“Não tenho senão a água de minhas lágrimas…” – leia esta reflexão para o dia de hoje

“A tua vida estará suspensa diante de ti” (Deut. 28, 66)

Fogem as mães da presença dos filhos moribundos;

E se por acaso alguma mãe se vê obrigada a assistir a um filho que está para morrer, procura-lhe todos os alívios que pode dar.

Concerta-lhe a cama, para que esteja em posição mais cômoda; serve-lhe refrescos, e assim a pobre mãe procura mitigar a própria dor.

Ah, Mãe a mais aflita de todas as mães, ó Maria! Incumbe-vos a assistir a Jesus moribundo, mas não vos é permitido dar-lhe algum alívio.

Maria ouviu o Filho dizer: Sitio, tenho sede; mas não lhe foi permitido dar uma gota de água para lhe mitigar a sede. Só pode dizer-lhe, como contempla São Vicente Ferrer: Filho, não tenho senão a água de minhas lágrimas.

Via que sobre aquele leito de morte de Jesus, pregado com três cravos de ferro, não achava repouso. Queria abraçá-lo para lhe dar alívio, ao menos para deixar espirar entre seus braços; mas não podia.

Via o pobre Filho, que naquele mar de aflições buscava quem o consolasse, como ele já tinha predito pela boca do profeta Isaías.

Mas quem entre os homens o desejava consolar, se todos eram seus inimigos? Mesmo sobre a cruz um blasfemava e encarnecia de uma maneira, outro de outra, tratando-o como impostor, ladrão, usurpador sacrílego da divindade, digno de mil mortes.

O que mais aumentou a dor de Maria e sua compaixão para com o Filho, foi ouvi-lo sobre a cruz lamentar-se de o Eterno Pai também o ter abandonado: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?”.

Palavras como disse a Bem-aventurada Virgem a Santa Brígida, que não puderam nunca mais sair-lhe da ideia, enquanto viveu. De modo que a aflita Mãe via o seu Jesus atormentado de todas as partes; queria aliviá-lo, mas não podia. Pobre Mãe!

“Mulher, eis aí o teu filho”

Pasmavam os homens, diz Simão de Cássia, vendo que a divina Mãe guardava o silêncio, sem se queixar no meio de sua grande dor.

Mas, se Maria guardava o silêncio com a boca, não o guardava com o coração, porquanto naquelas horas não fazia senão oferecer à justiça divina a vida do Filho para nossa salvação.

Saibamos, pois, que pelo mérito de suas dores Ela cooperou para nos fazer nascer para a vida da graça, e por conseguinte somos filhos de suas dores: “Mulher, eis aí o teu filho”.

Naquele mar de amargura era este o único alívio que então a consolava: o saber que por meio de suas dores nos conduzia à salvação eterna.

– Desde então Maria começou a exercer para conosco o ofício de boa Mãe; pois que, como atesta São Pedro Damião, foi pelas súplicas de Maria que o bom ladrão se converteu e se salvou, querendo a Mãe divina recompensá-lo assim pela delicadeza que outrora lhe mostrou na viagem ao Egito.

E o mesmo ofício de Mãe tem a Bem-aventurada Virgem continuado sempre e continua a exercer. Nós porém, com as nossas obras mostramo-nos deveras seus dignos filhos?

Ó Mãe, a mais aflita de todas as mães! Morreu, enfim, vosso Filho, tão amável e que tanto vos amava! Chorai, que tendes razão para chorar. Quem jamais poderá consolar-vos?

Só vos pode consolar o pensamento que Jesus com a sua morte venceu o Inferno, abriu o Céu fechado aos homens, e ganhou tantas almas. Do trono da cruz reinará sobre tantos corações que, vencidos pelo amor, pelo amor lhe servirão.

Não recuseis entretanto, ó minha Mãe que vos acompanhe a chorar convosco, já que mais que vós tenho razão de chorar pelas ofensas que tenho feito a vosso Filho.

Ah, Mãe de misericórdia! Em primeiro lugar pela morte de meu Redentor, e depois pelos merecimentos de vossas dores, espero o perdão e a salvação eterna.

*   *   *

Fonte: retirado do livro “Meditações para todos os dias e festas do ano” de Santo Afonso de Ligório.

3 respostas

  1. ESSE TESTO PUBLICADO HOJE , EU ACHEI LEGAL,POIS PODEMOS REFLETIR O QUE UMA MÃE SOFRE, POR UM MINUTO SE COLOCARMOS DIANTE DE MARIA AO PÉ DA CRUZ VENDO O SOFRIMENTO DO FILHO E SEM PODER FAZER NADA GENTE NÓS NÃO PODEMOS É PERDER A FÉ , POIS DEUS É O ÚNICO QUE ALIVIA A NOSSA DOR, E SE OBSERVAMOS ESSA MÃE QUE COLOCOU ESSE FILHO NO MUNDO O VIU CRESCER ACOMPANHOU TODOS O SEUS PASSOS, E VER COMO TUDO ACABOU, SERIA PARA PERDER A FÉ MAS ELA CONTINUOU A SEU LADO OU MELHOR, ATÉ HOJE ELA É A MAIOR DAS INTERCESSORAS QUE NÓS TEMOS, JUNTO AO PAI POIS TUDO QUE RECORREMOS A ELA , NUNCA NOS DEIXA NA MÃO, FICO FELIZ EM PODER LER ESTE TESTO E PODER REFLETIR, SOU MUINTO FÃ DE NOSSA SENHORA DAS DORES, POR A TRAJETÓRIA DA VIDA DELA INICIA COM A ANUNCIÃO E TERMINA AO PÉ DA CRUZ, E AI VEM A GRÓRIA, A RESSUREIÇAO ATÉ O MOMENTO QUE ELA É LEVADA AO CÉU DE CORPO E ALMA, NOSSA SENHORA DAS DORES OLHE PARA MINHA FAMÍLIA E PRIVIDENCIE UM EMPREGO PARA O MEU FILHO E PARA A SUA NAMORADA NESTE DIA ESPECIAL DE SOFRIMENTO, SEI QUE A SENHORA VAI ME AJUDAR POIS TODOS OS DIAS A SRA. SABE QUE NÓS NOS FALAMOS, MAS UMA VEZ MÃE EU VOS PESSO E OBRIGADA. AMÉM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]