10 Dicas para viver o Tempo Pascal – A 8ª é imprescindível!

Jesus Cristo no texto 10 Dicas para viver o Tempo Pascal - A 8ª é imprescindível!

 

10 Dicas para viver o Tempo Pascal 

 

“Neste ano tão especial, a luz do ressuscitado é mais necessária do que nunca para iluminar tantos ensinamentos do momento em que vivemos”, destacou Dom José Ignacio Munilla, Bispo de San Sebastián (Espanha), em sua mensagem de Páscoa centrada em 10 pontos. Veja a seguir:

 

1 – O pequeno e invisível pode chegar a ser determinante: E isso é assim, não só no que diz respeito a um microrganismo que pode ser fatal para a vida humana, mas também pelo que o Evangelho narra sobre a semente de mostarda (Mc 4, 30-32). Com frequência, a graça de Deus é transmitida através do pequeno e escondido.

 

2 – Somos frágeis e vulneráveis. Nós não nos salvamos sozinhos: O “sereis como deuses” que ressoou no pecado original de Adão e Eva, é a grande mentira que conduz o homem ao abismo. A aceitação dos próprios limites é o princípio da sabedoria.

 

3 – Somos um! A emancipação é uma quimera: Não é verdade isso de que minha liberdade termina onde começa a do próximo, ou que a sua termina onde começa a minha. O certo é que nossas liberdades estão entrelaçadas e precisamos aprender a conviver com isso.

 

4 – O futuro do mundo depende em grande parte do nosso compromisso. É possível viver de outra maneira: Estamos em um mundo globalizado, cujo futuro depende de uma mudança de atitude, que inclua a conversão de nossos hábitos de vida desordenados.

 

5 – O medo ou o pânico podem chegar a ser nosso maior inimigo: a irresponsabilidade comunitária é letal, mas o pânico também o é. É importante cultivar o domínio de nós mesmos, para poder viver em paz interior sem nos deixar arrastar pelos medos irracionais.

 

6 – A solidão pode ser boa ou não: A solidão de um cristão é chamada a ser uma solidão ‘habitada’. Em muitas ocasiões, nosso sentimento de solidão é a expressão de uma carência de ‘intimidade’… No entanto, Deus quis que vivamos em comunhão; assim, a ‘solidão habitada’ do cristão é muito mais bela quando se tem com quem compartilhá-la…

 

7  – É preciso parar e pensar para onde vamos. A pergunta pelo sentido é determinante: O mais difícil não é ter que sofrer na batalha da vida, mas fazê-lo sem encontrar um sentido… É triste quando se pergunta para alguém: “Para onde você está indo?”, e ele se limita a responder: “Não faço ideia. Caminho pela inércia daqueles que estão à frente e pressionado por quem vem atrás”.

 

8 – Para poder olhar para frente, é preciso olhar para cima: A terra é redonda, de modo que os vigias dos veleiros sobem ao topo do mastro para poderem ver além … Sem a transcendência, não é possível descobrir o sentido da vida. O sentido da vida só pode ser conhecido a partir da Revelação de Deus.

 

9 – A compaixão é o sentimento chave que nos permite ter esperança em um mundo melhor: O conceito de ‘compaixão’ (‘sofrer com’) integra o conceito de ‘solidariedade’ e supera-o, abrindo-se ao núcleo central do Evangelho que é a ‘misericórdia’, revelada no Coração aberto de Cristo.

 

10 – A última palavra não é ‘morte’, mas ‘ressurreição’. Cristo nos ensina que a vida vence a morte: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou” (Lc 24, 5-6). A vitória de Cristo também é nossa, uma vez que Ele é o ‘primogênito’ dentre os mortos: 

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3, 1-3).

Fonte: Aleteia

 

Botão de Inscrição Famílias do Sagrado Coração de Jesus

 


 

Botão do Livro de Missas no texto 10 Dicas para viver o Tempo Pascal - A 8ª é imprescindível!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126