vezes, a certas almas, o sacrifício de uma pobreza estrita e de um total abandono à Providência. É notável, entretanto, a raridade dessas vocações. Os outros, comunidades religiosas ou indivíduos, possuem bens; devem geri-los prudentemente.

O Espírito Santo louva a mulher forte que soube governar bem sua casa. Ele no-la mostra, no Livro dos Provérbios, acordando bem cedo para distribuir aos criados a tarefa quotidiana e trabalhando também com suas próprias mãos.

Nada escapa à sua vigilância. Os seus nada têm a temer: acharão todos, graças à sua previdência, o necessário, o agradável e, até, certo luxo moderado. Seus filhos a proclamam bem-aventurada, e seu marido exalta-lhe as virtudes.

A Verdade não teria louvado tão calorosamente essa mulher, se ela não houvesse cumprido o seu dever.

Cumpre, pois, não se afligir; ocupando-se embora razoavelmente de seus afazeres, não se deixar dominar pela angústia de sombrias perspectivas de futuro, e contar, sem hesitações, com o socorro da Providência.

Nada de ilusões! Uma confiança assim pede grande força de alma. Temos que evitar um duplo escolho: a falta e a demasia.

Aquele que, por negligência, se desinteressa de suas obrigações e de seus negócios, não pode, sem tentar a Deus, esperar um auxílio excepcional.

Aquele que dá às preocupações materiais um primeiro lugar de suas cogitações, aquele que conta mais consigo do que com Deus, engana-se ainda mais crassamente; rouba assim ao Altíssimo o lugar que Lhe compete em nossa vida.

In médio stat virtus”: entre esses extremos encontra-se o dever.

Se nós nos tivermos ocupado prudentemente de nossos interesses, a aflição do futuro importará desconhecimento e menosprezo do poder e da bondade de Deus.

Nos longos anos que São Paulo, o Eremita, viveu no deserto, trazia-lhe um corvo, cada dia, meio pão. Ora, aconteceu que Santo Antão viesse visitar o ilustre solitário.

Conversaram longamente os dois santos, esquecidos em suas piedosas meditações da necessidade do alimento. Pensava neles, porém, a Providência: o corvo veio, como de costume, trazendo, porém, desta vez, um pão inteiro!

O Pai celeste criou todo o universo com uma só palavra; poderia ser-Lhe difícil socorrer seus filhos na hora da necessidade?

São Camilo de Lelis havia-se endividado para tratar dos doentes pobres. Os Religiosos se alarmavam. “Para que duvidar da Providência?” – tranquilizava-os o Santo.

“Será a Nosso Senhor dar-nos um pouco desses bens de que cumulou os judeus e os turcos, inimigos uns e outros de nossa fé?”. A confiança de Camilo não foi iludida; um mês depois, um dos seus protetores legava-lhe, ao morrer, soma considerável.

Afligir-se com o futuro é desconfiança que ofende a Deus e provoca a
sua cólera.

Quando os hebreus, fugindo do Egito, se viram perdidos nas areias do deserto, esqueceram-se dos milagres que Jeová havia feito em seu favor… Tiveram medo, murmuravam…

Deus nos poderá sustentar no deserto? Poderá dar pão ao seu povo?” Essas palavras irritaram o Senhor. Contra eles lançou o fogo do céu; sua cólera caiu sobre Israel, “porque não tinham tido fé em Deus e não tinham confiado no seu socorro”.

Nada de aflições inúteis: o Pai vela por nós.

Deus provê quem busca o Seu Reino

Procurai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado
por acréscimo”.

Foi assim que o Salvador concluiu o discurso sobre a Providência. Conclusão consoladora, que encerra uma promessa condicional; de nós depende o sermos por ela beneficiados.

O Senhor Se ocupará tanto mais dos nossos interesses quanto nós com os dEle nos preocuparmos.

Convém parar para meditarmos as palavras do Mestre.  Uma questão logo se nos depara: onde se acha esse Reino de Deus que devemos procurar antes de tudo mais?

Dentro de vós”, responde o Evangelho.

Procurar o Reino de Deus é, pois, levantar-Lhe um trono em nossa alma; é submetermo-nos inteiramente ao seu domínio soberano. Conservemos todas as nossas faculdade sob o cetro misericordioso do Altíssimo.

Lembre-se a nossa inteligência de sua constante presença, conforme-se a nossa vontade em tudo com a sua vontade adorável, voe o nosso coração para Ele com frequência, em atos de caridade ardente e sincera. Teremos, então, praticado essa “justiça” que, na linguagem da Escritura, significa a perfeição da vida interior.

Teremos seguido, então, à risca, o conselho do Mestre: teremos procurado o Reino de Deus.

E tudo o mais vos será dado por acréscimo”.

Há aí uma espécie de contrato bilateral: do nosso lado trabalhamos para a glória do Pai celeste; do seu lado o Pai Se compromete a prover às nossas necessidades.

Lançai, pois, todas as vossas preocupações no Coração Divino; cumpri o contrato que Ele vis propõe; Ele cumprirá a palavra dada: velará sobre vós e “vos sustentará”.

“Pensa em mim, diz o Salvador a Santa Catarina de Siena, e Eu pensarei em ti…” E, séculos mais tarde, no mosteiro de Paray, prometia a Santa Margarida, para aqueles que fossem particularmente devotos do Sagrado Coração, o êxito de suas empresas.

Feliz o cristão que se conforma bem com essa máxima do Evangelho! Ele procura Deus e Deus lhe zela os interesses com a sua onipotência: “que lhe poderá faltar?”.

Pratica as sólidas virtudes interiores, e evita assim a desordem: as faltas, os vícios que são as causas mais comuns dos fracassos e das ruínas.

(Continua…)

*   *   *

Fonte: retirado de “O Livro da Confiança” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]