ATENÇÃO! Você sabe se existe TRISTEZA boa? Descubra e surpreenda-se.

A tristeza que vem de Deus, diz São Paulo, opera a penitência para a salvação...
São Francisco de Sales.
São Francisco de Sales.


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A tristeza que vem de Deus, diz São Paulo, opera a penitência para a salvação; e a tristeza que vem do mundo opera a morte. A tristeza pode pois ser boa ou má, segundo os efeitos que em nós produz.

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É verdade que há mais efeitos maus do que bons;
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Porque só há dois bons:
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1) misericórdia
2) penitência
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E seis maus:
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1)angústia
2)preguiça
3) indignação
4) inveja
5) impaciência
6) ciúme.
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É por isso que diz o sábio:
 “A tristeza mata muita gente, e nada com ela ganhamos”; porque há dois bons regatos que dele provém, há seis maus.
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O inimigo serve-se da tristeza para exercitar a perseverança dos bons; porque, assim como procura alegrar os maus no pecado, procura entristecer os bons nas boas obras;
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E assim como não pode atrair para o mal senão tornando-o agradável, também não pode afastar do bem, senão tornando-o aborrecido.

O demônio só pede tristeza e melancolia; porque assim como ele está para toda a eternidade triste e melancólico, assim desejaria que todos o estivessem também.
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A tristeza má perturba a alma e inquieta-a, incute-lhe temores desregrados, afasta-a da oração;
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Atormenta o cérebro, e priva a alma do conselho, resolução, juízo e coragem, absorvendo-lhe completamente as forças.
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Em breve tempo estará como um rigoroso inverno, que apaga toda a beleza da terra e atormenta todos os animais; porque priva a alma de toda a consolação e torna impotentes as suas faculdades.

Rei Davi
O rei Davi não se queixa só da tristeza, quando diz: “Porque estas triste, minha alma?”, mas somente do custo e da vacilação dizendo: “Porque te perturbas?”
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A tristeza boa deixa uma grande paz e tranquilidade no espírito.
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É por isso que Nosso Senhor, dizendo aos seus apóstolos:
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“Vós estareis tristes”, acrescenta: “não se perturbe o vosso coração; nada temais”.
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Eis que a minha grande amargura esta em paz, diz Isaías.

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A tristeza má vem como saraiva, com uma mudança inopinada e grandes terrores e impetuosidade, e de repente, sem que se possa dizer donde vem, porque não se deixa adivinhar.
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Entretanto que a tristeza boa chega docemente à alma, como uma chuva fina, que tempera os ardores das consolações, e com algumas razões precedentes.

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A tristeza má perde o coração e atormenta-o tornando-o inútil,
 fazendo-lhe perder o cuidado das boas obras, como diz o salmista, e como Agar, que deixou o filho debaixo da árvore para chorar.

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A tristeza boa dá força e coragem, e não deixa nem abandona um bom desígnio; esta foi a tristeza de Nosso Senhor, que embora fosse a maior que existiu, não lhe impediu a oração nem o cuidado dos seus apóstolos.
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E Nossa Senhora, tendo perdido seu filho, ficou muito triste; mas nem por isso deixou de o procurar com diligência, como também fez Madalena, sem se demorar a lamentar-se e chorar inutilmente.
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A tristeza pecaminosa obscurece o entendimento, priva as almas de conselho, de resolução e discernimento, como sucede aqueles de quem diz o Salmista que “os perturbaram e abalaram como um ébrio;
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E ficaram privados de sabedoria”(Salmo CVI, 27). Procuram-se remédios aqui e além, confusamente sem tino e às apalpadelas.

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A tristeza santa abre o espírito, torna-o claro e luminoso, e como diz o Salmista, dá inteligência.
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Tristeza por pecar e ofender a Deus.
A pecaminosa impede a oração e a contemplação, e faz desconfiar da benignidade divina;
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Pelo contrário a santa fortalece-nos na bondade de Deus, e impele-nos a invocar a sua misericórdia.

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“As tribulações e angústias perturbaram-me; mas os vossos mandamentos foram a minha meditação”.
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Em suma, os que estão possuídos da tristeza pecaminosa mergulham-se em uma infinidade de horrores, erros e temores inúteis, receando ser abandonados por Deus de incorrerem na sua desgraça e de se lhe não apresentaram para lhe pedir perdão.
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Tudo lhe parece contrário à sua salvação; são como Caim, que pensava que todos os que encontrava o queriam matar. Julgam que Deus será injusto e severo só com eles por toda a eternidade;
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Pensam que os outros são muito mais felizes do que eles. É da soberba que provém tal crença a qual lhes persuade que deveriam ser muito melhores do que os outros e mais perfeitos do que ninguém.

A tristeza santa, porém discorre assim:
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”Sou uma criatura miserável, vil, e abjeta: logo Deus usará de misericórdia para comigo; porque a virtude acrisola-se na doença, e não se aflige por ser pobre, miserável.”
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Ora o fundamento da oposição que se oferece entre a boa e má tristeza, é que o Espírito Santo é o autor da tristeza santa e por ser o único consolador, as suas operações trazem consigo luz e claridade. .
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Por consequência, essas operações são inseparáveis do verdadeiro bem; porque os frutos do Espírito Santo, diz São Paulo, são: caridade, gozo, paz, paciência, benignidade, longanimidade.
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Pelo contrário, o espírito maligno, autor da má tristeza, (porque não aludo à tristeza natural que tem mais necessidade de medicina do que de teologia) é um verdadeiro estrago, tenebroso e aniquilador;
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E os seus frutos só podem ser: ódio, tristeza, inquietação, pesar, malignidade e desalento. Ora todos os sinais da tristeza má são os mesmos que os do mau temor.
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Fonte: Pensamentos Consoladores de São Francisco de Sales via saopiov.org 
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