Como ser um bom católico – Dica 15: Quando toda consolação desaparece – Parte 2

.

Os Exercícios Espirituais do Bom Religioso por Tomás de Kempis

.

Dica 15 – Quando toda consolação desaparece – Parte 2

.

Quando, pois, Deus te mandar consolação espiritual, recebe-a com ações de graças, mas lembra-te sempre que é mercê de Deus, e não merecimento teu. 

.

Com isto, porém, não te desvaneças, nem te entregues à excessiva alegria ou a vã presunção; se antes mais humilde pelo dom recebido, mais prudente e timorato em tuas ações, pois passará aquela hora e voltará a tentação

.

Quando  te for tirada a consolação, não desesperes logo, aguarda, pelo contrário, com humildade e paciência, a visita celestial; pois Deus é bastante poderoso para restituir-te maior graça e consolação. Isto não é novo nem estranho aos que são experientes nos caminhos de Deus; porque nos grandes santos e antigos profetas houve muitas vezes esta mudança.

.

Por isso, um deles, sentindo a presença da graça, exclamava: Eu disse em minha abundância: não serei abalado jamais (Sl 29,7). Sentindo, porém retirar-se a graça, acrescenta: Desviastes de mim, Senhor, o vosso rosto, e fiquei perturbado (v.8). 

.

Entretanto não desespera, mas com mais instância roga ao Senhor, e diz: A vós, Senhor, clamarei, e ao meu Deus rogarei (v.9). Alcança, afinal, o fruto de sua oração, e atesta ter sido atendido, dizendo: Ouviu-me o Senhor, e compadeceu-se de mim, o Senhor se fez meu protetor (v.11). Mas em quê? Convertestes, diz ele, meu pranto em gozo, e me cercastes de alegria (v.12).

.

Se isto sucedeu aos grandes santos, não devemos desesperar nós outros, fracos e pobres, por nos sentirmos umas vezes com fervor, outras vezes com frieza porque vai e vem o espírito de Deus, segundo lhe apraz (agrada). Por isso diz o santo Jó: Senhor, visitais o homem na madrugada, e logo o provais (7,18).

.

Em que posso, pois, esperar ou em que devo confiar, senão na grande misericórdia de Deus e na esperança da graça celestial? Porque, ou me assistem homens justos, irmãos devotos e amigos fiéis, ou livros santos e formosos tratados, ou cânticos e hinos suaves, tudo isso de pouco me serve e pouco me agrada, quando estou desamparado da graça e entregue à minha própria pobreza. Não há então melhor remédio que Deus

.

Continua…

.

Fonte: Imitação de Cristo de Tomás de Kempis

.

Dica 15: Quando toda consolação desaparece – Parte 1

.


.

“Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.”

– Promessa do  Sagrado Coração de Jesus – 

.

Por que continuar sofrendo quando você pode ter Jesus ao seu lado?

.

Ajude a espalhar seu amor e devoção ao seu Divino Coração participando da campanha de apostolado Famílias do Coração de Jesus. 

.

.

Colocando Jesus verdadeiramente em sua vida, certamente você não irá se sentir mais desamparado e estará abrindo sua vida para um caminho repleto de bênçãos. 

.

Para mais informações, entre em contato com o número:

.

E converse com um de nossos colaboradores sobre essa linda obra de evangelização que você poderá contribuir sem sair de casa

.

A ligação é gratuita para qualquer região do país (Brasil).

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.  

.

Como símbolo de nossa gratidão por colaborar conosco nesta abençoada missão, você poderá receber um Escudo do Sagrado Coração de Jesus para sua proteção, além de outros presentes espirituais (Descubra aqui)

.
“Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso.” ❤️🙏

.


.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126