
Uma simbólica imagem do Sagrado Coração de Jesus está sendo compartilhada nas redes sociais. Nela, uma estátua permanece ilesa após ser atingida por fortes chuvas, ocasionadas por um ciclone extratropical que atingiu o Sul do país.
De acordo com o seminarista gaúcho Igor Pavan Trez, da diocese de Frederico Westphalen, a cena chamou a atenção na cidade de Muçum (RS), a mais castigada pelas enchentes. “Na medida em que as águas baixaram e os escombros se tornaram visíveis, a imagem do Sagrado Coração de Jesus surgiu na devastação, intacta!” declarou o seminarista.
Fenômeno natural
Apesar de surpreendente, o fato não pode ser considerado um milagre. Isso porque, neste caso, explicações científicas podem justificar o acontecimento. O uso do termo “milagre” é comum diante de fenômenos que parecem sobrenaturais. Na grande maioria dos casos, porém, o uso dessa palavra é bem intencionado, mas, como termo técnico, é precipitado e equivocado.
Uma considerável gama de variáveis é capaz de explicar por que um fenômeno natural, apesar de ter potencial catastrófico, pode ter deixado uma imagem intacta em meio a grandes estragos.

Por parte da Igreja, para que um acontecimento seja oficialmente declarado como sobrenatural, são necessários detalhados estudos. A Igreja segue critérios científicos bastante rígidos para afirmar um milagre. Casos inexplicáveis de cura, por exemplo, chegam a demorar décadas até serem reconhecidos.
Os fatos precisam ser cuidadosamente estudados por médicos, revisados por cientistas (na maioria dos casos, laicos e até mesmo ateus). Em seguida, são expostos às críticas públicas e, só depois de feitos todos os estudos científicos, a Igreja faz a análise teológica mediante o trabalho das suas comissões de especialistas em teologia.
Um sinal instigante
Mesmo não sendo um milagre, a imagem do Sagrado Coração intacto após inundações pode ser considerada um “sinal”. Entendendo por “sinal” aquilo que carrega um “significado”, podemos dizer que é um sinal natural. Um fato raro e chamativo, mais ainda assim “previsto” na ordem natural das coisas.
Um acontecimento chamativo, mas explicável pela ordem natural das coisas. O fato também pode servir como “gatilho” para reflexões importantes. Como cristãos, acreditamos que Deus nos fala através de sinais, sejam naturais ou sobrenaturais. E que Ele, em sua infinita sabedoria, deixa à consciência de cada um a decisão final de como interpretá-los.
Para quem ainda não crê na existência de Deus, tudo é e será sempre mero acaso e falta de sentido. Para os que creem em Deus e no sentido sobrenatural da existência, tudo é e será sempre um grande milagre.
Fonte: Francisco Vêneto – Aleteia.
* * *
Tenha seu nome e suas intenções na primeira página do livro de intenções da Missa de Santa Teresinha!
A Missa será celebrada no dia dela, 01/10.
Para incluir seus pedidos na Missa das Rosas, ligue grátis para:
0800 608 2126
Se estiver no celular é só clicar no número que o aparelho discará automaticamente
É ligando que você incluirá seu nome e suas intenções na Missa de Santa Teresinha do Menino Jesus. A ligação é gratuita para qualquer região do país e a Central de Missas está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
Você também pode acessar aqui para registrar diretamente suas súplicas.
Certamente, o Sagrado Coração de Jesus e Santa Teresinha derramarão muitas graças sobre você e sua família.