Será que podemos ser Santos como foram os Santos?

Será que podemos ser Santos como foram os Santos?

 

A Comunhão dos Santos

Na Solenidade de Todos os Santos, a Igreja celebra a memória daqueles que, voltados inteiramente para o Senhor, deixaram família, bens e pertences para unir-se intimamente com o Pai Celeste.

É uma forma de recordar na memória do fiel que, sim, a santidade é possível e permanece sempre nova, sempre atual. Operando na caridade e na graça de Deus, cada cristão pode fazer de sua vida uma auto-estrada para o céu.

São as bem-aventuranças suaves e tão belas que Jesus Cristo preconiza e aponta o segredo da santidade, que a legião de Santos soube realizar tão admiravelmente. 

O cumprimento dos mandamentos da lei de Deus, faz o bom cristão. A fidelidade aos conselhos evangélicos faz o homem perfeito. A prática das bem aventuranças faz o santo. 

Levantando os olhos para o céu, vemos na glória esta legião imensa, incalculável de Santos de todas as condições, idades, países, homens, mulheres, jovens e crianças. 

Ora, lembremo-nos, de que, o que eles puderam fazer, nós também somos capazes de fazê-lo. Meditemos, pois, hoje: 

 I – Que os Santos eram o que nós somos;

 II – Que nós podemos ser o que eles são;

 

Eles eram o que nós somos?

Lendo a vida dos Santos ficamos admirados da coragem e da generosidade deles, em extirparem os seus defeitos, em praticarem virtudes heróicas, em empreenderem obras que parecem ultrapassar as forças humanas. 

Ficamos admirados, e uma voz parece sussurrar aos nossos ouvidos: É belo, é admirável, mas isto é só para eles porque eram almas privilegiadas, eleitas para isso.

A nossa indolência inata, deleita-se com tais pensamentos que têm o condão de atrofiar as nossas energias latentes e fazer acreditar que os Santos não são homens como nós. 

É um erro e uma tentação do demônio; tal voz não é a de Deus mas a do demônio.  A verdade é que Deus chama todos os homens à santidade. É uma lei universal.

Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria

Ora, é Deus chamando para um ideal, dá as graças necessárias para realizá-lo, porém, a graça não realiza a obra, mas nos ajuda a realizá-la. Deus não pode salvar-nos sem nós; nem santificar-nos sem a nossa cooperação

Uma verdade fundamental que sempre devemos ter diante dos olhos, é que sem Deus nada podemos e que com Ele tudo nos é possível, no dizer de São Paulo. (Fil. IV. 13).

Eis o segredo dos Santos, a fonte da sua força. Deus é Pai de todos, e não tem amizade particular com ninguém, senão com os pequeninos e com os humildes

O santo mais elevado é necessariamente o mais humilde e a criatura mais santa que o mundo já viu é Aquela que sendo escolhida para ser a Mãe de Deus, proclamou-se a escrava do Senhor.

Os Santos foram o que nós somos, mas além disso, eram convencidos do seu nada. Esta completa, desconfiança de si encheu-os de uma confiança completa em Deus. 

Podemos ser o que eles são? 

Não basta admirar a glória dos Santos, nem considerar o que alguns eram antes da sua conversão. 

Uns foram preservados do mal, e tiveram a felicidade de atravessarem em vôo rápido, o lamaçal deste mundo, sem macular as asas; outros, e é a maior parte,  tiveram que lutar e vencer na arena habitual da vida, enquanto outros’ surgiram do fundo do mal. 

Reabilitaram-se pela penitência e voaram até Deus pela oração. Há entre eles Santos de todas as idades, nações, posições: crianças, jovens e velhos, todos eles souberam conquistar a coroa da glória: por que nós não o poderíamos? 

Somos da mesma natureza que eles; temos em nós as mesmas inclinações, e em nossa frente os mesmos inimigos a vencer. Eles os venceram, logo nós o podemos também.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

Qual é o caminho a seguir para atingir este ideal? Encontramo-lo a cada passo no Evangelho, mas temo-lo diante de nós, no Evangelho de hoje, com uma lucidez deslumbrante, e uma precisão que não deixa dúvida

O mundo tem o seu código de Bem Aventuranças mundanas. Encontra este código em todos os jornais e em todas as bocas anti-cristãs. Tal é a filosofia da carne e do orgulho é o código dos mundanos sem fé.

Diante deste código da lama e do gozo.  Jesus Cristo devia também proclamar o seu código, as suas bem-aventuranças.

O demônio mostra o caminho da perversão; Jesus Cristo devia opor-lhe o caminho da salvação

O Rei da eternidade proclamou as dEle. E, sendo o reino de Jesus Cristo a oposição ao reino do mundo, pode se prever que a sua proclamação será diametralmente oposta à do mundo. 

Vemos claramente que os santos, durante a sua vida mortal, eram o que nós somos; e que nós podemos tornar-nos o que eles são. 

Tenhamos a coragem de penetrar no âmago da nossa alma, e ali pegar ao vivo, e apalpar com sinceridade as nossas disposições habituais. 

Somos filhos de santos; devemos, pois, imitar aqueles que nos precederam, e mostrar pela nossa vida que não somos filhos degenerados . Apontando-nos estas legiões de Santos que hoje festejamos, Deus repete a cada um de nós: “Seja Santo como Eu sou Santo

Fonte: Pe Julio Ma de Lombaerde, O Evangelho das Festas Litúrgicas

****

Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus 

Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]