Voltar à página inicial

Minha Oferta ao Sagrado Coração de Jesus

Facebook Youtube Instagram

Dia de São João Eudes: O grande divulgador do Sagrado Coração de Jesus

São João Eudes

.

Hoje, 19 de Agosto, a Igreja celebra a Memória de São João Eudes, o precursor da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria. 

.

Conheça um pouco sobre a santidade que foi o primeiro a pregar a devoção antes mesmo das revelações do Misericordioso Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. 

.

Quem foi São João Eudes?

.

“Autor, pai, doutor, apóstolo, promotor e propagandista da devoção litúrgica aos sagrados Corações de Jesus e Maria.”

São Pio X

.

João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601, na Normandia, França. Era o primogênito dos seis filhos do casal Isaac e Marta. 

.

Desde menino, deu sinais de grande inclinação ao amor de Deus. Aos 14 anos, João ingressou no colégio dos jesuítas de Caen. Seus pais desejavam que se casasse e seguisse trabalhando na granja da família. Mas João, que tinha feito voto de virgindade, recebeu as ordens menores em 1621 e estudou Teologia em Caen com a intenção de consagrar-se aos ministérios paroquiais. 

.

Entretanto, pouco depois ingressou na congregação do oratório, que tinha sido fundado em 1611. Depois de solicitar com grande dificuldade a permissão paterna, foi recebido em Paris pelo superior geral em 1623. 

.

Desejando tornar-se sacerdote, entrou para a Sociedade do Oratório de Jesus, fundada pouco antes pelo famoso Cardeal de Bérulle. O fundador concebeu por João Eudes uma estima tal, que o fazia pregar em público antes mesmo de sua ordenação sacerdotal.

.

Esta se deu em 1625. Apenas ordenado, foi cuidar de empestados. Passou depois para o Oratório de Caen, tendo em vista preparar-se para sua carreira missionária.

.

São João Eudes se distinguiu entre todos os missionários. Assim que acabava de pregar, sentava-se para ouvir confissões, já que, segundo ele, “o pregador agita os ramos, mas o confessor é o que caça os pássaros”.

.

.

O Nascimento da Congregação de Jesus e Maria

.

São João Eudes

.

Em 1643, depois de muito orar, refletir e consultar, São João Eudes abandonou a congregação do oratório. A experiência lhe ensinou que o clero precisava reformar-se antes que os fiéis e que a congregação só poderia conseguir seu fim mediante a fundação de seminários.

.

Decidiu formar uma associação de sacerdotes diocesanos, cujo objetivo principal seria a criação de seminários para a formação de um clero paroquial zeloso. 

.

A nova associação foi fundada no dia da Anunciação de 1643, em Caen, com o nome de “Congregação de Jesus e Maria” (Eudistas). São João Eudes e seus cinco primeiros companheiros se consagraram à Santíssima Trindade, que é o primeiro princípio e o último fim da santidade do sacerdócio”. 

.

O distintivo da congregação era o Coração de Jesus, no que estava incluído misticamente o de Maria; como símbolo do amor eterno de Jesus pelos homens.

.

.

O Livro “A Devoção ao Adorável Coração de Jesus”

 

Em 1671, publicou um livro intitulado “A Devoção ao Adorável Coração de Jesus. Já antes, o santo tinha instituído em sua congregação uma festa do Santíssimo Coração da Maria. 

.

Em seu livro incluiu uma Missa e um ofício do Sagrado Coração de Jesus. Em 31 de agosto de 1670, celebrou-se pela primeira vez a dita festa na capela do seminário de Rennes e logo se estendeu a outras Dioceses. 

.

Assim, embora São João Eudes não tenha sido o primeiro apóstolo da devoção ao Sagrado Coração em sua forma atual, foi ele “quem introduziu o culto do Sagrado Coração de Jesus e do Santo Coração da Maria”, como o disse Leão XIII em 1903. 

.

Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus

.

O decreto de beatificação acrescentava: “São João Eudes foi o primeiro que, por divina inspiração lhes tributou um culto litúrgico”.

.

São João Eudes faleceu em 1680 e foi canonizado em 1925.

.

Oração a São João Eudes

“Dai-nos, Senhor, pela intercessão de São João Eudes, a graça da devoção aos Santos Corações de Jesus e Maria. Concedei-nos, por sua intercessão, o auxílio de que necessitamos. Amém. São João Eudes, rogai por nós.”

.

Fonte: ACI Digital / Catolicismo / Cruz Terra Santa

.


MISSA DE NOSSA SENHORA RAINHA 

.

Coroação de Nossa Senhora Rainha 1

.

Coloque suas intenções na Santa Missa da Semana que será dedicada à Nossa Senhora Rainha do Céu. 🙏

.

Ligue GRÁTIS para a Central de Missas:

0800 608 2126

Dica: Se estiver no celular é só clicar no número que o aparelho discará automaticamente

.

E peça para que uma de nossas colaboradoras inclua seus pedidos de oração no Livro de Missas da Celebração.

.

Lembramos que o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. E tanto a ligação quanto a inscrição das preces são totalmente GRATUITAS

.

Se preferir, clique na imagem abaixo para escrever suas súplicas à Virgem Santíssima:

.

Livro de Missas

.

Que o Doce Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria derramem sobre você e sua família uma chuva de bênçãos.

.


FAMÍLIAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 🙏❤️

.

Sabe quem falta participar desta corrente de amor e devoção ao Misericordioso Coração de Nosso Senhor?

.

VOCÊ!

.

ASC - Botão Famílias do Sagrado Coração

.

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.

GRÁTIS.
Coloque seu e-mail abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Por que a sabedoria de Jesus é mais importante do que a ciência humana? Leia Mais +
  • Padre Pio: um dos mais milagrosos santos de todos os tempos Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Súplicas ao Coração de Jesus.
Ligue grátis de qualquer lugar do Brasil:

0800 774 7557

Política de Privacidade

Voltar aos Posts