As lições espirituais do Batismo de Nosso Senhor. Conheça!

As lições espirituais do Batismo de Nosso Senhor. Conheça!

 

“Este é o meu Filho amado, no qual tenho posto toda a minha complacência” (Mt 3, 17)

Depois de ter passado largos anos retirado em Nazaré, Nosso Senhor, antes de começar o Seu ministério apostólico, encaminhou-Se para as margens do Jordão, onde recebeu o batismo de São João.

Meditaremos este tocante mistério, e dele receberemos:

1.° Uma lição de humildade;

2.° Uma lição de zelo pela nossa perfeição.

— Tomaremos depois a resolução:

1.° De tratarmos sempre o próximo com atenção e de humilharmo-nos voluntariamente para o honrar;

2.º De prosseguirmos sem descanso na obra da nossa santificação como o negócio capital da vida.

O Batismo de Jesus é uma lição de Humildade

Com efeito, pode haver mais profunda humilhação, o Santo dos santos confundido com os pecadores, o Filho de Deus aos pés de um homem, e recorrendo ao seu ministério como se tivesse tido necessidade de ser purificado

São João Batista escusa-se de o batizar dizendo: “Eu sou, o que devo ser batizado por Vós, e Vós vindes a mim? Eu batizo em água, e Vós batizais no Espírito Santo. — Deixa por ora, respondeu Jesus Cristo, é assim que nos convém cumprir toda a justiça”

João obedece com um profundo encanto; o grande Deus do céu humilha-Se debaixo da mão do Seu servo, e recebe dele o batismo de penitência.

Admiremos esta disputa de humildade.

Nem João se ensoberbece com a honra que lhe é feita, nem Jesus inveja a confiança dos numerosos discípulos que cercam João: ambos vivem em perfeita harmonia, dando um ao outro testemunhos honrosos; nunca disputam, a não ser sobre quem cederá e se humilhará mais.

Convém que Ele cresça, diz São João, e que eu diminua, que eu me aniquile, e que só Ele apareça.

Ó admirável humildade de São João e de Jesus, que nos ensina a não nos antepormos aos outros, a elogia-los voluntariamente, ainda quando fizessem menos bem do que nós, a respeitar os nossos competidores, a ser sempre atenciosos com eles, a esconder-nos nas ocasiões ostentosas, e a ceder a glória disso aos outros?

São estas as nossas disposições?

O Batismo de Jesus é uma lição de zelo pela nossa Santificação

1.° Jesus, a santidade em pessoa, quer, antes de começar a Sua missão, purificar-Se ainda, aos olhos da criatura, com o batismo de São João, para nos ensinar que nunca devemos julgar-nos bastantemente puros;

Que sujeitos a fragilidades quotidianas, nunca devemos desprezar meio algum de nos purificarmos mais.

Diz São João Batista quenado encontrou-se com Jeuss: “Nem sequer sou digno de desatar a correia dos seus sapatos, tão superior é a mim”.

Nós não vemos sempre as nossas misérias, mas nem por isso são menos deploráveis: ora são intenções indiretas, boas talvez ao princípio, mas que degeneram durante a ação;

ora são repetições de amor-próprio, afetações de vaidade, impaciências com uns, indulgência excessiva com outros; 

Oh! Quão grande necessidade temos de purificar-nos sempre mais pela confissão frequente, pelo exame geral e particular, por conversações assíduas com Deus!

Ouvir Jesus Cristo, esta palavra diz tudo: ouvi-lO, não só no Seu Evangelho, na Sua doutrina e nos Seus exemplos; mas também ouvi-lO quando nos fala pela Sua graça, e deixarmo-nos guiar pelas Suas santas inspirações.

Consiste nisto o segredo da perfeição.

Desgraçada da alma muito distraída para O ouvir, muita frouxa para Lhe obedecer, bastantemente escrava de si própria para se deixar arrebatar pelo gosto e prazer, pelo amor do século e do seu bem-estar, pelos caprichos do orgulho e da vida sensual!

Mas ditosa da alma atenta em ouvi-lO interiormente e com um espírito de meditação e de oração, generosa em obedecer-Lhe!

Se persiste na Sua obediência, fará na perfeição rápidos progressos. 

(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo I, p. 306-309)

****

Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus 

Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]