Como conservar a castidade? Veja o que diz esse santo devoto do Coração de Jesus.

Como conservar a castidade? Veja o que diz esse santo devoto do Coração de Jesus.

Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório 

Como manter a castidade e ter uma alma pura para o Doce Coração de Jesus

Hoje toda a Igreja celebra a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, e neste dia especial, este grandioso santo nos ensina sobre como manter a virtude da castidade, tão preciosa para Deus.

Primeiro, é necessário fugir da ocasião. Fugi do pecado, diz o Espírito Santo, como se foge de uma serpente (Eclo 21,2). Não se contenta de fugir da mordedura das serpentes; foge-se de seu contato, foge-se até de sua vizinhança.

Se pessoas há que podem ser para nós ocasião de queda, devemos fugir até de sua presença e conversação.

O casto José Não quis nem escutar o que a mulher de Putifar tinha começado a lhe dizer: fugiu logo, persuadido que era perigoso parar para ouvi-la

Importante ainda, se quisermos ser castos, fugir à ociosidade. O Espírito Santo nos adverte que a ociosidade ensina a cometer muitos pecados (Eclo 33,29). Mas diz Santo Isidoro, o trabalho amortece o fogo da concupiscência.

Pratiquemos, além disto, a humildade e mortificação. A carne que não é mortificada, dificilmente se submete ao espírito. A castidade conserva-se no meio das mortificações, como o lírio no meio dos espinhos. 

Quanto aos orgulhosos, Deus os pune, permitindo que caiam em alguma falta vergonhosa: Priusquam humiliarer, ego deliqui (Antes de ser afligido pela provação, errei) (Sl 118,67). S. Bernardo diz: Pela humildade é que se obtém a castidade.

O mais necessário, porém, é a oração. Cumpre orar e orar continuamente; porque para praticar uma virtude qualquer, tem-se necessidade da graça de Deus, e com muito mais razão é necessária, para conservar a castidade, uma graça poderosa, vista a violenta inclinação do homem para o mal.

Assim, desde os primeiros assaltos do vício impuro, é bom renovar o firme propósito de antes morrer do que pecar, e imediatamente depois, é necessário refugiar-se nos Corações de Jesus e Maria, invocando seus santos nomes. 

Assim é que os santos venceram todas as tentações de que foram acometidos.

Fonte: O Sagrado Coração de Jesus do Santo Afonso Maria de Ligório

****

Para ter seu nome nesta poderosa corrente de orações, clique aqui ou na imagem abaixo, e coloque suas intenções e de seus familiares, para que religiosos e sacerdotes rezem por vocês, durante nove dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126