O fim de “nosso” tempo.

No Evangelho de São Lucas (Lc 21, 5-19), Nosso Senhor faz o seu famoso "sermão escatológico"; fala-nos o Mestre a respeito do fim dos tempos.

luto.
No Evangelho de São Lucas (Lc 21, 5-19), Nosso Senhor faz o seu famoso “sermão escatológico”; fala-nos o Mestre a respeito do fim dos tempos.


Também hoje, assim como na época de Cristo, esse tema desperta interesse geral.

Todos querem saber, afinal, “quando acontecerá” e “qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer”.

Os cristãos devem precaver-se, contudo, para não se deixarem levar por um espírito de curiosidade frívola acerca dessa matéria, transformando a sua fé em “futurologia” ou convertendo as próprias Escrituras Sagradas em instrumento para práticas adivinhatórias.

Essa definitivamente não é a lição que quer passar-nos Jesus ao tratar o fim dos tempos.


Que pretende ensinar-nos então o Senhor, quando menciona as terríveis coisas que estão por vir?


A primeira chave de leitura dessa passagem é a imitação de Cristo.

Os verdadeiros discípulos de Cristo conformarão suas vidas à do Mestre:

Serão “presos e perseguidos”, tal como Ele foi sequestrado e maltratado;

Serão “entregues às sinagogas e postos na prisão”, “levados diante de reis e governadores”, tal como Ele mesmo foi julgado pelas autoridades religiosas de seu tempo e “padeceu sob Pôncio Pilatos”;

Serão “entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos”, assim como Ele foi perseguido em Nazaré;

Alguns chegarão a sofrer a morte, e nisto se assemelharão ainda mais a Jesus, que foi injustamente crucificado.


“Todos vos odiarão por causa do meu nome”, em suma.


Com isso, fica patente que o caminho da Cruz não é exceção, mas a regra.

O testemunho da fé, significado na palavra de origem grega “martírio”, é a via ordinária por que se salvam os homens, sejam aqueles escolhidos para derramarem por causa de Cristo o seu sangue, sejam aqueles chamados a levarem com heroísmo uma vida consagrada à oração e à penitência.

A segunda chave de interpretação é o que dá sentido a tudo o que nos narra o Senhor neste Evangelho.

Mesmo experimentando o sofrimento inerente a esta vida, adverte o Cristo providente, “vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça”.

Numa interpretação fiel ao texto original, isso quer dizer que nada do que sofrermos será em vão; nada de tudo aquilo por que passarmos ficará sem a sua recompensa.

Assim se consumará, então, o nosso processo de configuração a Cristo: morrendo com Ele, também com Ele viveremos (cf. Rm 6, 8).

“É permanecendo firmes”, conclui Jesus, inspirando-nos confiança, “que ireis ganhar a vida!”

Como se dará isso, porém? Qual o segredo para permanecermos firmes e ganharmos, no termo desta vida, a recompensa eterna?


A resposta está na oração.


“Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo”, diz uma prece litúrgica.

A verdade de nossa condição é que somos fracos e pecadores; para sermos fortes e santos, precisamos comportar-nos realmente como “mendigos da graça de Deus”.

É Ele quem nos concederá, a cada dia, o “pão nosso” para sustento de nosso organismo espiritual, tornando-nos capazes de oferecer o amor que lhe é devido.

Não seremos santos — e até mesmo a nossa salvação corre grande risco —, se não rezarmos, e não rezarmos muito.

Muitas vezes, porém, o que nos falta para tomarmos de assalto a vida espiritual é justamente o “choque de realidade” de sabermos que esta existência é breve, que a morte chega para todos e que nos espera, do outro lado, uma eternidade ou de glória ou de tormentos.

Falta-nos a meditação sobre as “últimas coisas” — os Novíssimos, sobre os quais tanto insistiram os santos.

Para corrermos atrás do prejuízo, todavia, nem é preciso que tomemos em mãos uma “Preparação para a morte”, de Santo Afonso de Ligório, ou uma “A arte de morrer bem”, de São Roberto Belarmino — ainda que sejam obras muitíssimo recomendáveis.

Basta, para tanto, que pensemos um pouco nos infortúnios que subitamente advêm a tantos de nossos irmãos, ou nas mortes trágicas que com tanta frequência vemos relatadas em nossos jornais e noticiários televisivos.


Deus não nos fala só por palavras, mas também por acontecimentos: a todo momento Ele está a ensinar-nos que este mundo passa e que só no Céu, de fato, encontraremos nossa morada definitiva.


Tenhamos em mente duas sugestivas imagens.

Primeiro, a do caixão: para muitos de nós, será ele o marco de nosso fim, o fim dos nossos tempos.

Segundo, a da mulher grávida, com a qual Nosso Senhor comparou certa vez a situação de quem morre na graça:

“A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora.

Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza.

Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada” (Jo 16, 21-23).


Assim seja! Amém!

.
Fonte: padrepauloricardo.org

.
.
*  *  *

.

Seu nome pode ser inscrito em mais de 60 Missas por ano e você pode receber inúmeras graças em sua vida.

Clique no link abaixo e confira.

.
.

botao_07

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]