Jesus nos ensina o valor da humildade

Podemos encontrar refúgio no Sagrado Coração de Jesus

Exemplo de humildade em todos os seus atos, Jesus nos adverte sobre os perigos do orgulho pessoal. 

“Não sentar à mesa no lugar de honra”, diz Ele. Se o fizer, estará chamando o orgulho ferido, no momento em que o anfitrião lhe der um tapinha no ombro e pedir para você mudar de lugar.

Em vez disso, comece assumindo o lugar mais simples.  A princípio, isso parece estranho – como se Jesus estivesse dizendo: “a melhor maneira de obter respeito é se rebaixando”.

Mas ele esclarece com o que diz a seguir. Quando você busca companhia para o jantar, “não convide seus amigos, seus irmãos ou seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado”.

Em vez disso, ele diz: “quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos”.


O verdadeiro significado da humildade

Em outras palavras, Jesus não está dizendo apenas para agir humildemente – Ele está dizendo para você preferir o lugar mais humilde. Igual a Ele.

Aqueles que sempre querem o melhor e sempre esperam ser tratados com admiração e apreço estão destinados a viver uma vida de decepção e amargura.

Pouquíssimas pessoas chegam ao estado em que sua importância é reconhecida por todos. Da mesma forma, as que alcançam isso – mesmo que se tornem presidente dos Estados Unidos – recebem ainda mais golpes diretos em seu orgulho.

Veja como Jesus viveu. Ele era literalmente o Filho de Deus, mas aplicou o Salmo 22 a si mesmo na cruz: “Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim”.

Você não pode imitar Cristo sem ser rejeitado – e até pelos seus amigos. Sem ser desprezado, sem colocar a vontade do Pai acima do respeito humano. Você não pode imitar Cristo sem uma cruz – uma cruz real, pessoalmente pesada e cansativa.

O verdadeiro banquete

Mas você pode encontrar a felicidade no lugar mais rebaixado do mundo?

Veja o lugar que Jesus toma à mesa em cada missa. Ele é o alimento. E acaba lhe dando o lugar mais importante de todos – a fonte, o cume e a unidade de todos.

Esta lição se torna ainda mais importante quando olhamos para o nosso relacionamento com Deus. A história de Jesus não tem a ver apenas com interações humanas.

Leonardo da Vinci | Fonte: Public Domain.

Tem a ver, principalmente, com o Céu. Ele diz “esforce-se para entrar pela porta estreita”. Essa passagem vem logo antes da “parábola do grande banquete”, descrevendo o Céu como um imenso jantar.

Não presuma que você entrará confiante neste banquete de extrema santidade como se já pertencesse a ele, sem ser questionado sobre nada.

Em vez disso, você deve adotar a atitude descrita no Livro do Eclesiástico: “em todas as tuas obras procede com humildade e serás mais estimado do que o homem generoso”, diz a Primeira Leitura de domingo.

O que você ouvirá na vida após a morte está no Salmo: “Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade.”

A humildade é a única maneira de chegar a Deus. Se você presume que Deus o receberá automaticamente, então você entende mal quem Ele é e quem você é. Se você entende o seu lugar desde o início, um lugar de honra espera por você.

Fonte: Tom Hoopes - Aleteia - Jesus identifica aquilo que te deixa mais infeliz.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]