O corpo na tumba – Subter te sternetur tinea, et operimentum tuum erunt vermes – “Debaixo de ti se estenderá por cama os insetos, e a tua coberta serão os bichos” (Is 14, 11)

Meu irmão, para ver melhor o que és, aproxima-te de um túmulo.
Momento de expiação, tumba
Momento de expiação

.
Meu irmão, para ver melhor o que és, aproxima-te de um túmulo.


Eis como daquele cadáver sai uma matéria infecta, na qual se gera uma multidão de vermes que se nutrem da carne. Caem as faces, os lábios, os cabelos.

E finalmente, daquele corpo nutrido com tanta delicadeza, causa talvez de tantas ofensas do Senhor, não resta nada senão um esqueleto fétido, um punhado de pó.


Quantos têm, à vista de um cadáver, deixado o mundo e entrado numa ordem religiosa!


I. Para melhor ver o que és, ó cristão, diz São João Crisóstomo: Perge ad sepulchrum – “vai visitar os túmulos”.

Vê como esse cadáver se vai tornando de amarelo em negro. Em seguida aparece pelo corpo todo uma penugem branca e repelente. Sai dela uma matéria viscosa e infecta que corre pela terra.
Nesse pus gera-se em breve uma multidão de vermes que se nutrem das carnes.
Despegam-se e caem as faces, os lábios, os cabelos; e daquele corpo só resta finalmente um esqueleto fétido, que com o tempo se divide, destacando-se os ossos uns dos outros, e separando-se a cabeça do tronco.
Redacta quasi in favillam aestivae areae, quae rapta sunt vento – “Como a miúda palha, que o vento leva fora da eira em tempo de estio”. Tal é o homem, um pouco de pó arrastado pelo vento.


Onde está aquele cavalheiro, outrora encanto e alma da sociedade?


Entra no seu quarto; já lá não está. Se procurares o seu leito, saberás que foi dado a outro. Os vestidos, as armas: outros já tomaram posse delas e as dividiram entre si.

Se o queres ver, vai a essa cova, onde jaz em podridão e com os ossos descarnados.
Ó Deus! A que estado ficou reduzido o corpo nutrido com tanta delicadeza, vestido com tanta pompa, cercado de tantos servos!
Quantos têm, à vista de um cadáver, deixado o mundo e entrado numa ordem religiosa!
II. Santos do céu, como haveis sido prudentes, vós que pelo amor de Deus, a quem só amastes na terra, soubestes mortificar o vosso corpo.
Agora, vossos ossos são conservados e honrados como relíquias santas em relicários de ouro, enquanto que vossas belas almas gozam de Deus, esperando o dia final em que vossos corpos irão também tomar parte na glória eterna, como tomaram parte na cruz durante a vida.


É assim que se ama verdadeiramente o corpo, carregando-o neste mundo de aflições, afim de que seja eternamente feliz e recusando-lhe as doçuras que o tornariam infeliz na eternidade.


Aí está, meu Deus, o que deve ser um dia este corpo, pelo qual tanto Vos ofendi, presa dos vermes e da podridão!

Mas não me aflijo, ó Senhor, antes me regozijo, de que assim se deve corromper e consumir esta carne, que me fez perder-Vos, ó soberano Bem.
O que me aflige é ter-Vos dado tantos desgostos, só para alcançar mais algum prazer. Não quero, porém, desconfiar da vossa misericórdia. Vós esperastes por mim para me perdoar:


Expectat Deus, ut misereatur vestri.


Quereis perdoar-me, se eu me arrepender. Oh, sim! Eu me arrependo de todo o meu coração, de Vos haver desprezado, ó bondade infinita.

Dir-Vos-ei com Santa Catarina de Gênova:


“Meu Jesus, nunca mais pecarei; não, nunca mais pecarei! Não, não quero mais abusar de vossa paciência.”


Ó meu amor crucificado, não quero esperar para Vos abraçar até que me sejais apresentado pelo confessor no momento da morte.

Desde já Vos abraço; desde já Vos recomendo a minha alma: In manus tuas, Domine, commendo spiritum meum.


A minha alma entregou-se anos e anos ao mundo e não Vos amou: dai-me a luz e a força para Vos amar o resto de minha vida.


Não quero, para Vos amar, esperar pela hora da morte; desde já Vos amo, Vos abraço, e Vos estreito ao coração; e prometo nunca mais abandonar-Vos.


Ó Virgem Santíssima, ligai-me a Jesus Cristo e alcançai-me a graça de nunca mais o perder.

.
Fonte: Meditações para todos os dias e festas do ano – Santo Afonso Maria de Ligório.

.
.
*  *  *

.
bt_oferta_ASC-3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]