As lições espirituais do Batismo de Nosso Senhor. Conheça!

As lições espirituais do Batismo de Nosso Senhor. Conheça!

 

“Este é o meu Filho amado, no qual tenho posto toda a minha complacência” (Mt 3, 17)

Depois de ter passado largos anos retirado em Nazaré, Nosso Senhor, antes de começar o Seu ministério apostólico, encaminhou-Se para as margens do Jordão, onde recebeu o batismo de São João.

Meditaremos este tocante mistério, e dele receberemos:

1.° Uma lição de humildade;

2.° Uma lição de zelo pela nossa perfeição.

— Tomaremos depois a resolução:

1.° De tratarmos sempre o próximo com atenção e de humilharmo-nos voluntariamente para o honrar;

2.º De prosseguirmos sem descanso na obra da nossa santificação como o negócio capital da vida.

O Batismo de Jesus é uma lição de Humildade

Com efeito, pode haver mais profunda humilhação, o Santo dos santos confundido com os pecadores, o Filho de Deus aos pés de um homem, e recorrendo ao seu ministério como se tivesse tido necessidade de ser purificado

São João Batista escusa-se de o batizar dizendo: “Eu sou, o que devo ser batizado por Vós, e Vós vindes a mim? Eu batizo em água, e Vós batizais no Espírito Santo. — Deixa por ora, respondeu Jesus Cristo, é assim que nos convém cumprir toda a justiça”

João obedece com um profundo encanto; o grande Deus do céu humilha-Se debaixo da mão do Seu servo, e recebe dele o batismo de penitência.

Admiremos esta disputa de humildade.

Nem João se ensoberbece com a honra que lhe é feita, nem Jesus inveja a confiança dos numerosos discípulos que cercam João: ambos vivem em perfeita harmonia, dando um ao outro testemunhos honrosos; nunca disputam, a não ser sobre quem cederá e se humilhará mais.

Convém que Ele cresça, diz São João, e que eu diminua, que eu me aniquile, e que só Ele apareça.

Ó admirável humildade de São João e de Jesus, que nos ensina a não nos antepormos aos outros, a elogia-los voluntariamente, ainda quando fizessem menos bem do que nós, a respeitar os nossos competidores, a ser sempre atenciosos com eles, a esconder-nos nas ocasiões ostentosas, e a ceder a glória disso aos outros?

São estas as nossas disposições?

O Batismo de Jesus é uma lição de zelo pela nossa Santificação

1.° Jesus, a santidade em pessoa, quer, antes de começar a Sua missão, purificar-Se ainda, aos olhos da criatura, com o batismo de São João, para nos ensinar que nunca devemos julgar-nos bastantemente puros;

Que sujeitos a fragilidades quotidianas, nunca devemos desprezar meio algum de nos purificarmos mais.

Diz São João Batista quenado encontrou-se com Jeuss: “Nem sequer sou digno de desatar a correia dos seus sapatos, tão superior é a mim”.

Nós não vemos sempre as nossas misérias, mas nem por isso são menos deploráveis: ora são intenções indiretas, boas talvez ao princípio, mas que degeneram durante a ação;

ora são repetições de amor-próprio, afetações de vaidade, impaciências com uns, indulgência excessiva com outros; 

Oh! Quão grande necessidade temos de purificar-nos sempre mais pela confissão frequente, pelo exame geral e particular, por conversações assíduas com Deus!

Ouvir Jesus Cristo, esta palavra diz tudo: ouvi-lO, não só no Seu Evangelho, na Sua doutrina e nos Seus exemplos; mas também ouvi-lO quando nos fala pela Sua graça, e deixarmo-nos guiar pelas Suas santas inspirações.

Consiste nisto o segredo da perfeição.

Desgraçada da alma muito distraída para O ouvir, muita frouxa para Lhe obedecer, bastantemente escrava de si própria para se deixar arrebatar pelo gosto e prazer, pelo amor do século e do seu bem-estar, pelos caprichos do orgulho e da vida sensual!

Mas ditosa da alma atenta em ouvi-lO interiormente e com um espírito de meditação e de oração, generosa em obedecer-Lhe!

Se persiste na Sua obediência, fará na perfeição rápidos progressos. 

(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo I, p. 306-309)

****

Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus 

Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126